Estudo que acaba de ser divulgado pela Universidade de Maryland (Estados Unidos), em parceria com a VU University (Holanda) reforça os benefícios proporcionados pela acupuntura em pacientes que estão em processo de fertilização in vitro – método em que o óvulo é fertilizado em laboratório e em seguida implantado no útero.
No Brasil, a terapia de origem chinesa vem sendo empregada com sucesso há pelo menos três anos em algumas clínicas de reprodução assistida. No último encontro anual promovido pela Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, em Washington (Estados Unidos), a médica brasileira Silvana Chedid, diretora da clínica Chedid Grieco Medicina Reprodutiva (SP), apresentou um importante trabalho sobre o tema.
“Com certeza, a acupuntura tem contribuído para aumentar as taxas de sucesso dos tratamentos. Em dois anos, 51% das pacientes que se submeteram à acupuntura durante o tratamento de reprodução assistida em nossa clínica engravidaram, contra 21% daquelas que não foram submetidas à terapêutica”, diz.
A acupuntura eleva o fluxo de sangue no útero, aumentando a espessura endometrial e melhorando a receptividade aos embriões. Além disso, pela liberação das endorfinas no sistema nervoso central, diminui o estresse emocional e a ansiedade – que são muito freqüentes em casais inférteis –, regulando os hormônios femininos.
fonte: http://itodas.uol.com.br/bem-estar/acupuntura-contribui-para-o-sucesso-da-fertilizacao-in-vitro/