segunda-feira, 16 de julho de 2012

Pesquisa aponta que acupuntura ajuda no tratamento aos dependentes de cocaína

Uma pesquisa realizada pela universidade norte-americana de Yale, em Connecticut, investigou a capacidade da acupuntura de prevenir a recaída de dependentes químicos da cocaína. Pesquisadores notaram que a acupuntura foi capaz de reduzir a autoadministração da droga e também estimular a liberação de dopamina em uma área do cérebro que inibe o comportamento aditivo à cocaína.

O estudo, divulgado em maio, foi feito com dois grupos de ratos de laboratório dependentes em cocaína – um grupo controle e outro grupo submetido à acupuntura. No grupo de acupuntura, notou-se uma taxa de 86,5% de inibição da dependência de cocaína.

O resultado das medições bioquímicas mostrou que os pontos de acupuntura usados, impediram uma recaída na dependência química da droga, devido à capacidade da acupuntura regularizar o núcleo accumbens, área cerebral relacionada com os efeitos de recompensa da cocaína.

“Pesquisas têm mostrado que a acupuntura – um dos métodos mais tradicionais da medicina chinesa – é importante não só para tratamentos de dores e estéticos, mas também para diversas outras doenças, entre elas a dependência química”, comenta Dr. Márcio De Luna, acupunturista há 27 anos, presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ) e coordenador do programa de pós-graduação em acupuntura do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC)

Dr. Márcio de Luna é especialista em Acupuntura há 27 anos e fisioterapeuta, Mestre em Ciência da Motricidade Humana (UCB-RJ) e especialista em Neurociência aplicada à Longevidade (IPUB/UFRJ). Além da acupuntura, trabalha com outros métodos tradicionais chineses, como Shiatsu e Tui Ná, Moxabustão, Laser terapia, plantas medicinais, ortomolecular e magneto terapia. Durante sua trajetória, foi aluno do Professor Dr. Friedrich Johann Spaeth, o Introdutor da Acupuntura no Brasil e fundador da ABA. Em algumas ocasiões, também teve oportunidade de viajar a China com o objetivo de aprimorar técnicas e conhecimentos e participar de inúmeros seminários com renomados acupunturistas do mundo.

Fonte: http://www.revistafator.com.br/index.php