sábado, 15 de fevereiro de 2014

Acupuntura - eficaz no tratamento da rinite e sinusite

Anualmente, com a chegada da primavera, ocorrem mudanças bruscas e repentinas de temperatura, e em decorrência dessas variações climáticas muitas pessoas são acometidas pelas doenças da estação das flores, especialmente rinite e sinusite.

A rinite pode ser compreendida como uma inflamação e/ou irritação crônica ou aguda da mucosa nasal. É uma doença que se manifestada com mais frequência em decorrência de alergia ou por reações do organismo aos agentes externos. Caracteriza-se pelos sintomas de congestão nasal, coriza, espirros e coceiras intensas, provocando efeitos que interferem na qualidade de vida e nas atividades profissionais.

Enquanto a sinusite é uma inflamação das vias respiratórias superiores, geralmente associada a um processo infeccioso por vírus, bactéria ou fungo, mas também pode estar associado a alergias ou a inalações de poluentes. Os sintomas são fortes dores de cabeça, obstrução nasal, febre, coriza e espirros. Nesse contexto de patologias sazonais, a Acupuntura surge como uma opção terapêutica eficaz no tratamento da rinite e da sinusite. A técnica permite a diminuição da intensidade das crises alérgicas, espaçando as ocorrências, além de aliviar os principais sintomas como espirros, coceiras e dor.

A Acupuntura tem a função de estimular pontos que ativam os canais energéticos do organismo, ajudando a comandar funções, estimulando a produção de analgésicos e anti-inflamatórios, fortalecendo assim, o sistema imunológico. O tempo de tratamento é singular, variando de uma pessoa para outra, conforme intensidade e resposta de cada organismo. Já na primeira sessão o paciente perceberá o alívio dos sintomas. Além da Acupuntura, pode-se utilizar também outro método terapêutico simples e indolor, a Auriculoterapia, que consiste na aplicação de pequenas sementes, cristais e agulhas ao longo do pavilhão auricular.

Por fim, cabe reforçar que tanto a Acupuntura quanto a Auriculoterapia, não apresentam contraindicações e podem ser utilizadas em conjunto com demais tratamentos de saúde.

Fonte: www.jornalnoroeste.com.br