O método de aplicar agulhas em pontos específicos do corpo, chamados “Pontos de Acupuntura” ou “Acupontos” visa obter efeitos terapêuticos e, apesar de ser considerada uma ciência antiga, segue como um campo aberto às pesquisas e novos conhecimentos. Indicada principalmente ao tratamento e combate a dor, como problemas de coluna, articulações, gastrite e enxaqueca, a acupuntura pode ser utilizada para tratar problemas emocionais como depressão, ansiedade, compulsão alimentar e síndrome do pânico, além de, cada vez mais, ser usada no tratamento estético.
Em Jaraguá do Sul, o acupunturista Flávio Silva possui especialização no tratamento em dor direcionada. Ele conta que na cidade muitos utilizam a acupuntura para tratamentos específicos com resultados bastante favoráveis.
A maioria de seus pacientes o procuram para combater dores de cabeça e dores na coluna. “A eficiência do tratamento varia de 70 a 100%”, garante, “salvo algum tratamento emocional, em que seja necessário utilizar psicotrópicos”, ressalta. Mesmo assim, a acupuntura ainda é vista com certo preconceito pela classe médica.
O tratamento causa dor?
O tratamento realizado com agulhas causam um leve desconforto que é compensado com o resultado final do trabalho. O Dr. Flávio Silva garante ainda, devido às novas técnicas, que o desconforto é quase zero. “Hoje usamos a eletro estimulação, dada na agulha, o que facilita o processo”, explica.
Uma das vantagens da acupuntura, em relação a outros tratamentos convencionais, é que esta é uma técnica bem acessível. “Com dez sessões conseguimos tratar um problema de enxaqueca tensional.
Um problema visceral ou alimentar se estende um pouco mais, mas aí parcelamos, tem como facilitar o tratamento”, diz Flávio. “A acupuntura também vem sendo utilizada com êxito na parte estética e auxilia na queima de gordura, no tratamento de rugas, olheiras e flacidez facial”, completa.
Como tudo na vida, o tratamento realizado através da acupuntura também possui dois lados. Algumas desvantagens podem estar inseridas em um mar absoluto de vantagens. Então, vamos ver os principais indicativos quanto à qualidade da acupuntura.
1. Inúmeras aplicações
É útil em qualquer doença, não importando sua localização, oferecendo auxílio de uma maneira ou de outra em todas as faixas etárias e independente do sexo, podendo ainda ser facilmente associada a outras modalidades terapêuticas.
2. Diminuição dos medicamentos
Atualmente o uso de medicamentos está se tornando abusivo, com frequentes intoxicações. A acupuntura regula o equilíbrio do organismo, melhorando a circulação sanguínea, aumentando a resistência corpórea e sendo capaz de mudar a constituição corporal, por isso, reduz ao mínimo a necessidade de drogas e aumenta a eficácia terapêutica. Além disso, constitui-se num tratamento mais econômico.
3. Simplicidade da instrumentação
Muitos equipamentos médicos são hoje difíceis de transformar. A acupuntura utiliza materiais simples, de fácil transporte, principalmente em algumas emergências, como o colapso, insolação ou angina. Num meio onde não há facilidade médica é mais evidente sua utilidade.
4. Segurança no tratamento
A acupuntura é uma pratica extremamente segura exigindo, no entanto, um nível técnico do terapeuta.
5. Complementa as lacunas da medicina moderna
Apesar do constante progresso, a medicina moderna ainda não conseguiu resolver muito dos problemas que atingem o ser humano, por exemplo, doenças como as espondiloses, as periarterites degenerativas, as colagenoses, e outras auto-imunes. Em muitas destas doenças, a acupuntura, isoladamente ou associada a drogas, obtém melhores resultados.
Em algumas doenças a acupuntura mostra-se muito eficaz: enxaquecas, tensão pré-menstrual, osteoporose, joelhos, dor cervical, dorsalgia, ciáticas, tendinites, gastrites e outras tantas, mas a indicação maior é o tratamento da dor.
Fonte: http://www.ocorreiodopovo.com.br/