quinta-feira, 1 de julho de 2010

Acupuntura é uma boa aliada no combate ao calor da menopausa

É bastante comum que as mulheres na fase da menopausa se queixem das ondas de calor repentinas. Segundo estatísticas, o popular "fogacho", atinge 75% das mulheres esta fase da vida.

Em um estudo recente apresentado na Sociedade Americana de Radiologia Terapêutica e Oncologia, pesquisadores apontaram a acupuntura como grande aliada na diminuição destes sintomas. Segundo eles, a terapia de origem oriental é tão eficaz quanto o medicamento Venlafaxina, antidepressivo indicado para as mulheres na menopausa. Ao contrário do medicamento, que apresenta alguns efeitos colaterais ruins como náuseas, dor de cabeça e aumento da pressão arterial, o tratamento por acupuntura não apresenta reações danosas às mulheres.

O estudo realizado em Detroit compreendeu o acompanhamento de 47 mulheres que sofriam com os sintomas da menopausa. Durante 12 semanas, algumas foram submetidas ao tratamento com a droga e outra com acupuntura. E o resultado segundo o líder da pesquisa, Dr. Eleanor Walker, concluiu que o tratamento com acupuntura foi tão eficaz quanto o com Venlafaxina no controle dos sintomas da menopausa, incluindo os afrontamentos e suores noturnos.

O presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ), Dr. Márcio de Luna, concordou com o estudo: "A contribuição da acupuntura na menopausa e nos fogachos é sensacional".

De acordo com Luna, o tratamento acupuntural deve ser realizado duas vezes por semana até acabar com os sintomas ou minimizá-los ao máximo. Os pontos utilizados no tratamento ficam na região compreendida entre o cotovelo e as mãos e entre os joelhos e os pés, com alguns poucos pontos também na orelha.

Fonte: http://tinyurl.com/36tu8q6