segunda-feira, 26 de março de 2012

Acupuntura – Inúmeras possibilidades de tratamento surgem a cada dia

Surgida na China há aproximada­mente 4.500, portanto, ainda na Idade da Pedra, a acupuntura é um conjunto de conhecimentos teórico-empírico da tradicional medicina chinesa e conside­rado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um tratamento complemen­tar no tratamento de inúmeras doenças.

O método de aplicar agulhas em pontos específicos do corpo, chamados “Pontos de Acupuntura” ou “Acupon­tos” visa obter efeitos terapêuticos e, apesar de ser considerada uma ciência antiga, segue como um campo aberto às pesquisas e novos conhecimentos. Indicada principalmente ao tratamento e combate a dor, como problemas de coluna, articulações, gastrite e enxa­queca, a acupuntura pode ser utiliza­da para tratar problemas emocionais como depressão, ansiedade, compul­são alimentar e síndrome do pânico, além de, cada vez mais, ser usada no tratamento estético.

Em Jaraguá do Sul, o acupunturista Flávio Silva possui especialização no tratamento em dor direcionada. Ele conta que na cidade muitos utilizam a acupuntura para tratamentos específi­cos com resultados bastante favoráveis.

A maioria de seus pacientes o procuram para combater dores de cabeça e dores na coluna. “A eficiência do tratamen­to varia de 70 a 100%”, garante, “salvo algum tratamento emocional, em que seja necessário utilizar psicotrópicos”, ressalta. Mesmo assim, a acupuntu­ra ainda é vista com certo preconceito pela classe médica.

O tratamento causa dor?

O tratamento realizado com agulhas causam um leve descon­forto que é compensado com o resultado final do trabalho. O Dr. Flávio Silva garan­te ainda, devido às novas técnicas, que o desconforto é quase zero. “Hoje usamos a eletro estimulação, dada na agulha, o que facilita o processo”, explica.

Uma das vantagens da acupuntura, em relação a outros tratamentos con­vencionais, é que esta é uma técnica bem acessível. “Com dez sessões con­seguimos tratar um problema de enxa­queca tensional.

Um problema visceral ou alimentar se estende um pouco mais, mas aí parcelamos, tem como facilitar o tratamento”, diz Flávio. “A acupuntura também vem sendo utilizada com êxito na parte estética e auxilia na queima de gordura, no tratamento de rugas, olhei­ras e flacidez facial”, completa.

Como tudo na vida, o tratamento realizado através da acupuntura tam­bém possui dois lados. Algumas des­vantagens podem estar inseridas em um mar absoluto de vantagens. Então, vamos ver os principais indicativos quanto à qualidade da acupuntura.

1. Inúmeras aplicações

É útil em qualquer doença, não im­portando sua localização, oferecendo auxílio de uma maneira ou de outra em todas as faixas etárias e indepen­dente do sexo, podendo ainda ser fa­cilmente associada a outras modalida­des terapêuticas.

2. Diminuição dos medicamentos

Atualmente o uso de medicamentos está se tornando abusivo, com frequen­tes intoxicações. A acupuntura regula o equilíbrio do organismo, melhorando a circulação sanguínea, aumentando a resistência corpórea e sendo capaz de mudar a constituição corporal, por isso, reduz ao mínimo a necessidade de drogas e aumenta a eficácia terapêuti­ca. Além disso, constitui-se num trata­mento mais econômico.

3. Simplicidade da instrumentação

Muitos equipamentos médicos são hoje difíceis de transformar. A acupun­tura utiliza materiais simples, de fácil transporte, principalmente em algu­mas emergências, como o colapso, insolação ou angina. Num meio onde não há facilidade médica é mais evi­dente sua utilidade.

4. Segurança no tratamento

A acupuntura é uma pratica extre­mamente segura exigindo, no entanto, um nível técnico do terapeuta.

5. Complementa as lacunas da me­dicina moderna

Apesar do constante progresso, a medicina moderna ainda não conse­guiu resolver muito dos problemas que atingem o ser humano, por exem­plo, doenças como as espondiloses, as periarterites degenerativas, as co­lagenoses, e outras auto-imunes. Em muitas destas doenças, a acupuntura, isoladamente ou associada a drogas, obtém melhores resultados.

Em algumas doenças a acupuntura mostra-se muito eficaz: enxaquecas, tensão pré-menstrual, osteoporose, joelhos, dor cervical, dorsalgia, ciáticas, tendinites, gastrites e outras tantas, mas a indicação maior é o tratamento da dor.

Fonte: http://www.ocorreiodopovo.com.br/