domingo, 30 de agosto de 2015

Acupuntura alivia dores causadas por disfunção na mandíbula

O tratamento das dores causadas pelas Disfunções Temporomandibulares (DTM) ganhou uma nova aliada. A pesquisadora Ana Campana, da Faculdade de Odontologia da USP (FO-USP), conseguiu identificar que sessões de acupuntura podem aliviar as dores nos pacientes com a síndrome logo no primeiro contato com a terapia. Responsável por incômodas dores de cabeça e ouvido, sensações de pressão atrás dos olhos e zumbidos, a DTM pode atingir a maior parte da população mundial.

Um ponto e uma síndrome. Foi partindo desses dois elementos que Ana, mestre em Odontologia pela FO, decidiu estudar a acupuntura dentro de sua área. A técnica chinesa, já reconhecida pelo Ministério da Saúde por seu poder terapêutico, é amplamente utilizada na Medicina, mas tem pouca visibilidade entre os cirurgiões-dentistas brasileiros. "Na USP toda só tem uma professora com cadeira em Odontologia sobre acupuntura", fala a pesquisadora que, interessada pela resposta da terapia, quis estudar como ela funcionaria atuando em um único ponto, no combate às dores vindas da DTM.

A disfunção estudada pela pesquisadora é uma alteração no funcionamento da articulação responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca, e vários são os motivos que podem provocá-la, como o ato de ranger os dentes, por exemplo.

Eficácia comprovada

A técnica consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos com potencial de ativar substâncias no cérebro que combatem a dor. "É como se você conseguisse chegar no cérebro da pessoa e mostrasse para ele que essa dor não está trazendo benefícios", explica Ana. Analisando 56 pacientes que apresentavam dores nos músculos da face causadas pela DTM, a pesquisadora aplicou o método no lado direito dos rostos de seus pacientes, no ponto denominado Estômago 7 (E7).

Medindo a evolução da dor das pessoas agulhadas no término da sessão com os parâmetros Limiar de Dor a Pressão (LDP) e Escala Visual Analógica (EVA), Ana verificou que ambos os indicadores mostraram uma notável redução da dor nos pacientes e que o método era comprovadamente eficaz, surtindo efeito mesmo naqueles que diziam não acreditar na sua eficiência.

Observou-se que, independentemente da crença nas agulhas, todos os pacientes que foram submetidos ao método tiveram uma redução de mais de 40% da dor após a sessão, e que o agulhamento no lado direito resultou em melhora também quando aplicado no lado esquerdo, ou seja, em oposição ao foco da dor. Segundo a mestre, como a acupuntura tem um resultado sistêmico, ainda que o lado agulhado não seja aquele que provoca a dor no paciente, o efeito da técnica mantém-se o mesmo.

Utilidade pública

A dentista defende que a implantação do sistema de acupuntura no setor público de Odontologia é uma questão de utilidade pública. Componente do Conselho Regional de Odontologia, a pesquisadora explica que o Conselho Federal da área precisa outorgar essa necessidade para que o profissional do ramo possa entrar no setor público como especialista em acupuntura.

"O paciente poderia sair do posto de saúde com parte do problema resolvido", ressalta a dentista que acredita que o uso da acupuntura aliado aos tratamentos tradicionais diminuiria a necessidade de analgésicos.

Fonte: http://www.usp.br/aun/exibir.php?id=6873&edicao=1200