segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Acupuntura auxilia no tratamento de alergias

As alergias aparecem de repente e vão embora da mesma forma. Isso gera desequilíbrios no sistema imunológico de quem é alérgico. Por estimular o sistema nervoso, regular e harmonizar o funcionamento do organismo, um dos benefícios da acupuntura é a terapia para alergias.

Tratamento milenar e método da medicina chinesa, a acupuntura consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e promover a saúde. Ela age liberando analgésicos naturais na corrente sanguínea, e, por isso, interrompe a assimilação de dor ou incômodo enviada ao sistema nervoso central.

O tratamento para as alergias é efetivo porque “seus efeitos são duradouros e muito mais seguros que os trazidos pelos medicamentos que, muitas vezes, deixam de ter efeito com o passar do tempo”, afirma Tylá Pilloto, naturóloga e acupunturista, para o site Acupunturista.

Energia dos meridianos
O corpo têm meridianos (nome dado aos canais de energia do organismo, pela Medicina Tradicional Chinesa) que, desequilibrados, afetam os órgãos. Segundo Luiz Alberto Bittencourt, acupunturista, a asma brônquica, por exemplo, é caracterizada por dispnéia e sibilos, que são, respectivamente, a falta de ar e alguns ruídos nasais semelhantes a assobios. “Na visão da Medicina Tradicional Chinesa, esses sinais e sintomas (alérgicos) estão relacionados ao pulmão, baço e rim. Devido essa relação de energia, a asma pode ser prolongada. O rim fica enfraquecido e pode tornar-se incapaz de receber a energia do pulmão”, explica.

Por meio de uma avaliação são descobertos os meridianos afetados de cada paciente, pois cada caso varia. “Frequentemente, a acupuntura é utilizada durante uma crise de asma. Existem os pontos específicos que são ligados a esses meridianos, do pulmão, baço e rim”, explica Bittencourt. Ele ressalta que o tratamento é destinado ao alívio da dispneia. Isso provoca o declínio da energia do corpo e, consequentemente, a dispersão dela para o pulmão. Assim, essa energia fluirá naturalmente, eliminando a mucosidade.

Também varia o número de sessões para cada pessoa. De acordo com Bittencourt, o tratamento é feito com cerca de 10 sessões e, com a melhora do paciente, as aplicações com agulhas são intercaladas. Quanto à cura das alergias, o acupunturista indica fatores inter-relacionados, como a qualidade da alimentação do paciente.

Além dos benefícios físicos, a acupuntura têm um comprometimento emocional. Conforme a interpretação oriental, o ser humano é um “complexo”, onde tudo está interligado e, por isso, o corpo, a mente e o espírito não podem ser tratados separadamente. No caso, os órgãos ligados às alergias tratam a percepção dos sentimentos. “Do pulmão é a tristeza, do rim é o medo e do baço a alegria”, afirma Luiz Alberto Bittencourt.

Moxabustão

Moxabustão é uma espécie de acupuntura térmica, com longo tempo de aplicação do fogo sob a pele, feita pela combustão das ervas Artemisia sinensis e Artemisia vulgaris. O estímulo de alguns pontos do corpo oferece calor e energia para o resto da estrutura. “A moxa é indicada para as doenças provocadas pelo frio e pela umidade, e para situações com deficiência de energia. O calor produz vasodilatação, efeito antiinflamatório e analgésico”, segundo o artigo Acupuntura e Moxabustão no Shang Han Za Bing Lun, do chinês Haosheng Zhang.

De acordo com Sara Calabro, acupunturista da página “Acupuntura Chinesa Harmonia e Saúde”, esses pontos também podem ser tocados como se fossem as agulhas da acupuntura, seguindo o mesmo raciocínio dos meridianos. “Tudo o que precisamos é de sete dedos e um pouco de concentração e coordenação”, esclarece.

Os pontos estimulados (seis no rosto e um na parte interna do pé) não substituem a prática real da acupuntura, mas são medidas preventivas e paliativas para diminuir os sintomas alérgicos. “Pode prolongar os efeitos do tratamento, de modo que você é capaz de dar mais tempo entre as consultas. Muito útil como um remédio no local para ataques de alergia repentinas”, afirma Sara Calabro.

Esse estímulo pode ser realizado com a pressão dos dedos em cada meridiano. Após apertar os pontos, o alérgico deve massagear em movimentos circulares. “O círculo precisa ser bem reduzido, mantendo uma firme pressão o tempo todo”, explica o acupunturista Carlos Alberto Rey, para o site Minhavida.

Pesquisa

Um estudo de 2013 avaliou 422 pessoas que sofriam de alergias. Realizado em Berlim, na Universidade de Charité, os participantes submetidos a sessões de acupuntura declararam um maior alívio de sintomas alérgicos. Eles foram separados em grupos e sujeitos a 12 sessões reais e outras falsas de acupuntura, além dos que receberam apenas remédios.

O estudo não conseguiu esclarecer precisamente como o efeito da acupuntura ocorre sobre o sistema imunológico. Mas, Benno Brinkhaus, coordenador da pesquisa, diz, segundo a revista Veja (09/2012), que a terapia com agulhas é uma possibilidade para quem sofre de alergias e, por alguma razão, não se dá bem com remédios.

Em um período posterior aos procedimentos, os autores da pesquisa observaram que os efeitos da terapia não são eficientes a longo prazo. Para a acupunturista Karolina Widerki, a acupuntura também pode ser feita para obter uma prevenção, pois ela consegue “restabelecer a energia”, ao ponto do paciente não ter mais crises alérgicas.

Fonte: http://portaldonic.com.br/jornalismo/2017/05/30/acupuntura-auxilia-no-tratamento-de-alergias/

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Acupuntura para ansiedade funciona e promove melhora da qualidade de vida

Com o estilo de vida atual têm sido desenvolvidos diversos problemas psicológicos, como transtorno depressivo, ansioso, bem como altos índices de estresse. São muitas as formas de tratar este tipo de problema, mas o que muita gente não sabe é que a acupuntura pode contribuir significativamente para eles.

Muitos transtornos psicológicos e problemas emocionais estão relacionados com o aparecimento de sintomas físicos, além dos propriamente psicológicos, pois corpo e mente são entidades integradas. Veja quais são os sintomas relacionados à ansiedade:

- Sintomas cognitivos: falta de memória, dificuldade de concentração e atenção, pensamentos intrusivos e negativos;

- Sintomas emocionais: alteração do humor, irritabilidade, intolerância, agressividade, frustração, desmotivação, apatia e agitação;

- Sintomas físicos: taquicardia, formigamento, dificuldade de respiração, dor muscular, dor de cabeça, insônia, alteração do apetite (para mais ou para menos), problemas gastrointestinais, queda de cabelo, alteração da imunidade, infecções, cansaço, problemas de pele, entre outros.

-Benefícios da acupuntura para ansiedade

A acupuntura é uma terapia milenar com base na Medicina Tradicional Chinesa, que tem como princípio fundamental o fato de que a saúde é o equilíbrio entre corpo e mente, tal equilíbrio é alcançado quando há fluxo suave do corpo e da energia, de forma contrária surgem sintomas em diversos níveis, inclusive ansiedade.

Uma das técnicas é a utilização de pequenas agulhas que são inseridas suavemente em pontos específicos do corpo, capazes de regular as funções que estão em desequilíbrio, assim, a acupuntura trata um problema mental a partir de estimulação física.

Portanto, assim como a psicologia, a acupuntura entende que corpo e mente estão integrados, além disso, a ansiedade é um quadro que mostra tal interação, uma vez que possui sintomas tanto físicos como psicológicos, como já fora visto anteriormente.

Com isso, é compreensível que a acupuntura possa trazer benefícios no tratamento de transtornos ansiosos, já que esta terapia busca restabelecer o equilíbrio. Veja os benefícios:
- Estimulação de produção de endorfina e serotonina;
- Promoção de equilíbrio físico;
- Redução da tensão muscular;
- Redução de dores musculares e dores de cabeça;
- Auxílio na regulação gastrointestinal;
- Relaxamento (o que ajuda a reequilibrar a frequência cardíaca);
- Reeducação e percepção da respiração (o que promove mais calma e tranquilidade);
- Autoconhecimento (pois a ativação de pontos que eram imperceptíveis passam a ser sentidos pelo paciente);
- Aumento da eficácia de medicamentos;
- Senso de autocuidado.

É importante referir que cada pessoa de adapta a um tipo de terapia, podendo então a acupuntura apresentar resultados bem-sucedidos ou não ao paciente com ansiedade.

Há diversos estudos científicos da área médica e da psicologia que demonstram eficácia da acupuntura para ansiedade no que se refere à redução e controle dos sintomas.

No entanto, é muito recomendável um trabalho interdisciplinar, isto é, promover um conjunto de tratamentos que inclua a psicoterapia, a acupuntura, mudança de hábitos de vida e em alguns casos, tratamento psiquiátrico.

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Benefícios da acupuntura na saúde da mulher

O tratamento através da acupuntura apresenta excelentes resultados em um variado número de disfunções que acometem a saúde da mulher moderna.

Entre elas destacam-se: a depressão, ansiedade, tensão pré-menstrual, enxaqueca menstrual, infertilidade e cistites de repetição. Entre as disfunções citadas, as que mais levam as mulheres aos consultórios de acupuntura são dor de cabeça, depressão, ansiedade e tensão pré-menstrual.

Quando o estímulo desencadeado pela agulha de acupuntura atinge áreas específicas do sistema nervoso central, ele desencadeia uma série de reações neuroquímicas, que terão como resposta a produção de um variado número de substâncias, de extrema importância na manutenção do equilíbrio orgânico - os neurotrasmissores: serotonina, noradrenalina, dopamina, beta endorfina, cortisol.

Segundo especialistas do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CBMA), órgão oficial da acupuntura médica do país, quando uma pessoa está depressiva e ansiosa, ela sofre uma desarmonia na oferta de neurotrasmissores como serotonina e noradrenalina.

Quando o paciente faz uso de um antidepressivo, este vai agir regularizando esta oferta. A acupuntura, por sua vez, faz exatamente a mesma coisa, só que sem os indesejáveis efeitos colaterais desses medicamentos.

As cefaleias crônicas, como as enxaquecas por exemplo, também se devem a uma disfunção nos neurotransmissores e através da acupuntura pode-se obter excelentes resultados no tratamento desse mal.

Porém, nesses casos, outras substâncias produzidas pela ação da acupuntura também são acionadas: a beta endorfina, que tem grande ação analgésica e o cortisol que é um excelente anti-inflamatório.

No caso da tensão pré-menstrual, que alia sintomas dolorosos e emocionais, como nervosismo, agitação, agressividade e tristeza, a acupuntura agirá através das substâncias já citadas, minimizando a dor, causando relaxamento uterino e acalmando a paciente.

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Acupuntura: 6 razões para fazer

Acupuntura é uma das chamadas práticas integrativas, isso é, tipos de tratamento que não são normalmente utilizados. Eles também são chamados de medicina alternativa e não é baseada em medicamento, mas sim em agulhas.

Como boa parte das práticas integrativas, essa também é originada no China há mais de dois mil anos e chegou até o ocidente há pelo menos 100 anos.

Hoje profissionais do mundo todo utilizam e recomendam essa prática para inúmeros motivos que trataremos mais à frente neste texto. Curioso?

Continue lendo esse texto, que iremos falar mais sobre esse tipo de tratamento e seus efeitos.

Afinal, o que exatamente é acupuntura?

Como dissemos, essa é uma terapia criada na china e, de forma resumida, trata-se da aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo a fim de promover saúde.

Ao serem inseridas, essas agulhas estimulam terminações nervosas que levam o estímulo até o cérebro, desencadeando efeitos diretos no corpo.

Para tratar diferentes problemas, terminações nervosas diferentes são estimuladas que acabam enviando diferentes mensagens para o cérebro que causam efeitos distintos no corpo.

Se você for cético pode estar duvidando dos efeitos curativos deste tratamento chinês, se este é o seu caso saiba que existem inúmeros estudos científicos e a sua eficácia é comprovada.


Para que serve

Você consegue tratar inúmeras condições com as picadas de agulhas como por exemplo: distúrbios do sono, problemas gastrointestinais, neurológicas e ortopédicos, doenças respiratórias, dentre muitos outros.

Além de distúrbios físicos, esse procedimento também é amplamente aplicado para o tratamento de condições psicológicas e emocionais como ansiedade, estresse e até depressão.


A gama de tratamentos que podem ser feitos ou auxiliados com as picadas de agulhas é realmente enorme, mas existem outros motivos? Vejamos:

Porque utilizar a acupuntura

Vamos agora abordar 6 benefícios que esta terapia chinesa pode trazer e que talvez você não tenha conhecimento:

1- Regulação do ciclo menstrual
Mulheres que sofrem com ciclos menstruais incertos, pode contar com as picadas de agulhas para ajudar a resolver esse problema. Essa técnica tem sido usada há séculos para essa finalidade e a mulher moderna também pode utilizá-la para alcançar uma melhor qualidade de vida.

2- Alívio de dor lombar
A dor lombar é uma das principais reclamações de pessoas com mais idade. Essa prática milenar pode ajudar a manejar essa dor, tornando-a mais branda e nem precisa de muitas sessões para isso. A acupuntura reduz a inflamação, promove a circulação sanguínea e ainda libera endorfinas, hormônios associados ao prazer e bem-estar. Uma pessoa feliz sente menos dores.

3- Ajuda a regular o sono
Insônia é uma condição que pode ser considerada cruel. E a rotina do século XXI não ajuda, estamos expostos a estresse a todo momento, trânsito, trabalho, filhos, etc. O uso de aparelhos eletrônicos também não tem ajudado.Sendo assim, se você se encontra nesse cenário, pode contar com um acupunturista para regular o seu sono e diminuir seus níveis de estresse.

4- Aumenta a imunidade
Chega de ficar doente a cada troca de estação! As agulhas também tem a capacidade de melhorar a sua imunidade, mais precisamente mais células de defesa são contadas no sangue de indivíduos que realizam essa prática.

5- Perda de peso
Atingir o peso ideal nem sempre é uma tarefa fácil, nesse sentido, ao invés de contar com o auxílio de medicamentos que têm o potencial de te fazer mal, por que não apostar nesta terapia chinesa? Essa prática melhora a digestão e aumenta o metabolismo, resultando na queima de mais calorias.

6- Acelera a recuperação de lesões
O fluxo sanguíneo é algo fundamental para a recuperação de lesões de modo geral. A metodologia auxilia justamente nessa ação, recuperando a circulação até um nível saudável. Essa prática pode diminuir o tempo de recuperação e tratamento fisioterápico de lesões musculares por exercícios físicos intensos, por exemplo.

Gostou do conteúdo sobre acupuntura? Lembre-se que você deve contar sempre com profissionais capacitados para realizar essa prática em você e com devida orientação médica.