quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Pesquisa aponta benefícios para a acupuntura entre gestantes

Aproximadamente um quarto de todas as mulheres sofre de depressão durante a gravidez, mas as gestantes podem reverter esse quadro de uma maneira mais saudável do que tomar antidepressivos. A acupuntura pode oferecer alívio durante a gravidez, foi o que apontou estudo da Universidade Stanford.

Ao total 150 mulheres deprimidas, grávidas de 12 a 30 semanas, foram analisadas. Os pesquisadores escolheram aleatoriamente 52 gestantes para receber acupuntura específica para sintomas de depressão, 49 para acupuntura comum e 49 para um tipo específico de massagem.

Foram oito semanas de tratamento com a acupuntura e durante esse período cada mulher recebeu 12 sessões de 25 minutos. As que receberam acupuntura não sabiam qual tipo estava designado a elas - no tratamento específico para depressão, as agulhas são inseridas em pontos do corpo que, diz-se, correspondem a sintomas como ansiedade, abandono e apatia.

A pesquisa indicou que quase dois terços das mulheres do grupo da acupuntura específica para depressão mostraram uma redução de pelo menos 50% em seus sintomas, comparado a pouco menos da metade das mulheres tratadas com massagem ou acupuntura comum. "O método pode ser um grande aliado para as gestantes. Já que a maioria apresenta irritabilidade e instabilidade emocional", explica a tutora do Portal Educação, Tatiana Leme.

Fonte: http://tinyurl.com/35cdoy3