Mais do que o uso de remédios, os médicos chineses ancestrais entendiam que curar o espírito de alguém é o mais fundamental
Qual era o significado ancestral do termo "medicina" na antiga China?
O caractere chinês 藥 (yào) refere-se a medicamento ou droga. Ele é composto por duas partes.
A parte superior é o radical 艹 (cǎo), que indica relva e plantas,
relacionadas com ervas, incluindo ervas medicinais. A parte inferior
pronuncia-se 樂 (yuè ou lè), e é um caractere independente que tem dois
significados: música (yuè) e deleite ou felicidade (lè).
Estas duas partes e esses três significados juntos proporcionam um
insight sobre como os antigos chineses compreendiam a medicina.
O caractere 藥 (yào) teve origem na sua parte inferior, 樂 (yào), que
relaciona historicamente o uso da música para curar doenças desde a
antiguidade na China, antes até da descoberta das ervas medicinais
chinesas.
Os milênios foram passando, mas a escrita chinesa, apesar de
modificada e reduzida após a entrada do cumnismo na China, em 1949,
manteve muitos dos caracteres originais, levando a diante os conceitos
originais e fundamentais da cultura chinesa: o caractere que existe
atualmente na língua chinesa para designar "medicina" expressa em seu
conjunto três coisas: música, felicidade e ervas.
A batalha do Imperador Amarelo com Chi You
De acordo com a mitologia chinesa, Huang Di, ou o lendário Imperador
Amarelo, que é reverenciado como o antepassado do povo chinês, certa vez
foi desafiado a uma batalha por Chi You, o líder atroz de uma antiga
tribo.
Abençoado pela fada divina Xuan Nü, que promovia os virtuosos e
condenava os tiranos, o Imperador Amarelo foi aconselhado num sonho que
só o som ensurdecedor de um tambor da pele de Kui, um boi selvagem
monstruoso que residia na costa do Mar do Leste, poderia derrotar a
tribo de Chi You e suas cabeças de metal.
Após acordar, o imperador imediatamente ordenou a captura do Kui. A pele do Kui foi então usada para produzir 80 tambores.
Quando os soldados do imperador soaram os tambores no campo de
batalha, a terra estremeceu em todas as direções e os soldados de Chi
You foram derrubados, as suas cabeças de metal racharam provocando muita
dor.
Contudo, vários dos soldados do imperador foram afetados pelo som e
também caíram inconscientes. O imperador pediu ajuda a seu músico mestre
que rapidamente improvisou um remédio.
Um instrumento que salva vidas
O músico-mestre desatou as cordas dos arcos dos soldados do imperador
e amarrou-as a um pedaço oco de madeira. Em seguida, ele pegou um
pequeno e fino pedaço de metal e graciosamente dedilhou as cordas
produzindo música maravilhosa. Gradualmente, os soldados feridos
recuperaram a consciência.
Inspirado por este instrumento, Cang Jie, o oficial encarregado de
criar os caracteres, concebeu o caractere 樂 (yuè) para música.
No meio da parte superior está o caractere 白 (bái), com duas "cordas"
(糸, sī) em ambos os lados. 白 (bái) é o caractere para a cor branca,
mas, neste contexto, ele se refere à palheta, a pequena ferramenta plana
usada para tocar ou arranhar as cordas. Na parte inferior de 樂 (yuè)
está o caractere 木 (mù), que significa madeira.
Assim, pode-se ver que a estrutura do caractere 樂 (yuè) é uma
representação do instrumento que salva vidas. Baseado no uso inicial da
música para curar enfermos, o caractere para música foi mais tarde
integrado no caractere para droga ou medicamentos, 藥 (yào).
Da amargura à alegria
O caractere chinês para música tem um segundo significado: deleite
e/ou felicidade. Enquanto a relação óbvia é que a bela música pode
trazer alegria, a alegria tem outra relação com a medicina.
O medicamento é caracterizado por sua amargura, contudo, um paciente
só consegue recuperar sua saúde e felicidade após sofrer amargura. Este
paradoxo tem suas raízes na "doutrina do equilíbrio/meio", o clássico
confucionista que ensina que para ganhar uma posição invencível uma
pessoa tem de ser perseverante e manter uma posição "mediana" ou
"equilibrada", que estaria entre os extremos.
Essa visão permite que uma pessoa encontre esperança na adversidade e
exerça prudência em meio à prosperidade. Deste princípio, pode-se ver
por que a felicidade (樂, lè) está contida no medicamento amargo, 藥
(yào).
De acordo com a mitologia, Shen Nong, considerado o pai da
agricultura na China, experimentou centenas de ervas para averiguar suas
propriedades medicinais.
Ele também teria estabelecido uma base sistemática para a medicina
tradicional chinesa, compilando mais tarde o primeiro livro de
farmacologia, chamado ‘Clássico da medicina herbórea de Shen Nong'. Por
isso, é apropriado encontrar o radical 艹 (cǎo) no caractere chinês para
medicina.
A verdadeira medicina, então, deve recuperar uma pessoa tocando-lhe a
alma, e, às vezes, necessita usar remédios amargos para a cura e a
consequente felicidade da pessoa.
Fonte: http://www.epochtimes.com.br/