sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Acupuntura para grávidas

Parte da Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura pode auxiliar no tratamento de diversas enfermidades. Isto porque suas causas estão relacionadas à energia vital do corpo humano, que pode ser reequilibrada com a estimulação de determinados pontos. Mas, a técnica não serve somente para as doenças. Os benefícios da acupuntura para grávidas também podem ser interessantes.

Acupuntura para gestantes

A acupuntura é um segmento da Medicina Tradicional Chinesa que trata o corpo através dos seus canais de energia. Chamados de meridiano, eles podem ser estimulados por agulhas através de pontos funcionais espalhados por todo o corpo.

Fertilidade

Segundo a médica acupunturista Silvana Pereda, membro do Colégio Medico de Acupuntura do Estado de São Paulo, a acupuntura pode começar a ser feita antes mesmo de a mulher engravidar. Isto porque ela equilibra a energia do organismo e ainda pode contribuir como método complementar para tratamentos contra a infertilidade.

Gestação

Além de melhorar a energia que a mãe que passará para o bebê, a acupuntura na gravidez ainda pode trazer benefícios físicos. "A acupuntura contribui para melhorar a energia transmitida ao feto e ainda pode ajudar no tratamento da hipertensão, nos enjoos, inchaço e dor nas costas", lista a especialista.
"A mulher, enquanto gera uma criança, precisa dividir sua energia com o feto e essa divisão pode causar algumas deficiências que geram problemas", explica Silvana, que lista os principais desconfortos da gestação que podem ser tratados com acupuntura.

Benefícios da acupuntura para grávidas
  • Hipertensão: "a hipertensão está ligada à base emocional. Se a mulher está agitada, o quadro de pressão alta pode piorar. Estimular pontos que acalmam o mental e devolvem o equilíbrio pode evitar essas situações".
  • Depressão: "se a mulher já tem uma deficiência energética no sague, há uma tendência maior para o desenvolvimento da depressão. Neste caso, vamos estimular pontos que aumentem a produção de sangue para conseguirmos o equilíbrio".
  • Dor nas costas: "conforme o feto ganha peso, a mulher começa a sentir dores nas costas. O estimulo em pontos específicos pode relaxar a gestante. A mãe quando sente dor fica tensa e a tensão pode passar para o bebê. Por isso, é muito importante tratar suas causas".
  • Enjoo: "as modificações no corpo da mulher favorecem os enjoos. Pontos sistêmicos ou a auriculoterapia podem melhorar esses sintomas" (A auriculoterapia é um tratamento feito com a aplicação de sementinhas na orelha, região que possui pontos ligados ao corpo inteiro).
  • Inchaço: "no final da gestação a mulher tende a inchar muito. É possível fazer a acupuntura em pontos que estimulem a drenagem de líquidos. A circulação mais ativa pode melhorar até a pele".
Riscos e contraindicações
Mas existem alguns cuidados que devem ser tomados na hora de fazer acupuntura grávida. "Existem pacientes que são fracas energeticamente e o estímulo da acupuntura pode ser muito forte", alerta Silvana.
Além disso, determinados pontos devem ser eliminados do tratamento, pois podem ser abortivos. "Existem pontos que devem ser evitados durante toda a gravidez porque eles mechem com o útero e causam o abortamento", explica a médica.
"As pacientes devem ser analisada individualmente porque reagem de formas diferentes", diz a especialista, que ainda alerta para o tipo de tratamento que a acupuntura se propõe. "A acupuntura ajuda a manter o equilíbrio energético, mas não elimina a necessidade de tratamentos medicamentosos. A terapia serve para evitar o aparecimento de novos problemas e age como coadjuvante da medicina tradicional".

Fonte: bebe.bolsademulher.com

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Acupuntura pós-parto: benefícios para amamentação

"Como a mãe pode perder sangue durante o parto, existe a possibilidade de ela desenvolver alguns problemas. Com a acupuntura podemos melhorar pulmão, o baço, o pâncreas e estimular a produção de sangue, que além de evitar a depressão, ainda aumenta a imunidade", explica a médica acupunturista Silvana Pereda, membro do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo.

Acupuntura para a amamentação

Os benefícios da acupuntura para amamentar podem ajudar a nova mamãe nessa fase. "O leite, na concepção da Medicina Tradicional Chinesa, nada mais é que o sangue com grande quantidade de agentes imunológicos. Então, pontos que aumentam a formação sanguínea também melhoram a produção do leite", conta a médica. Além do estimulo à produção, pontos relacionados aos dutos que permitem a saída do leite também podem ser estimulados.

Fonte: bebe.bolsademulher.com