sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Tratamento das emoções pela Medicina Tradicional Chinesa

Os fatores de adoecimento na Medicina Tradicional Chinesa são considerados tanto no aspecto interno quanto no externo. O indivíduo pode adoecer por deficiência de seu sistema de defesa (meio interno) que consideram a estrutura genética e hereditária, o modo de vida e os sentimentos. Já pelo fator externo dependem do clima em suas manifestações diversas, e do meio ambiente.

Iniciar o estudo sobre a perspectiva da Medicina Tradicional Chinesa quanto à Psique e a sua interação com os processos corporais relativos aos padrões de saúde e doença. Busca-se também compreender a relação dinâmica entre o psiquismo e a fisiologia energética para integrar a acupuntura como recurso terapêutico complementar à prática do psicólogo clínico no tratamento das emoções.

Alguns textos clássicos da MTC mostram as doenças mentais como fonte de desequilíbrios ligados ao Coração, a morada do Shen ou consciência, ou ao Fígado que é responsável pelo fluxo de Qi e das emoções.

Todas as síndromes mais importantes que incluem insônia, ansiedade, mania, depressão, histeria e psicose tem como base alterações do Shen, do Coração e do Fígado.

Observa-se que na MTC, certas pessoas com baixa energia dos Rins tem um desenvolvimento normal do aparelho psíquico, porém apresentam sérias doenças físicas, tais como distrofia muscular, doença desmielinizante, dentre outras. Existem outros que apesar de aparentemente saudáveis, trazem consigo distúrbios psíquicos graves. E muitos têm os dois problemas concomitantemente. Há casos em que a deficiência de energia renal pode expressar-se no pólo psíquico, no físico ou, se for de grande intensidade, em ambos e isso varia de indivíduo para indivíduo.

Alguns distúrbios depressivos mais comuns:

  • Depressão maníaca: fogo por deficiência do coração/fogo do coração
  • Depressão e agressividade: estagnação do Qi do fígado/fogo no fígado
  • Depressão com ansiedade: deficiência do Qi, sangue e yin do coração
  • Depressão da menopausa: deficiência do yang do coração e do rim/deficiência do yin do coração e do rim
  • Depressão e labilidade emocional do período pré-menstrual: estagnação do Qi do fígado/hiperatividade do yang do fígado
  • Depressão pós-natal: deficiência do Qi e do sangue
  • Depressão e impotência: deficiência do yang do rim e deficiência do coração com distúrbio do shen do coração
  • Depressão e consumo excessivo de energia: excesso de vontade do rim e deficiência do Qi do rim

Na Medicina Tradicional Chinesa não há como tratar corpo e mente separadamente, pois um interage com o outro. Cada órgão está de forma direta ou indireta relacionado a diversas emoções, assim como os sentidos, os tecidos e as funções.

O desequilíbrio instalado é que dá origem à doença e traz consigo alterações em todos os sistemas. Como corpo e mente formam um todo integrado e inseparável, as emoções podem não somente causar desarmonia, mas também serem causadas por esta.

A MTC prioriza o equilíbrio como uma questão básica para uma boa saúde. Qualquer desarmonia contínua pode se tornar uma causa patológica. O equilíbrio é relativo para cada indivíduo, ou seja, o que é muito para um indivíduo, pode não ser suficiente para o outro.

Fonte: http://tinyurl.com/68rf3o