segunda-feira, 13 de junho de 2011

Osteoartrite – A acupuntura, um excelente tratamento

Importante estudo sobre o efeito da acupuntura no tratamento da osteoartrite de joelho mostra que pode aliviar a dor e melhorar a circulação.

O Instituto Nacional de Estudo da Saúde dos EUA, conclui que a acupuntura é um complemento eficaz ao tratamento padrão da osteoartrite. Pacientes tratados pela acupuntura mostraram uma diminuição de 40% na dor, e uma melhoria de quase 40% na função do joelho. Detalhes do estudo, que envolveu 570 pacientes, estão publicados na revista Annals of Internal Medicine. Este tratamento segundo Dr. Devey Madeleine é muito menos prejudicial do que os realizados com antiinflamatórios não esteróides. Os pacientes que participaram do estudo receberam a acupuntura e placebo, ou orientação sobre auto-ajuda, juntamente com o tratamento padrão da droga.

O pesquisador Stephen Strauss, diretor do Centro Nacional dos EUA para Medicina Complementar e Alternativa, disse: "Pela primeira vez, um ensaio clínico com rigor suficiente, tamanho e duração mostrou que a acupuntura reduz a dor e comprometimento funcional de osteoartrite do joelho.

"Esses resultados também indicam que a acupuntura pode servir como um complemento eficaz para o regime padrão de atendimento e melhorar a qualidade de vida para pessoas que sofrem de osteoartrite de joelho."

Por oito semanas de estudo, os pacientes de acupuntura foram mostrando uma melhora significativa na função do joelho, e por 14 semanas seu nível de dor havia caído acentuadamente em comparação com o placebo e grupos de auto-ajuda.
Dr. Madeleine Devey, da Arthritis Research Campaign, disse: "É extremamente encorajador

ver um ensaio clínico bem conduzido em uma terapia complementar para a OA que demonstra um efeito positivo.

"É claro que essas terapias, que parecem aliviar a dor e, assim, melhorar a mobilidade e função, não curam ou previnem a OA, mas ainda assim eles são um complemento muito útil a outras terapias e, provavelmente, muito menos prejudicial do que antiinflamatórios" não esteróides.

Fonte: http://tinyurl.com/3g4ghy5