domingo, 21 de novembro de 2010

Acupuntura para obesidade e suas complicações

Diabetes, hipertensão, feridas; e a evolução emocional com o equilibrio de Yang/Yin dos Zang/Fu

A acupuntura é uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). A MTC é um vasto campo de conhecimentos, de origem e concepção filosófica que abrangem vários setores ligados à saúde e a doença. Suas concepções são voltadas muito mais ao estudo dos fatores causadores da doença e à sua maneira de tratá-la, conforme os estágios da evolução do processo de adoecimento, e principalmente ao estudo das formas de prevenção, nisso residindo toda a essência da Filosofia e da MTC.

É através desta Medicina, que foi desenvolvido este estudo: detalhando os processos de desarmonia que levaram essas pacientes ao adoecimento, e foi empregada a acupuntura para a melhoria da auto estima e saúde destas pacientes.

O interesse por este assunto surgiu após a grande procura de clientes por emagrecimento através de tratamento com acupuntura e procuraram este tratamento com o objetivo de melhoria real em seus estados depressivos, ansiosos, sedentários e de alimentação irregular, que os levam à obesidade e suas complicações como diabetes e hipertensão arterial, algias e feridas.

Com a acupuntura conseguimos harmonizar o Yin/Yang, os Zang/Fu, proporcionando um Shen equilibrado e conseqüente melhora do organismo promovendo um hábito de vida melhor disciplinado.

Com hábitos alimentares desregrados, e emoções perturbadas provocando desequilíbrios no organismo, não há corpo que resista. Só mudamos nosso corpo à custas de profundas alterações internas. Além da alimentação, devemos ter uma boa atividade física e praticarmos meditação para que possamos nos conhecer melhor.

A acupuntura não é um procedimento emagrecedor em sua essência, mas contribui, a partir do momento em que ela atua no sentido de reduzir a ansiedade, em equilibrar os Zang/Fu afetados e harmonizar as emoções durante o processo de emagrecimento como irritabilidade, tristeza, depressão e pensamentos obsessivos por comida.

Neste estudo então foram selecionadas clientes, obesas, hipertensas, diabéticas e com feridas, no total de 11 mulheres.

Foi feita solicitação de autorização de uso da U.B.S. Mendes, ao Secretário da Saúde do Município de Cotia, Dr. Cláudio Saraiva, para desenvolvimento do tratamento de acupuntura. Por ser estabelecimento de saúde, onde uma das autoras trabalha. Marcou-se entrevista, exame clínico, fotos, levantamento de problemas, mensurações, distribuição de panfletos com orientações da tabela dos alimentos dos cinco elementos, água de limão e auriculoterapia como 1ª sessão, realizada no dia 31/08/2009, as 09h00min.

Agendamos sessões as 2ªs e 4ªs feiras até 21/12/2009, totalizando 30 sessões.

Iniciamos todas as 11 clientes com auriculoterapia chinesa. Montou-se um protocolo abdominal, e um de acupuntura de equilíbrio individual para cada cliente.

As pacientes referiram melhoras, já na primeira semana após a auriculoterapia.

Na segunda sessão algumas começaram a perder peso e se sentiram muito felizes, nas sessões seguintes melhoraram em termos gerais, ao final do tratamento todas conseguiram perder em torno de 5 a 8Kg, somente a paciente que praticou exercícios físicos é que perdeu 21.2Kg. Todas tiveram suas medidas de tórax, abdome e quadril diminuídas.

No geral todas terminaram o tratamento satisfeitas, com a auto-estima elevada, e com lição de casa, continuar com o que aprenderam sobre si e sobre o equilíbrio do corpo.

Só mudamos nosso corpo à custa de profundas alterações internas, apenas comida não basta para o equilíbrio.

Nosso corpo reflete nossa felicidade, nossa luz e harmonia com a vida.

Somente comer direito não basta; só trabalhar os músculos também não. Devemos ter uma atividade física que ative a circulação, que exija do coração um maior bombeamento de sangue.Tai-Chi-Chuan, dança, natação, esportes, são modalidades diferentes de trabalhos corporais que auxiliam na saúde. Outra atividade essencial e complementar é aquela que nos auxilia a percebermos melhor a nós mesmos, e o que se passa a nossa volta; yoga, meditação, Tai-Chi-Chuan, são modalidades essenciais para quem está sem centro, disperso ou perdido.

É importantíssimo o papel emocional durante o período em que estamos tratando uma pessoa para emagrecimento. As emoções são parte natural da existência humana, e nenhum ser está livre da tristeza, fúria ou preocupação,dentre outras tantas emoções. As emoções se tornam patológicas quando particularmente intensas e prolongadas.

Durante o tratamento nos preocupamos em fazer a harmonização das emoções alteradas.

Na prática clínica as emoções mais freqüentes foram a ansiedade, irritabilidade, tristeza, depressão e pensamentos obsessivos, ficamos atentos aos Zang/Fu relacionados com essas emoções para podermos harmonizá-los.

A acupuntura não é um procedimento emagrecedor em sua essência. Podemos concluir que a acupuntura, apesar de não ser uma terapia que promova diretamente a queima de calorias; é de extremo valor, quando queremos, não somente uma solução milagrosa e rápida, mas pensamos em corrigir o desequilíbrio de Yang/Yin e Zang/Fu em sua raiz. Então quando tratamos a obesidade e suas complicações com acupuntura, não estaremos apenas proporcionando o emagrecimento, mas restabelecendo a Harmonia Energética dos elementos que levaram ao ganho de peso corporal.

fonte: http://tinyurl.com/37lj3hn