sexta-feira, 18 de junho de 2010

Acupuntura para bebês

Conhecer para saber

O método de acupuntura infantil é o mesmo utilizado em adultos? O organismo humano possui uma rede de canais, chamados meridianos, nos quais circulam energia. Nesses meridianos, ligados a órgãos vitais, encontram-se os pontos trabalhados pela acupuntura.

O que pode diferenciar é o uso das tradicionais agulhas, que podem ser substituídas pela mocha – responsável pela estimulação através do calor – ou por sementinhas colocadas na orelha e no corpo, de acordo com a Dra. Ariane Reolon, especialista em Acupuntura pelo IBRATE (PR).

Na aplicação da agulha ou semente, há a liberação de um neurotransmissor que tem efeito analgésico local. A partir daí, o paciente mirim não sente mais dor, ediversas reações são desencadeadas, como a liberação de substâncias que promovem a estimulação do sistema imunológico e o efeito terapêutico desejado. “Nesse sentido, a acupuntura utiliza recursos do próprio organismo para restaurar o equilíbrio”, completa a especialista.

Indicações

Quando é recomendada sessões de acupuntura aos pequenos? A acupuntura infantil pode prevenir e tratar inúmeros problemas. É aconselhável nos casos mais comuns, como nos de: hiperatividade, dores musculares, dificuldade para dormir, diarreia ou prisão de ventre, diminuição do apetite, enurese noturna, resfriados, rinites, quadro de asma, entre outras doenças infantis.

A técnica tanto pode ser usada isoladamente quanto associada ao uso de remédios. “O que acontece é que, com o decorrer do tratamento,
o pequeno paciente não fica tão dependente da medicação”, esclarece a acupunturista. Além do mais, pode ser feita em crianças de qualquer
idade: “Inclusive já temos várias pesquisas com bons resultados em bebês”. O número de sessões mdepende da evolução do quadro, porém, o recomendável é fazer, no mínimo, 10 sessões.

Incerteza

Há alguma contraindicação? O tratamento não possui qualquer contraindicação aos pequenos pacientes. Pelo contrário, são justamente eles os pacientes que mais respondem ao tratamento, pois o fluxo de energia é mais superficial neles, conforme a explicação da Dra. Ariane Reolon. O importante é que os pais ou responsáveis não demonstrem suas ansiedades em relação ao método, porque, depois que o acupunturista ganha a confiança do baixinho, ele entende e passa a não sentir mais medo.

fonte: http://tinyurl.com/22swehl