quarta-feira, 22 de abril de 2015

Saiba mais sobre o equilíbrio através da auriculoterapia

A técnica de auriculoterapia è uma técnica da acupuntura de especialidade da Medicina Tradicional Chinesa, chamamos de micro sistema, capaz de funcionar como um receptor de sinais de alta especificidade, podendo refletir todas as mudanças fisiológicas dos órgãos e vísceras, dos quatro membros, do tronco, dos tecidos, etc. Quando se produz uma desarmonia em qualquer parte do corpo humano, este é refletindo na orelha com reações de caráter e localidades diferentes, específicos a cada enfermidade em particular, e deixando relações muito estreitas entre os locais reativos e as partes do organismo implicadas na patologia.

O corpo humano está devidamente representado no pavilhão auricular, se pararmos para analisar o formato da orelha invertida é a imagem de um feto levando a compreensão que podemos tratar mais de 200 patologias através da orelha, pois os pontos são reflexo a cada órgão do nosso corpo, e também se trata o estado emocional. Podendo ser estimulado (tonificado) ou sedado. Através da auriculoterapia podem ser tratadas; enfermidades de caráter funcional, enfermidades de caráter neurótico e psicótico; cefaléias, neurastenia, insônia e dor, etc. A auriculoterapia é provavelmente um dos mais antigos métodos terapêuticos praticados na china. Os pontos auriculares funcionam como uma memória do histórico patológico das pessoas, por isso o diagnóstico através destes, fornece-nos o desenvolvimento cronológico das enfermidades e a preparação para processos patológicos que ainda não se manifestaram clinicamente. O diagnóstico da auriculoterapia tem valor hoje semiológico muito próximo do diagnóstico através do pulso e da observação da língua na MTC.

O método de tratamento em auriculoterapia tem tido muito desenvolvimento durante estes últimos anos, desde as tradicionais agulhas de acupuntura de dimensões relativamente pequenas e muito finas, ás agulhas intradérmicas, a utilização do laser, passando pelas esferas magnéticas e moxabustão até a prática mais utilizada na China que é a colocação de pequenas sementes com adesivo demonstraram resultados excelentes, e são utilizados em conformidade com a necessidade do paciente, a sangria auricular é extremamente eficiente na drenagem dos canais, promovendo a circulação sanguínea, eliminando a estagnação do sangue, tranquilizando a mente, retirando calor e aliviando a inflamação e a dor.

Cada organismo reage de uma forma determinada ao estímulo, cada pessoa é um universo único, todo o tratamento pela auriculoterapia tem como objeto promover o equilíbrio do paciente e assim o seu bem-estar. A auriculoterapia pode ser usada também como prevenção de doenças, já que sabemos que com o tratamento à o equilíbrio do nosso corpo, fazendo com que promova qualidade de vida. Então procure já um profissional capacitado para se equilibrar.

Fonte: www.jcuberaba.com.br