quinta-feira, 9 de junho de 2011

Acupuntura contra doenças respiratórias

O tratamento com acupuntura apresenta ótimos resultados para prevenir e combater as alergias respiratórias

Quando frio começa a se manifestar, junto vem elemento incômodo –principalmente para quem sofre de alergias como a rinite – o ar seco. A rinite é uma irritação e inflamação crônica ou aguda da mucosa nasal. É uma doença que pode ser causada tanto por vírus como por bactérias, embora seja manifestada com mais frequência em decorrência de alergia, ou por reações ao pó, fumaça e outros agentes ambientais, como frio e ar seco.

A inflamação decorrente da rinite resulta na produção excessiva de muco, gerado pelo acúmulo da histamina, o que ocasiona o escorrimento nasal, sintoma mais típico da doença. A rinite pode ser não-alérgica ou alérgica. A não-alérgica é causada por inflamação, que não deriva de alergia ou por problemas na própria anatomia das vias nasais. Já a rinite alérgica, forma mais comum de rinite, é causada, na maioria dos casos, por alérgenos presentes no ar, como o pólen, ácaro e a própria descamação da pele de animais, mas também pode ser provocada devida reação à coceira, produtos químicos, cigarros e remédios.

A patologia é muito frequente, e atinge cerca de quatro a cada dez pessoas, tanto adultos quanto crianças. Os sintomas mais comuns incluem: rinorréia (nariz escorrendo), obstrução nasal (nariz entupido), espirros, prurido (coceira), coriza, e/ou secreção pós- nasal e dores de cabeças. Porém, um tratamento tem se destacado e mostrado eficácia contra os principais sintomas da rinite: a acupuntura. O uso da acupuntura em quadro de rinite alérgica pode se apresentar como excelente opção terapêutica, em que a substituição da medicação diminui o risco de efeitos colaterais causados pelo uso dessas substâncias, que podem não ser eficazes no controle das crises.

A dor forte, muitas vezes, é o motivo de queixa dos pacientes com rinite, levando ao consumo frequente e intenso de medicações. Felizmente, a acupuntura oferece resultados maravilhosos, diminuindo ou até mesmo cessando essas dores intensas. Isto ocorre graças ao poder de produzir endorfinas. O paciente experimenta o alívio já entre os 15 ou 20 minutos após o início da sessão.

TRATAMENTO - O tratamento com acupuntura apresenta ótimos resultados para prevenir e combater as alergias respiratórias, diminuindo a intensidade das crises, espaçando as ocorrências e até mesmo livrando o paciente definitivamente do problema. A acupuntura estimula pontos que ativam os canais energéticos do organismo, ajudando a comandar funções, incitando a produção de analgésicos naturais e fortalecendo o sistema imunológico.

Existem várias técnicas que podem ser usadas para o tratamento da rinite: as agulhas punturadas em pontos específicos, a moxabustão, a auriculoterapia e os magnetos. As sessões de acupuntura duram em média 1 hora, sendo que neste tempo o paciente é avaliado e, em seguida, são puncionadas as agulhas, permanecendo por 20 minutos.

RESULTADO - No tratamento da rinite com acupuntura é possível sentir efeito já no primeiro dia, como a redução da secreção e o descongestionamento das vias aéreas minutos após a aplicação. Para a rinite e a sinusite juntas, em três ou quatro sessões – sendo uma por semana – é possível perceber uma grande melhora.

Como são doenças crônicas, a reincidência pode ocorrer, por isso é indicado prolongar o tratamento conforme orientação do acupunturista. Com o decorrer do tratamento, o tempo entre as crises aumenta muito e, na maioria dos casos, no final do tratamento, o paciente fica livre definitivamente do problema, proporcionando uma melhora significativa na qualidade de vida.

Fonte: http://tinyurl.com/6lyl5kk