quarta-feira, 13 de julho de 2011

O diagnóstico pela língua na Medicina Tradicional Chinesa

Uma consulta pela Medicina Tradicional Chinesa é repleta de particularidades. Para começar temos o interregatório, que costuma ser mais detalhado do que qualquer outro tipo de anamnese. Após o interregatório normalmente seguem-se alguns exames típicos, como a pulsologia e a análise da língua.

A língua nos permite fazer um diagnóstico preciso e objetivo em relação a outras técnicas diagnósticas. Com relação ao Pulso, este nos revela doenças externas enquanto a língua revela os Zang Fu. Na Medicina Tradicional Chinesa a língua é considerada o prolongamento do Coração onde a condição do Qi e do sangue são refletidos. É o broto do Coração, a raiz da mente.

A cor do corpo da língua reflete a saúde dos órgãos Yin, do sangue e do Qi nutritivo. É o aspecto individual mais importante na observação refletindo a verdadeira condição do corpo independente das condições temporárias como as resultantes de esforços físicos recentes ou aborrecimento emocional.

Um corpo de língua normal significa que esta está recebendo suprimento necessário do Coração.

A forma da língua reflete o estado de excesso e deficiência do sangue, podendo também sugerir a presença de fatores patogênicos como umidade, fleuma e vento.

A saburra é um subproduto fisiológico da digestão dos alimentos e dos fluídos realizados pelo Estômago. Também pode identificar alterações patológicas no corpo humano. Além de refletir a condição de vários Órgãos também mostra a força e a profundidade de vários fatores patológicos (vento-frio, vento-calor, umidade, etc.), podendo fornecer uma identificação segura e imediata. Sua cor é útil para diferenciar condições de frio e de calor e também reflete a transformação de uma doença externa para interna e vice-versa.

Sua umidade indica o estado dos fluídos corporais.

Pelo diagnóstico dos Oito Princípios podemos observar os padrões de exterior/interior, calor/frio, excesso/deficiência (deficiência de yin, Yang, de sangue, estagnação de sangue e fleuma), Yin/Yang.

Uma das funções mais interessantes de toda essa observação é acompanhar a evolução do tratamento. A língua ao longo das sessões vai se transformando e o próprio paciente muitas vezes passa a perceber a melhora visual do aspecto da sua língua, simultaneamente com a melhora dos seus sintomas.

Fonte: http://tinyurl.com/6gya2as