segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Acupuntura e tratamentos odontológicos

Não é de hoje que conhecemos a acupuntura, afinal de contas, trata-se de uma terapia chinesa milenar. Entretanto, sua aplicação na área odontológica é relativamente nova, sendo um grande diferencial para os dentistas que querem se destacar e no concorrido mercado, podendo ser aplicada durante o atendimento ao paciente, em todas as especialidades, diminuindo tensão e dor, numa hora não muito confortável.

De acordo com a Professora Fátima Stein, doutora em Acupuntura, mestre em Ortodontia e especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares, a terapia diminui a salivação intensa e a náusea, que atrapalham muito os tratamentos, em apenas alguns minutos. Também relaxa a musculatura nos procedimentos que exigem que o paciente fique muito tempo com a boca aberta e também diminui sangramento nas cirurgias. "Ajuda ainda nos tratamentos endodônticos (de canal) a melhorar dor e diminuir infecções. Na periodontia, colabora na diminuição da gengivite e sangramentos e na odontopediatria ajuda a acalmar a criança", enfatiza a cirurgiã-dentista.

Todos esses benefícios se explicam tendo em vista que pesquisas científicas já comprovaram que a ação analgésica da acupuntura faz o sistema nervoso central liberar na corrente sanguínea opióides endógenos 700 vezes mais fortes que a morfina. "A eficácia da terapia é comprovada na hora do procedimento ou então no dia seguinte dependendo do tipo de tratamento que está sendo feito", explica a professora doutora.

Dessa forma, a acupuntura funciona como complementação aos tratamentos odontológicos, mas também pode ser utilizada de forma sistêmica, na ação de prevenção de cáries, inflamações e dores. "Assim, o objetivo principal da acupuntura na Odontologia é equilibrar o organismo, melhorar o sistema imunológico e com isso restabelecer e manter a saúde do paciente", afirma Dra. Fátima.

Segundo ela, a aplicação das agulhas é efetuada em todos os pontos de acupuntura, localizados pelo corpo e não somente na região da face. "Para as crianças, existem aplicações menos invasivas, as quais, ao invés de agulhas, utilizamos o laser de baixa intensidade, pastilhas de silício e o Hai Huá (aparelho que emite estímulo magnético)".

A utilização da acupuntura na Odontologia é reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia desde 2008. Atualmente, pelo menos 340 profissionais já estão habilitados e exercendo a terapia em todo o Brasil. Com isso, a terapia faz parte de uma abordagem atual para o profissional que prima por resultados de tratamentos mais rápidos e mais agradáveis para seus pacientes.

A Professora Fátima Stein, que ministra aulas sobre o tema na Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic, em Campinas (SP), esteve na AORP - Associação Odontológica de Ribeirão Preto, no último dia 30 de novembro, onde apresentou a palestra "Acupuntura na Odontologia".

 Fonte: www.odontomagazine.com.br