domingo, 20 de fevereiro de 2011

Acupuntura no tratamento da insônia

A Insônia é, atualmente, uma das principais queixas presentes nos consultórios médicos. O corre-corre do dia a dia, o estresse, a má alimentação e o sedentarismo são fatores que colaboram para o estabelecimento do quadro. Infelizmente, as pessoas que sofrem de insônia demoram a buscar tratamento, quando o fazem. Em geral os malefícios da falta de sono não são levados a sério por quem sofre deste mal, o que faz com que o tratamento e reestabelecimento seja mais difícil e demorado.

A qualidade do sono é aspecto fundamental do conceito atual de saúde. Quando dormimos mal todos os sistemas do corpo são afetados: além de cansaço permanente, quem dorme mal em geral também se alimenta mal, principalmente se tiver o hábito de ingerir alimentos no período noturno. Existe uma grande comorbidade entre obesidade e insônia. Além disso, quem sofre de insônia em geral é ansioso, e quem é ansioso tende a ter a respiração curta e superficial, o que prejudica a atividade pulmonar a circulação de oxigênio pelo corpo.

O sono também apresenta uma função de reparação mental muito grande: é como se, durante as horas dormidas, o cérebro fosse desfragmentado, tal qual o disco rígido de um computador, jogando-se fora o que não serve mais e abrindo espaço para novas percepções e tarefas. Sem o sono, esta atividade de reparação mental diminui e as capacidade cognitivas são prejudicadas: a concentração cai, a memória enfraquece e a própria capacidade de fixar novas informações e lembranças se torna frágil.

A insônia faz parte da própria história do homem, estando presente em versos de poesias e em letras de música. De certa forma é até mesmo reverenciada pelo cinema e pelas musas e astros de Hollywood, adeptos das bolinhas para dormir ou da insônia em si como ferramenta inspiradora, como já até o admitiu Woody Allen, grande entusiasta da psicologia humana. Pode até ser que o primeiro homem a notar a mudança de posição das estrelas no céu ao longo do ano sofresse de insônia: as noites escuras e intermináveis de inverno na ausência de sono podem ser as responsáveis pelo conhecimento que se tem hoje do universo e do movimento dos astros em suas órbitas. De qualquer forma, peça para um insone fazer um desejo que, certamente, ele vai preferir uma boa noite de sono a qualquer cheque cheio de zeros.

Insônia e Medicina Tradicional Chinesa

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, a insônia é causada por uma combinação de fatores etiológicos e pode se apresentar de quatro diferentes formas: dificuldade em pegar no sono, de manter o sono após ter adormecido, de dormir após o amanhecer ou de dormir a noite inteira. Além disso, a insônia geralmente aparece combinada com outros sintomas como tontura, dor de cabeça, palpitação, memória pobre e desordens mentais.

Dentre os fatores etiológicos, quatro deles devem ser destacados por estarem presentes na grande maioria dos casos. Levando-se em consideração a Escola dos Cinco Elementos, a Medicina Chinesa compreende a Insônia como uma desarmonia entre Fogo e Água, que devem estar sempre em equilíbrio para proporcionar harmonia no organismo. O Fogo, representado pelo Coração, deve ser mantido sob controle pela Água, representada pelo Rim. Se por algum motivo este equilíbrio se perder e Água não conseguir subjugar o Fogo, a hiperatividade do Coração lesará o Rim, principalmente em seu aspecto Yin, o que levará à insônia. Muitos fatores podem afetar a qualidade do elemento Água no organismo, dentre eles características hereditárias congênitas, excessos na vida sexual ou doenças prolongadas que debilitem a essência estocada no Rim.

Um fator etiológico dos mais importantes é o aspecto mental do paciente. Como já foi dito anteriormente, quem sofe de insônia geralmente é ansioso, e a ansiedade e o estresse podem facilmente danificar o Coração e o Baço, dois sistemas fundamentais na produção de sangue e em sua circulação pelo organismo. Se o sangue é de má qualidade ou em quantidade insuficiente para circular por todo o corpo e nutrir os órgãos e sistemas, o Coração (que, segundo o Huang Di Nei Jing, governa a circulação e o aspecto mental Shen-Mente) estrará em deficiência e não será capaz de abrigar a mente. Isto quer dizer que, em outras palavras, não há sangue suficiente para nutrir o cérebro, o que causará a insônia. O famoso médico chinês Zhang Jingyue (1563 – 1640DC) afirmava: “O excesso de trabalho e a ansiedade debilitam o sangue e perturbam a mente. Como resultado, a insônia aparece”.

A Depressão emocional também deve ser levada em consideração, posto que estagna o Fígado em sua função de fazer Qi e Sangue circularem livremente pelo corpo. Esta estagnação, se permanecer por um longo período, pode facilmente evoluir para a condição de Fogo, que se agitará perturbando a mente e causando a insônia.

Outro fator que, segundo a MTC, interfere na qualidade do sono, é a digestão pobre: a comida não digerida se acumula no Aquecedor Médio causando a condição de Fleuma-Fogo e lesando tanto Estômago quanto Baço. De acordo com o Huang Di Nei Jing, se a função do Estômago for prejudicada, o sono também o será.

Desta forma, e de modo geral, a insônia envolve desarmonias entre Coração, Baço, Rim, Fígado e Estômago, e a análise de outros sintomas além da insônia deverão ser levados em consideração no estabelecimento do diagnóstico e do tratamento. Muitas vezes os pacientes se fixam apenas na insônia e omitem outras ocorrências como palpitação, memória pobre, perda de apetite, irritabilidade, dor de cabeça, tontura, boca seca, gosto amargo na boca e sensação de queimação no estômago. Tais sintomas são imprescindíveis para que o médico chinês possa fazer a diferenciação de síndromes e planejar o tratamento de modo adequado.

Em geral a Acupuntura age de modo bastante eficaz na condução dos tratamentos de insônia, demandando um número pequeno de sessões para a melhoria dos sintomas. Na grande maioria dos casos, o paciente experimenta bastante alívio logo após a primeira sessão de atendimento. A Fitoterapia Chinesa é outra ferramenta bastante eficaz na condução do tratamento.

Fonte: http://tinyurl.com/6khvn5u