Existem diversos tratamentos para a psoríase, no entanto e quanto sei, ainda não é possível afirmar com certeza que existe algum capaz de eliminar de vez esta doença inflamatória e crônica da pele. No entanto temos relatos de experiências e resultados da aplicação da acupuntura em diversos pacientes, e estes são animadores, apresentando percentagens elevadas na melhoria dos sintomas conseqüentes desta doença (não contagiosa).A Medicina Tradicional Chinesa possui um diagnóstico diferenciado analisando como causa das desarmonias, as alterações no fluxo de energia (Qi) o paciente, e não as alterações nos componentes estruturais do organismo, como é a base da medicina ocidental.
A acupuntura sistêmica que se caracteriza pela aplicação de agulhas ao longo do corpo, nos meridianos, e a acupuntura auricular, são técnicas da medicina tradicional chinesa que tem por base equilibrar a circulação de energia (Qi) e de sangue (Xue) do paciente, tratando os diversos desequilíbrios energéticos (doenças) que vão surgindo ao longo da vida. A procura de um método coadjuvante, como a acupuntura, no tratamento da psoríase, impõe-se, uma vez que a terapia medicamentosa é eficaz no alívio temporário dos sintomas, no entanto as reincidências são esperadas e acontecem.
"Quem sofre de psoríase e começa a ver o alastrar desta doença pelo seu corpo, sofre mesmo… Tenho familiares com esta doença, e um deles (o que apresenta grandes inflamações da pele) após muitas consultas e cremes decidiu agora experimentar a acupuntura, posso afirmar que após 3 meses de tratamentos a área afetada pela psoríase está significativamente menor, as manchas vermelhas em torno da testa desapareceram, o couro cabeludo diminuiu drasticamente a sua escamação. Enfim, para já ótimos progressos… mas os tratamentos continuam."
fonte: http://portaldaacupuntura.com/doencas/tratamento-da-psoriase/