sábado, 31 de julho de 2010

Acupuntura é aliada de pacientes com fibromialgia

A Fibromialgia caracteriza-se por ser uma síndrome dolorosa crônica, apresentando dores em diferentes pontos, e distúrbios do sono entre vários outros sintomas.

Ocorre em cerca de nove mulheres para cada homem em idades variadas. Caracterizada, principalmente, por uma dor difusa, referida no sistema músculo-esquelético, acompanhada por fadiga, distúrbios do sono e pontos dolorosos pré-determinados.

A alteração mais evidente é a dor generalizada, mas é possível identificar rigidez generalizada no corpo, pela manhã e edema nas mãos e nos pés onde também são notadas paresias, principalmente nas mãos. Cansaço extremo que se mantém durante quase todo o dia. Acredita-se que devido a este sintoma, os pacientes com Fibromialgia não tenham tolerância ao esforço físico, mas é importante ressaltar que mesmo que pareça um paradoxo, esses pacientes devem, de forma orientada, estar atentos à prática de exercícios físicos, para estimular serotonina.

Cefaléia tensional, sensibilidade ao frio, vertigem, dificuldade de concentração, secura de olhos e boca, taquicardia, tensão pré-menstrual, irritabilidade e distúrbio de humor são, também, observados.

A variedade de opções de tratamentos tem aumentado o controle da doença, e uma via alternativa em estudo é a Acupuntura. Sua eficácia no tratamento da dor de diversas etiologias estão bem demonstrados; em especial para a síndrome de dor, em que o conceito de pontos-gatilho apresenta correlações importantes com o de pontos de Acupuntura, e para a qual é imprescindível uma ação terapêutica direta sobre os músculos cronicamente lesados.

A acupuntura não só oferece alívio da dor para pacientes com fibromialgia, como também melhora significativamente os sintomas da fadiga e ansiedade. Esta é a conclusão de pesquisadores da Mayo Clinic, a partir de uma pesquisa com 50 pacientes com fibromialgia, segundo critérios do American College of Rheumatology, que já haviam tentado tratamentos conservadores, incluindo a ingestão de suplementos dietéticos e ervas.

A melhora foi considerável no grupo que se tratou com a acupuntura. Os tratamentos foram bem tolerados pelos pacientes, e a maioria relatou que se beneficiou da experiência. Muitos pacientes relataram se sentir relaxados imediatamente após o tratamento.

Fonte: http://tinyurl.com/2v928h5 e http://tinyurl.com/343jqjx