domingo, 10 de julho de 2011

Como a acupuntura pode auxiliar no combate ao stress e a depressão?

A acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa na qual o terapeuta insere agulhas em pontos específicos do corpo, de acordo com a avaliação feita previamente, e tem sido amplamente utilizada para auxiliar o combate ao stress e a depressão, queixas constantes dos pacientes. O stress é uma resposta natural do corpo a qualquer novo estímulo recebido pelo sistema nervoso, de forma a adaptar-se ao meio ambiente. Quando o stress é constante ocorrem diversas patologias como ansiedade, dores musculares, insônia e dores de cabeça. Já a depressão pode ser encontrada em pessoas com alto nível de stress, decorrente da vida moderna, que nos impulsiona ao excesso de trabalho, a falta de tempo, a alimentação inadequada e ao sedentarismo. Todos esses fatores podem contribuir de forma significativa para que o indivíduo adquira o stress e/ou a depressão.

A depressão pode ser caracterizada quando o paciente apresenta humor deprimido, interesse diminuído por algumas ou todas as atividades do dia-a-dia, insônia, agitação, fadiga, capacidade diminuída de concentração e de memória. O diagnóstico de um psicólogo e de um psiquiatra se faz necessário nos casos de depressão, que pode ter diversos graus. A inserção da agulha em pacientes com stress e depressão propicia uma resposta do sistema nervoso central produzindo substâncias, principalmente hormônios, como a endorfina e a serotonina indutoras da sensação de bem-estar no organismo.

O terapeuta irá diagnosticar um padrão energético e a partir deste padrão é que a seleção dos pontos será feita. O tratamento de acupuntura é inteiramente individualizado, pois cada pessoa reage diferente ao mesmo estímulo. Os resultados são bastante favoráveis e os pacientes com stress conseguem diminuir o ritmo interno, reduzindo a ansiedade e a irritabilidade, lidando melhor com novos estímulos stressantes. Nos pacientes com depressão um dos primeiros sinais característicos são a melhora na qualidade do sono e a diminuição do cansaço. A acupuntura tem mostrado para o ocidente sua importância no tratamento de depressão e do stress buscando a interação entre a Mente e o Corpo. No tratamento holístico buscamos sempre o equilíbrio para uma melhora na qualidade de vida.

Fonte: http://www.conteudosaude.com.br/conteudoExtra.aspx?id=7334