sexta-feira, 30 de março de 2012

Nota do COFFITO sobre a decisão do TRF1 em relação ao exercício da Acupuntura

Nota do COFFITO sobre a decisão do TRF1 em relação ao exercício da Acupuntura
Publicado/Atualizado em 29/3/2012 12:37:46

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO, esclarece que, o julgamento realizado no Tribunal Regional Federal da 1ª Região – TRF1, ocorrido no último dia 27/03/2012, não há de produzir efeitos, enquanto não houver sido publicado o respectivo Acórdão, ...cujo conteúdo será examinado pormenorizadamente pela sua Procuradoria Jurídica, em conjunto com todas as Procuradorias Jurídicas dos Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, a fim de que possam ser adotadas todas as medidas cabíveis para reverter à situação anunciada de maneira precipitada pela Imprensa Brasileira, relativamente à prática da Acupuntura por profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.

Salienta-se, outrossim, que, em matéria de interpretação de Leis Federais e em matéria de cunho Constitucional, os órgãos competentes para a última palavra são: Supremo Tribunal de Justiça – STJ e Supremo Tribunal Federal – STF, razão pela qual a atual situação dos profissionais que exercem a Acupuntura, não há de sofrer qualquer alteração enquanto não esgotadas todas as instâncias recursais e judiciais que serão prontamente utilizadas pelo Sistema COFFITO/CREFITOs, para fazer valer o legítimo direito de seus profissionais.

Roberto Mattar Cepeda
Presidente


http://www.coffito.org.br/publicacoes/pub_view.asp?cod=2218&psecao=7

segunda-feira, 26 de março de 2012

Acupuntura – Inúmeras possibilidades de tratamento surgem a cada dia

Surgida na China há aproximada­mente 4.500, portanto, ainda na Idade da Pedra, a acupuntura é um conjunto de conhecimentos teórico-empírico da tradicional medicina chinesa e conside­rado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um tratamento complemen­tar no tratamento de inúmeras doenças.

O método de aplicar agulhas em pontos específicos do corpo, chamados “Pontos de Acupuntura” ou “Acupon­tos” visa obter efeitos terapêuticos e, apesar de ser considerada uma ciência antiga, segue como um campo aberto às pesquisas e novos conhecimentos. Indicada principalmente ao tratamento e combate a dor, como problemas de coluna, articulações, gastrite e enxa­queca, a acupuntura pode ser utiliza­da para tratar problemas emocionais como depressão, ansiedade, compul­são alimentar e síndrome do pânico, além de, cada vez mais, ser usada no tratamento estético.

Em Jaraguá do Sul, o acupunturista Flávio Silva possui especialização no tratamento em dor direcionada. Ele conta que na cidade muitos utilizam a acupuntura para tratamentos específi­cos com resultados bastante favoráveis.

A maioria de seus pacientes o procuram para combater dores de cabeça e dores na coluna. “A eficiência do tratamen­to varia de 70 a 100%”, garante, “salvo algum tratamento emocional, em que seja necessário utilizar psicotrópicos”, ressalta. Mesmo assim, a acupuntu­ra ainda é vista com certo preconceito pela classe médica.

O tratamento causa dor?

O tratamento realizado com agulhas causam um leve descon­forto que é compensado com o resultado final do trabalho. O Dr. Flávio Silva garan­te ainda, devido às novas técnicas, que o desconforto é quase zero. “Hoje usamos a eletro estimulação, dada na agulha, o que facilita o processo”, explica.

Uma das vantagens da acupuntura, em relação a outros tratamentos con­vencionais, é que esta é uma técnica bem acessível. “Com dez sessões con­seguimos tratar um problema de enxa­queca tensional.

Um problema visceral ou alimentar se estende um pouco mais, mas aí parcelamos, tem como facilitar o tratamento”, diz Flávio. “A acupuntura também vem sendo utilizada com êxito na parte estética e auxilia na queima de gordura, no tratamento de rugas, olhei­ras e flacidez facial”, completa.

Como tudo na vida, o tratamento realizado através da acupuntura tam­bém possui dois lados. Algumas des­vantagens podem estar inseridas em um mar absoluto de vantagens. Então, vamos ver os principais indicativos quanto à qualidade da acupuntura.

1. Inúmeras aplicações

É útil em qualquer doença, não im­portando sua localização, oferecendo auxílio de uma maneira ou de outra em todas as faixas etárias e indepen­dente do sexo, podendo ainda ser fa­cilmente associada a outras modalida­des terapêuticas.

2. Diminuição dos medicamentos

Atualmente o uso de medicamentos está se tornando abusivo, com frequen­tes intoxicações. A acupuntura regula o equilíbrio do organismo, melhorando a circulação sanguínea, aumentando a resistência corpórea e sendo capaz de mudar a constituição corporal, por isso, reduz ao mínimo a necessidade de drogas e aumenta a eficácia terapêuti­ca. Além disso, constitui-se num trata­mento mais econômico.

3. Simplicidade da instrumentação

Muitos equipamentos médicos são hoje difíceis de transformar. A acupun­tura utiliza materiais simples, de fácil transporte, principalmente em algu­mas emergências, como o colapso, insolação ou angina. Num meio onde não há facilidade médica é mais evi­dente sua utilidade.

4. Segurança no tratamento

A acupuntura é uma pratica extre­mamente segura exigindo, no entanto, um nível técnico do terapeuta.

5. Complementa as lacunas da me­dicina moderna

Apesar do constante progresso, a medicina moderna ainda não conse­guiu resolver muito dos problemas que atingem o ser humano, por exem­plo, doenças como as espondiloses, as periarterites degenerativas, as co­lagenoses, e outras auto-imunes. Em muitas destas doenças, a acupuntura, isoladamente ou associada a drogas, obtém melhores resultados.

Em algumas doenças a acupuntura mostra-se muito eficaz: enxaquecas, tensão pré-menstrual, osteoporose, joelhos, dor cervical, dorsalgia, ciáticas, tendinites, gastrites e outras tantas, mas a indicação maior é o tratamento da dor.

Fonte: http://www.ocorreiodopovo.com.br/

quarta-feira, 21 de março de 2012

Estudo da USP comprova eficácia da acupuntura para tratar lombalgia

Técnica milenar chinesa associada a tratamento convencional alivia dor lombar crônica.

Estudo realizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, unidade da rede pública estadual e maior complexo hospitalar da América Latina, demonstra que a acupuntura associada ao tratamento convencional é eficaz para dor lombar crônica.

A lombalgia (dor lombar) é uma das principais causas de afastamento do trabalho. Até 90% das pessoas sofrerão, em algum momento de suas vidas, com este desconforto, que para alguns indivíduos se torna crônico.

O estudo foi realizado pelo Centro de Acupuntura do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC. Um grupo de 60 pacientes com lombalgia crônica foi avaliado: 28 pacientes receberam tratamento convencional e 32 tratamento convencional associado à acupuntura.

“Após o termino das seis sessões de acupuntura, verificamos que o grupo que teve o tratamento convencional associado à acupuntura apresentou uma queda significativa na escala de dor”, relata diz o fisiatra intervencionista João Amadera.

O tratamento convencional - uso de analgésicos, exercícios e recomendação de posturas corretas para atividades diárias - nem sempre é eficaz para o alívio do dor lombar crônica de alguns pacientes. “Quando estas medidas são insuficientes, recomenda-se a associação de procedimentos não farmacológicos, como exercícios terapêuticos e acupuntura, por exemplo, ao tratamento convencional”, diz Amadera.

A melhora da dor nos pacientes avaliados persistia após três meses do término do tratamento. Segundo João Amadera, foi possível, por meio deste estudo, comprovar a eficácia da técnica chinesa milenar associada ao tratamento convencional. “Há um alívio da dor lombar crônica em curto prazo”, finaliza o especialista.

Fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=196120

sexta-feira, 9 de março de 2012

Obesidade e acupuntura: um tratamento natural

CAUSAS E ORIGENS

A causa imediata da obesidade é a ingestão excessiva de energia, ainda que sobre este fato incidam múltiplas causas endógenas (genéticas, endócrinas, neurológicas e metabólicas) e exógenas (psicológicas sociais e culturais). Há tempo se fala em uma tendência hereditária, de uma "disposição natural do indivíduo" como a primeira causa da obesidade. Até o presente momento não se comprovou o fator genético, como causa predominante nos males da obesidade. As glândulas endócrinas têm sido culpadas, com excessiva frequência, como responsáveis pela obesidade, enquanto só têm uma parte na culpa da má distribuição e organização da gordura corporal. A obesidade pode acompanhar certos problemas endócrinos, mas a maioria dos obesos não apresentam transtornos endócrinos que justifiquem seu excesso de peso. Certa habilidade para se desprender do excesso de energia ingerido acima de suas necessidades, constituiria o único mecanismo capaz de explicar como alguns comilões permanecem magros, enquanto problemas em lidar com esse excesso sacrificam pessoas gordas que dizem comer pouco. O metabolismo básico do obeso apenas difere do que apresenta o sujeito não obeso.

UMA CAUSA DE DOENÇAS

Para qualquer pessoa comer é um prazer. Para outras, a comida pode converter-se num refúgio para "compensação". A obesidade pode provocar Stress emocional, que conduz o indivíduo a comer em excesso. Igualmente, pode surgir como defesa ou única fonte substitutiva de prazer em situações intoleráveis da vida. Nesse caso, se fala de uma "polifogia compensadora" de ideias sociais, profissionais ou sexuais não alcançados. Um bom exemplo é o da obesidade de certas donas de casa que, realizando seus afazeres, não encontram uma satisfação que as reconfortem plenamente. Apesar de tudo, a obesidade não é uma doença propriamente dita, mas sim uma causa de muitas. Entre as doenças mais comuns causadas pela obesidade estão: arteriosclerose, envelhecimento precoce, celulite, infarto do miocárdio, hipertensão arterial, distúrbios de ordem emocional, etc.

DIETAS

Apesar dos grandes males causados pela obesidade, deve-se tomar muito cuidado com as "drogas" que são usadas como moderadores de apetite e para outros fins, as quais podem resultar em danos bem maiores que a própria obesidade, muitas vezes levando a casos irreversíveis. Existem muitas dietas, algumas com ótimos resultados e sem necessidade do uso de "drogas", outras se baseiam na ingestão de compostos, que levam o paciente a problemas graves, tais como: a desidratação, desnutrição, dependência física e psíquica, insônia, nervosismo, irritabilidade, tonturas, cansaços, entre outros.

A ACUPUNTURA E O TRATAMENTO DA OBESIDADE

Um dos métodos naturais para emagrecimento é a Acupuntura, que não prevê o uso de medicamento e é de eficácia comprovada. A Acupuntura atua procurando restabelecer o equilíbrio perfeito das correntes elétricas do organismo. Esta técnica começou há mais de 5 mil anos na China, e hoje está muito desenvolvida, até com a utilização de equipamentos eletrônicos. Devido à sua grande eficácia, a Acupuntura propagou-se em vários países, entre eles a Itália, Espanha, Inglaterra, EUA, URSS, Japão, Coréia, França e China.

A Acupuntura tem duas estratégias básicas para auxiliar na perda de peso. O método de tratamento mais tradicional consiste em considerar a obesidade como uma consequência de maus hábitos alimentares, podendo ser comparado ao tabagismo. Esse método utiliza a Aurículopuntura. O tratamento de obesidade pela Aurículopuntura consiste em implantar agulhas auriculares convencionais, presas com fita adesiva específica, que são trocadas semanalmente (o ideal é serem trocadas a cada 4 dias). Alternativamente, podemos aplicar agulhas removíveis, utilizando como auxiliar no tratamento a acupressão, que consiste na aplicação de pequenas bolinhas metálicas ou sementes, fixas por fita adesiva no pavilhão auricular.

O método alternativo utiliza um conjunto de pontos do corpo, escolhidos criteriosamente, de acordo com as necessidades terapêuticas do paciente. O tratamento consiste na aplicação de agulhas removíveis em pontos específicos do corpo, de acordo com as necessidades individuais. Esses tratamentos devem ser realizados uma ou duas vezes por semana, de acordo com a evolução da terapia. Pessoas com tendência à obesidade podem experimentar um aumento de peso após o encerramento do tratamento com Acupuntura, devido aos seus hábitos alimentares incorretos, havendo grande chance de retornar à condição de peso inicial. Assim, todo paciente deve rever completamente seu estilo de vida, seus hábitos alimentares, a retomada à prática de exercícios físicos, prevendo ainda, a repetição do tratamento algumas vezes no ano.

Fonte: http://www.sitemedico.com.br/site/

quinta-feira, 8 de março de 2012

Acupuntura pode ajudar homem infértil

Participaram do trabalho 19 homens que se haviam submetido aos mais diversos tipos de tratamento

A acupuntura pode ser utilizada para melhorar a fertilidade de homens com baixa quantidade de espermatozóides normais. Segundo estudo realizado no setor de Reprodução Humana da Unifesp, foi registrado um aumento médio de 25% na quantidade de espermatozóides morfologicamente normais em pacientes tratados com técnicas de acupuntura.

No estudo, Edson Gurfinkel traz esperança para indivíduos que já se submeteram a técnicas tradicionais com medicamentos sem obterem melhora na qualidade de seus espermas. Participaram do trabalho 19 homens que se haviam submetido aos mais diversos tipos de tratamento na medicina tradicional, sem resultados satisfatórios.

O tratamento, com 20 sessões, durou 10 semanas. Um grupo com 10 voluntários recebeu aplicações em pontos falsos de agulha ou de calor (moxabustão) e os outros 9 receberam nos pontos corretos, com resultado animador. O objetivo de Gurfinkel, que preparou uma tese de doutorado com esse estudo, foi avaliar se técnicas de acupuntura poderiam ser utilizadas em casos de oligoastenozooespermia - baixa quantidade de esperma.

"Houve casos de aumentos até maiores, em que a taxa de espermas normais saltou de 3% para 9%", explica Gurfinkel. De acordo com o médico, a taxa considerada adequada para um homem fértil é de 14% para que ocorra fertilização com facilidade. Porém, no grupo de estudo havia casos em que esse percentual era de apenas 2%. Segundo dados da pesquisa, um em cada dez casais com problemas de infertilidade busca auxílio médico.

Dados da Organização Mundial de Saúde apontam o fator masculino como predominante em 20% dos casos. Outros 27% teriam como fonte problemas tanto em homens como mulheres, totalizando pelo menos 47% de causas totais ou parciais da impossibilidade de o casal ter filhos. Entre as causas da infertilidade masculina estão doenças congênitas ou adquiridas por infecções que atingem as vias seminíferas. Outras, por exemplo, estão relacionadas a disfunções ejaculatórias, distúrbios hormonais, imunológicos, disfunções sexuais ou efeitos de drogas e radiação. De acordo com Gurfinkel, apesar dos avanços científicos na medicina, cerca de 40% dos pacientes inférteis que apresentam anormalidades na produção do sêmen não têm um diagnóstico definido. Como resultado, poucos conseguem um tratamento clínico eficaz, pois, segundo os pesquisadores, não há medicamentos comprovadamente efetivos para o problema. Diante da frustração com as respostas aos tratamentos com remédios foi aberta a possibilidade de se realizar um trabalho com uso de técnicas da medicina chinesa.

"O efeito dos remédios disponíveis no mercado para melhora da qualidade do sêmen tem sido desapontador", afirma o médico Aguinaldo Cedenho, da Casa de Reprodução Humana da Unifesp, orientador da tese. "Desde que o caminho tradicional não tem evoluído para trazer melhora a esses pacientes, optamos por tentar tratá-los com acupuntura." Segundo Cedenho, esse é um dos primeiros trabalhos relacionando acupuntura e fertilidade.

"No Brasil e na área médica internacional não há trabalhos que façam essa abordagem metodológica", afirma. "Começamos do zero e esse é o trabalho mais bem-feito na literatura médica internacional", destaca. De acordo com Gurfinkel e Cedenho, a acupuntura está cada vez mais integrada às práticas da medicina ocidental. "A acupuntura não é mais considerada alternativa", afirma Cedenho.

O princípio básico da acupuntura, assim como da medicina chinesa, é de que todos os seres vivos são dotados de uma energia vital. As doenças seriam manifestações de um desequilíbrio entre as polaridades positivas (yang) e as negativas (yin). As causas desses desequilíbrios podem incluir desde mudanças climáticas e má alimentação a estresse. Sensações como raiva, tristeza, ansiedade e preocupações podem alterar o equilíbrio energético, causando doenças, explica Cedenho.

É nesse aspecto, segundo Gurfinkel, que a acupuntura teria sua maior eficácia, pois o fato emocional interfere na produção do esperma de boa qualidade. Um esperma leva 74 dias para ser produzido. Qualquer problema, principalmente no início, vai refletir na melhor ou pior qualidade dos sêmens. "Uma gripe ou estresse emocional podem resultar numa piora da quantidade e da qualidade do esperma", constata Gurfinkel. Por levar em conta esses aspectos, a acupuntura tem sido agora levada em conta como um instrumento auxiliar para casos de infertilidade. "Ainda não conhecemos profundamente seus mecanismos de ação, mas sabemos que possuem efeito energizante e capacidade de provocar alterações em substâncias liberadas pelo cérebro", diz Cedenho. "Essa linha é promissora e acreditamos que possa trazer resultados ainda mais promissores em tratamentos prolongados."

Fonte: http://www.sitemedico.com.br/site/

quinta-feira, 1 de março de 2012

Acupuntura: suporte para recuperação no esporte e bem estar

A técnica que pode amenizar as dores e prevenir lesões está sendo considerada mais um recurso que pode fazer a diferença. É cada vez mais comum o uso da acupuntura no tratamento de atletas com objetivo de aliviar a dor. Nos dias de hoje, o método ganhou grande interesse da área esportiva, tornando-se mais uma alternativa para acelerar a recuperação física pós-treinamento, prevenir lesões, aliviar dores musculares durante e pós-competições e tratar possíveis lesões.

Com o excesso de treinos e jogos, a parte física é sobrecarregada e prejudicada. Apesar da prevenção dos médicos e preparadores, cada atleta tem predisposição a alguns problemas, porém a grande maioria sofre lesões ou desconfortos musculares. A acupuntura é particularmente eficaz em problemas comuns como nas coxas e panturrilha, lombalgias, tendinites no joelho e calcanhar, canelite, fascite plantar, entre outras. A técnica estimula o corpo a produzir substâncias químicas, levando a diminuição da dor e inflamação, melhora a circulação sanguínea no local e diminui o tempo de recuperação da lesão. Estudos demonstram que este procedimento, tem sido considerado altamente eficiente por promover analgesia nas situações de dor no treinamento, por evitar uso excessivo de medicamentos e facilitar a prática esportiva plena.

Segundo Liaw W. Chao, médico especializado em medicina esportiva e eletroacupuntura, que integra o Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, a prática é utilizada na estimulação de pontos localizados em músculos, tendões e ligamentos - no grupo muscular ou nas articulações comprometidas nas práticas do esporte. Os principais objetivos incluem redução do edema (inchaço) e da inflamação, com consequente alivio das dores, relaxamento da musculatura e aumento da amplitude de movimentação das articulações. “Lesões musculares e tendíneas em jogadores de futebol submetidos à acupuntura, por exemplo, podem apresentar melhora em até cerca de 90% dos casos. O método é um suporte efetivo para o bem estar físico dos atletas”, afirma Chao.

O tratamento consiste, em média, de duas sessões semanais, após a avaliação inicial do médico especialista. A duração é variável, dependendo da gravidade e evolução do caso e, muitas vezes, não há necessidade de parar com o treino, somente adequar o treinamento nesta fase de tratamento, e que pode ter efeito imediato já na primeira sessão. No procedimento não há efeitos colaterais, é minimamente invasivo e indolor, desde que realizado corretamente por médico habilitado.

Analgésico natural

É comum na fase inicial de um tratamento fazer associação de analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares com a acupuntura. Mas à medida que, os efeitos terapêuticos da técnica chinesa surgem, os medicamentos são reduzidos e até retirados. O principal benefício para o atleta é que a acupuntura estimula o corpo a produzir esteróides e endorfinas. Os esteróides diminuem a inflamação, enquanto as endorfinas diminuem a dor. Assim, ela funciona como um analgésico natural.

Fonte: http://exame.abril.com.br