quarta-feira, 11 de julho de 2012

A língua na medicina tradicional chinesa

A medicina chinesa devota uma atenção detalhada à aparência externa e à conduta do paciente, consideradas um reflexo dos processos internos. Um dos principais meios de diagnóstico é a inspeção da língua, cuja aparência pode revelar muito sobre a saúde do paciente. O exame da língua, que deve ser feito sob luz natural e cuja duração não pode exceder 15 segundos, para que a tensão não altere seu formato e cor, consiste na observação de sua cor, forma e revestimento (saburra). Certas partes da língua refletem a saúde de outras partes do corpo, ou de certos órgãos internos (veja figura ao lado). Fisiologicamente, o estômago é o órgão que está mais intimamente relacionado a ela. Entre as alterações examinadas na língua estão:

Cor - é o aspecto individual mais importante do diagnóstico pela língua. A cor do corpo da língua é normalmente vermelho- claro, o que indica que a energia vital da pessoa (qi) é forte. Ela reflete a verdadeira condição do corpo, reflete a saúde dos órgãos internos e circulação sanguínea. Alterações na cor da língua geralmente indicam doenças crônicas.

Formato - a forma significa não só os contornos físicos da língua, mas também sua consistência, textura e mobilidade. Normalmente a língua não é nem muito fina, nem muito grossa, com o corpo liso e sem fendas. É mole e flexível, sem ser flácida. Sua forma se afunila em direção à ponta. A língua normal pode ser estirada facilmente e não treme, nem estremece incontrolavelmente, nem fica rígida ou imóvel voluntariamente. Alterações no formato da língua geralmente refletem doenças crônicas envolvendo sangue, qi ou fluidos.

Revestimento (saburra) - Do ponto de vista da medicina chinesa, a saburra da língua é um subproduto fisiológico da digestão dos alimentos e dos fluidos realizado pelo estômago. A saburra normal da língua é fina, branca e levemente úmida (o que indica um estado saudável dos fluidos do estômago). Ela reflete a saúde do estômago e do humor (estresse, depressão etc.). Se a saburra for desmedidamente espessa, indica funcionamento impróprio do sistema digestivo. Quanto mais espessa, maior a intensidade do fator patogênico. A saburra também fornece um bom indicativo de doenças agudas como resfriados.

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT1062204-3563-2,00.html