quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Acupuntura previne desenvolvimento de ovário policístico, diz estudo

A realização de exercícios físicos aliados à acupuntura pode reduzir a atividade no sistema nervoso simpático em mulheres com ovários policísticos, auxiliando assim, na redução do desenvolvimento da obesidade. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela Universidade de Gotemburgo, na Suécia, que avaliou 20 mulheres.

Os especialistas perceberam que os exercícios não tinham efeitos nos ciclos menstruais irregulares ou inexistentes, que caracterizam a condição, porém, eles ressalvaram que houve uma redução no peso e no IMC (Índice de Massa Corporal) que ajudava a reduzir a atividade dos nervos simpáticos.

"A acupuntura entende e trata ovários policísticos como um acúmulo de energia na região abdominal e agem regulando o ciclo menstrual. A melhor forma de tratar a doença é consultar o ginecologista", explica a fisioterapeuta, Tatiana Leme.

fonte: http://tinyurl.com/25w9hw8

domingo, 21 de novembro de 2010

Acupuntura para obesidade e suas complicações

Diabetes, hipertensão, feridas; e a evolução emocional com o equilibrio de Yang/Yin dos Zang/Fu

A acupuntura é uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). A MTC é um vasto campo de conhecimentos, de origem e concepção filosófica que abrangem vários setores ligados à saúde e a doença. Suas concepções são voltadas muito mais ao estudo dos fatores causadores da doença e à sua maneira de tratá-la, conforme os estágios da evolução do processo de adoecimento, e principalmente ao estudo das formas de prevenção, nisso residindo toda a essência da Filosofia e da MTC.

É através desta Medicina, que foi desenvolvido este estudo: detalhando os processos de desarmonia que levaram essas pacientes ao adoecimento, e foi empregada a acupuntura para a melhoria da auto estima e saúde destas pacientes.

O interesse por este assunto surgiu após a grande procura de clientes por emagrecimento através de tratamento com acupuntura e procuraram este tratamento com o objetivo de melhoria real em seus estados depressivos, ansiosos, sedentários e de alimentação irregular, que os levam à obesidade e suas complicações como diabetes e hipertensão arterial, algias e feridas.

Com a acupuntura conseguimos harmonizar o Yin/Yang, os Zang/Fu, proporcionando um Shen equilibrado e conseqüente melhora do organismo promovendo um hábito de vida melhor disciplinado.

Com hábitos alimentares desregrados, e emoções perturbadas provocando desequilíbrios no organismo, não há corpo que resista. Só mudamos nosso corpo à custas de profundas alterações internas. Além da alimentação, devemos ter uma boa atividade física e praticarmos meditação para que possamos nos conhecer melhor.

A acupuntura não é um procedimento emagrecedor em sua essência, mas contribui, a partir do momento em que ela atua no sentido de reduzir a ansiedade, em equilibrar os Zang/Fu afetados e harmonizar as emoções durante o processo de emagrecimento como irritabilidade, tristeza, depressão e pensamentos obsessivos por comida.

Neste estudo então foram selecionadas clientes, obesas, hipertensas, diabéticas e com feridas, no total de 11 mulheres.

Foi feita solicitação de autorização de uso da U.B.S. Mendes, ao Secretário da Saúde do Município de Cotia, Dr. Cláudio Saraiva, para desenvolvimento do tratamento de acupuntura. Por ser estabelecimento de saúde, onde uma das autoras trabalha. Marcou-se entrevista, exame clínico, fotos, levantamento de problemas, mensurações, distribuição de panfletos com orientações da tabela dos alimentos dos cinco elementos, água de limão e auriculoterapia como 1ª sessão, realizada no dia 31/08/2009, as 09h00min.

Agendamos sessões as 2ªs e 4ªs feiras até 21/12/2009, totalizando 30 sessões.

Iniciamos todas as 11 clientes com auriculoterapia chinesa. Montou-se um protocolo abdominal, e um de acupuntura de equilíbrio individual para cada cliente.

As pacientes referiram melhoras, já na primeira semana após a auriculoterapia.

Na segunda sessão algumas começaram a perder peso e se sentiram muito felizes, nas sessões seguintes melhoraram em termos gerais, ao final do tratamento todas conseguiram perder em torno de 5 a 8Kg, somente a paciente que praticou exercícios físicos é que perdeu 21.2Kg. Todas tiveram suas medidas de tórax, abdome e quadril diminuídas.

No geral todas terminaram o tratamento satisfeitas, com a auto-estima elevada, e com lição de casa, continuar com o que aprenderam sobre si e sobre o equilíbrio do corpo.

Só mudamos nosso corpo à custa de profundas alterações internas, apenas comida não basta para o equilíbrio.

Nosso corpo reflete nossa felicidade, nossa luz e harmonia com a vida.

Somente comer direito não basta; só trabalhar os músculos também não. Devemos ter uma atividade física que ative a circulação, que exija do coração um maior bombeamento de sangue.Tai-Chi-Chuan, dança, natação, esportes, são modalidades diferentes de trabalhos corporais que auxiliam na saúde. Outra atividade essencial e complementar é aquela que nos auxilia a percebermos melhor a nós mesmos, e o que se passa a nossa volta; yoga, meditação, Tai-Chi-Chuan, são modalidades essenciais para quem está sem centro, disperso ou perdido.

É importantíssimo o papel emocional durante o período em que estamos tratando uma pessoa para emagrecimento. As emoções são parte natural da existência humana, e nenhum ser está livre da tristeza, fúria ou preocupação,dentre outras tantas emoções. As emoções se tornam patológicas quando particularmente intensas e prolongadas.

Durante o tratamento nos preocupamos em fazer a harmonização das emoções alteradas.

Na prática clínica as emoções mais freqüentes foram a ansiedade, irritabilidade, tristeza, depressão e pensamentos obsessivos, ficamos atentos aos Zang/Fu relacionados com essas emoções para podermos harmonizá-los.

A acupuntura não é um procedimento emagrecedor em sua essência. Podemos concluir que a acupuntura, apesar de não ser uma terapia que promova diretamente a queima de calorias; é de extremo valor, quando queremos, não somente uma solução milagrosa e rápida, mas pensamos em corrigir o desequilíbrio de Yang/Yin e Zang/Fu em sua raiz. Então quando tratamos a obesidade e suas complicações com acupuntura, não estaremos apenas proporcionando o emagrecimento, mas restabelecendo a Harmonia Energética dos elementos que levaram ao ganho de peso corporal.

fonte: http://tinyurl.com/37lj3hn

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Pesquisa aponta benefícios para a acupuntura entre gestantes

Aproximadamente um quarto de todas as mulheres sofre de depressão durante a gravidez, mas as gestantes podem reverter esse quadro de uma maneira mais saudável do que tomar antidepressivos. A acupuntura pode oferecer alívio durante a gravidez, foi o que apontou estudo da Universidade Stanford.

Ao total 150 mulheres deprimidas, grávidas de 12 a 30 semanas, foram analisadas. Os pesquisadores escolheram aleatoriamente 52 gestantes para receber acupuntura específica para sintomas de depressão, 49 para acupuntura comum e 49 para um tipo específico de massagem.

Foram oito semanas de tratamento com a acupuntura e durante esse período cada mulher recebeu 12 sessões de 25 minutos. As que receberam acupuntura não sabiam qual tipo estava designado a elas - no tratamento específico para depressão, as agulhas são inseridas em pontos do corpo que, diz-se, correspondem a sintomas como ansiedade, abandono e apatia.

A pesquisa indicou que quase dois terços das mulheres do grupo da acupuntura específica para depressão mostraram uma redução de pelo menos 50% em seus sintomas, comparado a pouco menos da metade das mulheres tratadas com massagem ou acupuntura comum. "O método pode ser um grande aliado para as gestantes. Já que a maioria apresenta irritabilidade e instabilidade emocional", explica a tutora do Portal Educação, Tatiana Leme.

Fonte: http://tinyurl.com/35cdoy3

Acupuntura é uma alternativa no tratamento de dores crônicas, diz estudo

A acupuntura é uma técnica terapêutica de origem chinesa e a cada dia ganha mais o aval da ciência, que vem comprovando sua eficácia. No estudo “Efeito da craniopuntura na qualidade de vida e melhora da dor crônica”, pesquisadores da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e do Instituto Brasileiro de Terapias e Ensino (IBRATE), explicam que os efeitos benéficos da terapia incluem: melhora da oxigenação celular e das trocas metabólicas pelo aumento do aporte sanguíneo local; ativação do sistema imunológico; aumento do fluxo linfático local e analgesia e relaxamento muscular, por liberação de serotonina e opiáceos (endorfina, encefalina, dinorfina).


O estudo, publicado nos Arquivos de Ciências da Saúde, em agosto de 2009, mostra também que a técnica traz efeitos neurobiológicos, atuando, por exemplo, nos neurotransmissores relacionados à dor e à depressão. “Esse fato qualifica o método como útil e adequado na terapêutica da dor crônica, uma vez que a sensação de dor é desencadeada pelo bloqueio da circulação fisiológica de substâncias essenciais, pelos meridianos de acupuntura”, explicam Fernanda Bollini e Silva e colegas.

A dor crônica, caracterizada por ter uma duração maior que a dor aguda, se ocorrer somente devido a alguma doença orgânica, pode ser efetivamente curada ao se tratar a doença. Porém, o estudo mostra que a dor crônica pode estar envolvida a fatores psicossociais, que interferem no mecanismo de ativação do sistema morfínico. “Por esse motivo, diversas técnicas alternativas de tratamento têm sido reconhecidas nos últimos anos, entre elas, a craniopuntura”, explicam os autores.

Segundo a técnica, a cabeça é dividida por uma linha vertical que passa pelo ápice da orelha. A parte anterior é Yin e a posterior é Yang, sendo que para problemas Yang (dor), procuram-se pontos na região Yin; e para problemas Yin (paralisia), procuram-se pontos na região Yang. Os pontos podem ser localizados por palpação, detecção eletrônica, teste neuromuscular ou radiestesia. Os pesquisadores dizem que, quando os pontos são estimulados, espera-se ocorrer melhora mínima de 80%.

O presente estudo aplicou a técnica em oito pessoas com lesões por esforços repetitivos (LER) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT). Esses problemas são caracterizados por sinais e sintomas de inflamações dos músculos, tendões, fáscias e nervos, principalmente dos membros superiores, cintura escapular e pescoço.

A avaliação dos voluntários foi feita durante e após dez sessões de terapia. As agulhas foram inseridas na cabeça, no lado em que o indivíduo relatasse mais dor após a palpação dos pontos. “Pontos doloridos da cabeça servem de indicadores diagnósticos e também como pontos de tratamento. Quando tais pontos são estimulados, deverá ocorrer alívio imediato da dor”, mostra o estudo.

Eles observaram que as primeiras sessões contribuíram de forma acentuada na melhora dos indivíduos e que as sessões seguintes contribuíram de maneira mais lenta, caminhando para manutenção do quadro. “Os voluntários sentiam dores de cabeça, região lombar, nos ombros, no punho, entre outros locais. Com o tratamento, todos eles relataram melhora em sua condição clínica geral”, aponta o estudo.

Melhoras também foram observadas em relação ao humor e bem-estar das pessoas. “Devido ao fato de a acupuntura ver o indivíduo como um todo e não separar o corpo humano por segmentos, tal técnica tem sido muito utilizada não somente na amenização de dores crônicas, mas também para relaxamento e diminuição de tensão”, esclarecem os autores.

Fonte: http://tinyurl.com/348ehye

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Sangria na hipertensão

A acupuntura é uma forma de terapia que envolve introduzir agulhas finas e sólidas em locais seletivos na superfície do corpo. Foi parte da medicina chinesa desde épocas antigas. Fora da China, a acupuntura foi usada por muito tempo nas comunidades chinesas, mas o interesse ocidental nela não se tornou difundido até os anos 70, quando os médicos na China demonstraram que poderia ser usada para controlar a dor. Os chineses antigos postularam um sistema de circulação de energia que previu por muitos séculos a atual compreensão da circulação do sangue e do sistema nervoso. Pensaram que a energia vital da vida corre através de uma série de caminhos, ou meridianos, 12 dos quais estavam em cada lado do corpo.

Os meridianos foram ditos percorrer através dos tecidos profundos do corpo, ocasionalmente na superfície. A Hipertensão Arterial, mais conhecida como "Pressão Alta", pode ser encarada como uma doença ou como um fator de risco para o desenvolvimento de doenças do coração, pois, na grande maioria das vezes, não provoca sintomas ou os sintomas são gerais (podem ocorrer em qualquer doença), como dores de cabeça, tonturas, mal estar.

Neste trabalho procuramos explorar o método da sangria, que é muito utilizado na acupuntura (oriente), como na medicina ocidental. Desta forma, este foi um estudo de caso que evidenciou de forma prática a eficácia da sangria, quando o objetivo é a queda de pressão arterial do paciente, conforme relato de caso a seguir:

Materiais utilizados: Lancetador ACCU CHEK; Algodão Bola; Álcool 70%; Aparelho Aneróide; Bloco de anotações da Pressão Arterial

Método: Paciente A.B., chegava na farmácia, descansava por 5 minutos aproximadamente, em seguida verificava-se a pressão arterial em aparelho aneróide com certificação pelo INPE (Instituto de Pesos e Medidas), conforme preconiza as normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), resolução 44/2009, anotava-se em bloco de anotações. Posteriormente, fazia-se assepsia no ápice da orelha usando algodão com álcool a 70% e utilizando-se de um lancetador aplicava-se a sangria, então, verificava-se a pressão arterial novamente, cujos resultados seguem abaixo:

Quadro 1: Acompanhamento Pressão Arterial da Paciente A.B.
Imagem

Este trabalho não deixou dúvidas quanto a eficácia no procedimento da Sangria no ápice da orelha para diminuição da pressão arterial, haja vista os resultados obtidos em nosso paciente.

Fonte: http://tinyurl.com/2e8xq3o

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Acupuntura ajuda a acabar com as rugas

Além de aumentar o bem-estar, ela combate a acne e as linhas de expressão

A procura pela beleza e rejuvenescimento tem sido cada vez mais comum. Diversos métodos são lançados diariamente e muitos deles deixam o rosto deformado e sem expressão. Por isso, cresce também a demanda por métodos naturais para evitar rugas, linhas de expressão e flacidez da pele.

Um dos procedimentos mais divulgados atualmente é a acupuntura na estética facial. Ela tem como objetivo melhorar a oxigenação, a circulação local, o metabolismo, a sustentação da pele, trabalhar os músculos faciais e diminuir a acne e excesso de oleosidade. Esse tratamento não é novidade, já que as imperatrizes das diversas dinastias da Antiga China já usavam esse método para aliviar as marcas de expressão.

Na acupuntura, a face é uma das principais partes do corpo a serem avaliadas, porque é nela que podemos descobrir os desequilíbrios energéticos em determinadas partes do corpo. Assim, tratando o rosto, estamos também cuidando do físico, do emocional e recarregando as energias.

Fatores externos (alterações climáticas), fatores internos (alterações emocionais e psicológicas) e os fatores constitucionais (genéticos), podem influenciar no desequilíbrio energético estimulando assim o surgimento precoce de rugas e linhas de expressão. E para aqueles que morrem de medo de agulha, atualmente muitas clínicas utilizam eletrodos que são colocados nos mesmos pontos que no método tradicional.

O tratamento deve ser realizado uma vez por semana com duração de uma hora. O número de sessões vai depender da avaliação da acupunturista, e varia de acordo com a idade, sexo e estilo de vida do paciente. É possivel rejuvenescer até 10 anos com esse método, e os resultados aparecem desde a primeira sessão. Depois de realizadas algumas consultas o cliente volta de tempos em tempos para manuteção. O tratamento também é recomendado como um procedimento preeventivo para linhas de expressão.

Primeiro é realizado uma higienização na pele com demaquilante para retirar o excesso de oleosidade, maquiagem e impurezas de pele. Depois disso, uma loção tônica é passada com algoodão em toda face para terminar a higienização. Logo após a limpeza, são colocadas agulhas ou eletrodos ligados a um eletroestimulador no nas extremidades de cada ruga, potencializando assim o efeito rejuvenescedor no local. Depois de 25 minutos são retiradas as agulhas e é realizada uma drenagem linfática facial manual.

Benefícios

  • Não tem efeitos colaterais;
  • Promove o equilíbrio geral do organismo;
  • Melhora da circulação linfática, sanguínea e energética;
  • Diminui rugas e linhas de expressão;
  • Diminui acne e excesso de oleosidade;
  • Melhora o tônus;
  • Traz bem estar físico e mental;
  • Deixa a pele com mais brilho e viço;
  • Não altera a expressão facial;
  • Resultado duradouro.

O valor da sessão pode variar de R$80,00 a R$150,00. Pessoas que usam marca passo, tenham tendência a formar quelóide e que tem feridas onde seria aplicado o tratamento, devem informar o acupunturista antes do começo das sessões, já que essas caraterísticas podem causar complicações ao paciente.

fonte: http://tinyurl.com/22u46av

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Os benefícios da Acupuntura para praticantes de musculação

Musculação é um tipo de treino realizado contra uma resistência. É muito antiga a história da musculação, nos dias atuais as pessoas praticam esse tipo de treino para buscar qualidade de vida e para melhorar o rendimento em outros esportes, e quem pratica esportes geralmente sofrem tensões músculo-ligamentar, podendo ocasionar lesões, e a intenção é sempre querer melhorar o desempenho físico. A acupuntura além de ser utilizada para promover o equilíbrio energético, pode também ser utilizada para melhorar o desempenho esportivo.

Para a prática de atividades físicas, os músculos devem ser bem nutridos com Xue (Sangue) e o Qi tem que estar fluindo adequadamente, para isso, com estimulação de pontos que tonificam os órgãos que produzem Xue e que mantenha livre o fluxo do Qi, no caso o Baço-Pâncreas, Rim e o Fígado nosso corpo pode sim melhorar o desempenho em qualquer tipo de atividade física.

Nos praticantes de musculação, que realizaram semanalmente sessões de acupuntura, tiveram um aumento significante da força muscular, sentiram mais disposição física durante os treinos e não sentiram cansaço após terminar os exercícios, conforme mostra tabelas e graficos a seguir:

Tabela 1 - Questionário utilizado no teste

Imagem

Gráfico 1 - Questionário utilizado no teste

Imagem

Gráfico 2 - Média de carga levantada nos testes

Imagem

Gráfico 3 - Resultados dos testes no Supino Reto

Imagem

Gráfico 4 - Resultados dos testes no Leg Press 45º

Imagem

Gráfico 5 - Porcentagem de evolução da carga do 1º teste para o 2º teste

Imagem


Portanto a acupuntura, aplicada para tonificação de órgãos produtores de Xue e Qi, pode sim melhorar o rendimento físico em praticantes de musculação.

fonte: http://tinyurl.com/26gark4

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Acupuntura auxilia na recuperação do desejo sexual

As duas doenças prejudicam a vascularização ao redor do clitóris, além de diminuir os impulsos nervosos que dão a sensação de prazer. Também fazem com que a mulher não tenha tanta excitação. E segundo a ginecologista Rosa Maria Neme, um dos efeitos colaterais dos medicamentos para diabetes e hipertensão é também a perda da libido.

Desequilíbrios hormonais, nódulos e ainda causas psicológicas, como estresse, são outros fatores que explicam a falta do desejo sexual. Segundo Aparecida Enomoto, especialista em acupuntura pela Universidade de Medicina Tradicional de Beijing, o método que usa as agulhas tem sido bastante eficaz na recuperação do desejo sexual, pois traz de volta o equilíbrio entre Yin (frio) e Yang (calor). "Quando os dois não estão em harmonia, a sexualidade ficam comprometida e as pessoas ficam tristes, deprimidas, depressivas, irritadas, impacientes e perdem o sono", diz.

O objetivo do tratamento é trazer de volta o aumento da produção dos hormônios do prazer, entre eles, a endorfina que relaxa, acalma e nos faz feliz, a serotonina, que tem ação profunda no efeito do humor e da ansiedade e a noradrenalina que, induz a excitação física e mental ativando o centro do prazer. Aparecida ressalta que a terapia ainda contribui para aumentar o estrógeno e a testosterona, hormônios importantes para a libido.

"A Acupuntura preconiza que a saúde mental está intimamente ligada à saúde sexual. Para esta terapia alternativa, o sexo é tão importante quanto a alimentação, o sono, a sede e as necessidades fisiológicas, já que a atividade nos torna mais felizes, pacientes, saudáveis e com muito menor índice de doenças", aponta a especialista.

A terapia também atua no feromônio, o chamado hormônio da atração, que tem como objetivo atrair o sexo oposto por meio do olfato. O nome tem origem das palavras gregas phero e hormon que juntas significam "trazer excitação". A atuação do feromônio acontece na outra pessoa, despertando o desejo para o sexo, namoro e a paixão. Enquanto a quantidade de testosterona afeta a forma como homens e mulheres se sentem atraídos.

Aparecida esclarece que a acupuntura é feita através de agulhas descartáveis finíssimas (descartáveis), sendo quase indolor. Ao contrário do que se pensa seu objetivo não é tratar a doença, mas sim o indivíduo, trazendo de volta a qualidade de vida sexual, a qualidade de vida e alegria do paciente.

Geralmente a especialista indica 12 sessões iniciais, sendo que a primeira é feita em duas horas para uma avaliação detalhada do histórico de vida. Segundo Aparecida, esse diagnóstico é feito através da leitura da língua, que indica deficiências ou exessos em órgãos como coração, pulmão ou fígado, e também nas vísceras: intestinos, estômago, visícula, entre outros. "A partir dele sabemos quais pontos devem ser trabalhados, mas não há um determinado ponto para recuperar a libido, pois a terapia trabalha o organismo como um todo. Além disso é algo bastante particular, depende de idade e outros fatores", explica.

Após essa análise, as seguintes sessões tem duração de 30 minutos. Para casos de impotência, Aparecida indica a fitoterapia chinesa, em conjunto com a acupuntura, para que haja um resultado mais rápido e eficiente. Ela vai estimular a produção de endorfina e outros hormônios do prazer.

fonte: http://tinyurl.com/25krym8