segunda-feira, 27 de junho de 2011

Acupuntura na fibromialgia

A fibromialgia é uma doença que acomete mais as mulheres do que os homens. É de difícil diagnóstico e nem sempre correto, porém existem alguns testes que minimizam os erros. A característica principal está relacionada à dor persistente na musculatura, que piora após algum evento traumático (psícoafetivo). Outras características importantes são a fadiga, distúrbios no sono e depressão.

Em vista disso, é importante a consulta com um psiquiatra, que deverá ser o médico responsável, a fim de identificar os possíveis mecanismos que iniciaram o efeito cascata dos sintomas. Por ser uma doença ou síndrome psicossomática, devem-se realizar diversos tratamentos combinados. Muitas vezes, é necessária, inicialmente, a utilização de medicamentos alopáticos, porém estes devem ser retirados assim que possível.

Muitas pesquisas são realizadas com acupuntura para o tratamento dos sintomas causados pela fibromialgia, porém o conceito oriental não tem como objetivo apenas o tratamento do sintoma e sim, da verdadeira causa ou origem. Novamente, a proposta de união entre corpo e mente, devem ser levados em consideração e este fluxo energético deve estar em equilíbrio, onde o corpo deve obedecer à mente e a mente deve satisfazer o corpo. Esse desequilíbrio gera alterações bioquímicas e funcionais que levam a dor e a debilidade.

A acupuntura irá utilizar agulhas em pontos específicos pelo corpo, no intuito de fortalecer a base energética e faze-la fluir por todo corpo, melhorando a nutrição celular e potencializar a ação muscular. Não existem pontos específicos para cada sintoma, mas sim para a raiz do problema, o que irá promover a melhora não só das dores, mas como da fadiga, distúrbios do sono e da depressão.

Fonte: http://www.conteudosaude.com.br/conteudoExtra.aspx?id=7210