segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Acupuntura contra alergias

Todos os anos, com a mudança de estação e a chegada do frio, as pessoas são acometidas pelas famosas doenças de inverno, especialmente rinite e sinusite, que atingem as vias respiratórias superiores. Não que esses males não apareçam em outras épocas do ano, mas são bem mais freqüentes quando ocorrem mudanças bruscas no tempo.

O tratamento com acupuntura apresenta excelentes resultados para prevenir e combater as sinusites, diminuindo a intensidade das crises, espaçando as ocorrências e até mesmo livrando o paciente definitivamente do problema. A acupuntura estimula pontos que ativam os canais energéticos do organismo, ajudando a comandar funções, estimulando a produção de analgésicos naturais e fortalecendo o sistema imunológico, esclarece Drª Leila Ogata Ogusco, médica do Kyron SPA.

No caso da sinusite, que pode acontecer acompanhada de dores intensas na face e na cabeça, Drª Leila costuma associar acupuntura com a eletroacupuntura (em que eletrodos são presos às agulhas e emitem estímulos elétricos semelhantes a choquinhos no corpo). A vantagem da eletroacupuntura é que o metal da agulha é um bom condutor de corrente elétrica, o que potencializa bastante o estímulo desejado. Com a técnica, a médica trabalha pontos específicos na região do nariz, que promovem grande alívio da dor e desobstrução dos seios da face desde a primeira sessão.

No tratamento da rinite com acupuntura também é possível sentir efeito já no primeiro dia, com a redução da secreção e o descongestionamento das vias aéreas minutos após a aplicação. Para as duas ites, em três ou quatro sessões -sendo uma por semana-, é possível perceber uma grande melhora, de acordo com Drª Leila. Como são doenças crônicas, a reincidência pode ocorrer, por isso é indicado prolongar o tratamento conforme orientação médica.

A acupuntura ajuda a harmonizar de forma natural o funcionamento do aparelho respiratório. Pode ou não ser associado ao tratamento medicamentoso, de acordo com critério médico. O importante é não abrir mão de uma orientação especializada e lembrar que, se tratadas de forma inadequada, essas doenças podem acarretar problemas mais graves, alerta a médica.

Rinite
Doença alérgica bastante comum, tem como principais sintomas irritação da mucosa do nariz, espirros, coriza e coceira nos olhos, boca e nariz. Em muitos casos, a rinite evolui para sinusite.

Sinusite
Doença causada por alergias ou infecções por vírus ou bactérias, caracteriza-se pela inflamação da mucosa que reveste os seios da face. Seus sintomas são forte pressão e dores de cabeça e abaixo dos olhos, inchaço nas pálpebras, nariz entupido e secreção espessa, tontura, mal-estar e febre.

Dicas de prevenção
- Evitar permanecer em lugares pouco arejados, pois aumentam os riscos de contaminação por vírus ou bactérias;
- Evitar a fumaça de cigarro;
- Evitar carpetes, cortinas, bichos de pelúcia, caso tenha doença alérgica;
- Lavar cobertores, edredons e roupas de lã antes do uso;
- De preferência secar roupas no sol;
- Agasalhar-se para não expor o corpo a temperaturas baixas e a mudanças bruscas;
- Lavar as mãos com freqüência;
- Ingerir bastante líquido (exceto bebidas alcoólicas);
- Praticar exercícios físicos, que aumentam a capacidade respiratória;
- Escolher alimentos ricos em vitamina C.

Fonte: http://www.bolsademulher.com/

Acupunturas são tratamentos eficazes no distúrbio relacionado ao trabalho

Os DORT's - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho são reclamações de 3,5 milhões de pessoas no Brasil, acima de 18 anos, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde de 2013, realizada pelo IBGE. Esses agravos são causados por esforços repetitivos, movimentos, posições relacionadas ao trabalho ou ambiente laboral e não são doenças, de acordo com a cartilha LER DORT produzida pela Sociedade Brasileira de Reumatologia em 2011. LER (Lesão por Esforço Repetitivo), um termo mais antigo e conhecido pela população, é definida por um conjunto de afecções do sistema muscoesquelético e que podem se apresentar de diferentes formas, locais e intensidade. Já os DORT,s se tratam de um conceito revisado, atual e mais específico. No entanto trataremos como LER/DORT.


Há estudos que apontam que o agravamento de LER/DORT está relacionado também ao contexto socioeconômico, ambiental, familiar, depressão e insatisfação com o trabalho, segundo informações divulgadas pela Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Entre as diversas formas de tratamento integrativos à medicina convencional, podemos apontar as acupunturas como forma de prevenção e controle das dores e inflamações ocasionadas pelos Distúrbios Osteomusculares. De acordo com a terapeuta naturalista e acupunturista Angélica Carvalho, é preciso chamar a atenção para as atitudes preventivas, antes de mais nada, através das terapias naturais. O tratamento ágil a partir das primeiras dores nos membros, sobretudo nos locais de articulação, como punhos, cotovelos e joelhos pode ainda reverter o quadro.

Mesmo nos casos em que LER/DORT já estão instalados, as formas não invasivas de acupuntura podem servir muito bem para o tratamento.

As acupunturas com agulha ou as formas não invasivas, como Stiper (pastilhas de celulose com dióxido de silício coladas em pontos energéticos) ou Fio de Manaka (produz bombeamento eletrônico) trabalham para que a situação não evolua, além de evitar que novos agravos apareçam no organismo a partir do uso prolongado de medicamentos químicos.

Angélica Carvalho descreve como agem essas técnicas no organismo. "As terapias convocam endorfinas que funcionam com o poder de analgésicos, anti-inflamatórios e calmantes, excluindo a necessidade de fazer o uso de medicamentos farmacêuticos com estas funções, evitando, assim, uma alta dosagem de corticoides que, por sua vez, depositam muita dexametasona no organismo. Esta substância a longo prazo mina a energia ancestral depositada nos rins e faz diminuir o Chi que fica em desequilíbrio. O Chi Ancestral dá a longevidade e precisa estar em equilíbrio com o Chi Adquirido, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa", explicou a acupunturista.

Em geral, LER/DORT se manifestam nas articulações como: a coluna, ombros, joelhos, punhos, cotovelos, quadris e tornozelos, além das articulações dos dedos. Carvalho também acrescenta os Florais de Bach, preparados com flores inglesas, como outras formas integrativas ao tratamento desses distúrbios. "Os Florais agem em nível energético e pressionam o organismo para que haja respostas físicas. A indicação dos Florais, complementares a outros tratamentos, é realizada quando o paciente dá sinais mais graves dos problemas".

Contudo, antes que surja qualquer sinal, é importante observar os movimentos realizados durante o dia, a postura e as posições no local de trabalho. A melhor maneira de evitar problemas é variando os movimentos sempre que possível, mudando de posição com frequência e lançando mão de equipamentos e mobiliários ergonômicos. Além disso, ao chegar em casa após o trabalho, pode ser usado o Fio de Manaka para facilitar o relaxamento, a partir da orientação de um terapeuta.

Conheça um pouco mais das terapias citadas

Stiper - são pastilhas de celulose com dióxido de silício, criadas na Espanha no anos 90 e permite uma agilidade e substituição do tratamento convencional realizado com agulhas, para alguns casos. Essas pastilhas são coladas ao corpo pelo acupunturista com o auxílio de um eletrodo e devem ser deixadas no local durante período determinado pelo tratamento.

Fio de Manaka - foi um invento do médico japonês Yoshio Manaka na década de 40, que permite um bombeamento iônico e a passagem elétrica em um só sentido. A utilização deste fio permite resposta terapêutica mais ágil, além de reduzir o número de agulhas utilizadas no tratamento com acupuntura tradicional.

Florais de Bach - terapia com finalidade de equilibrar o indivíduo através da elevação de suas vibrações e abertura de sua percepção, despertando o doente para a cura interior.

Acupuntura tradicional com agulhas - é uma técnica milenar chinesa, onde são aplicadas agulhas em diferentes meridianos e pontos energéticos do corpo para aliviar sintomas e dores.

Fonte: http://cidadeverde.com/

Acupuntura é eficaz contra ondas de calor na menopausa

Nos mais de 2.500 anos que se passaram desde que a acupuntura foi usada pela primeira vez pelos antigos chineses, ela tem sido usada para tratar uma série de condições físicas, mentais e emocionais.
Isto inclui náuseas e vômitos, reabilitação de acidentes vasculares cerebrais, dores de cabeça, cólicas menstruais, asma, fibromialgia, artrose - apenas para citar algumas possibilidades.

Agora, uma análise de todos os estudos controlados e randomizados já feitos sobre o assunto indica que a acupuntura pode minimizar a gravidade e a frequência das ondas de calor das mulheres na menopausa.

Acupuntura contra ondas de calor

Embora os estudos individuais forneçam resultados inconsistentes sobre os efeitos da acupuntura em outros sintomas relacionados com a menopausa - como problemas de sono, distúrbios de humor e problemas sexuais - as conclusões são bem claras acerca dos impactos positivos tanto sobre a frequência quanto sobre a severidade das ondas de calor.

Foram incluídas na análise as mulheres que passaram pela menopausa natural com idade entre 40 e 60 anos. As terapias envolvidas incluem diferentes formas de acupuntura, incluindo acupuntura chinesa tradicional, acupressura, eletroacupuntura, acupuntura a laser e acupuntura auricular.

Curiosamente, nem o efeito da frequência das ondas de calor e nem a gravidade dessas ondas parecem estar relacionadas com o número de sessões ou a duração do tratamento.

Os resultados também mostraram que a acupuntura simulada - uma espécie de "placebo da acupuntura" - pode induzir um efeito comparável à da verdadeira acupuntura para a redução da frequência das ondas de calor, mas não quanto à sua gravidade, que só cedeu com o tratamento efetivo.

Após as sessões de acupuntura, os efeitos sobre as ondas de calor se mantiveram em média por três meses.

O estudo foi publicado na revista Menopausa, da Sociedade Norte-Americana de Menopausa (NAMS).

Fonte: http://www.diariodasaude.com.br/

Acupuntura trata doenças inflamatórias fatais

Quando a acupuntura começou a se tornar popular no ocidente, os médicos tradicionais se apressaram em se apresentar como céticos. Ao longo do tempo, através de observações detalhadas, os cientistas coletaram evidências reais de que os antigos praticantes chineses das artes médicas estavam no caminho certo.

Hoje, os "praticantes da medicina ocidental" lutam por uma reserva de mercado, em que só eles possam usar a técnica. Agora as coisas estão indo além, e já se começa a falar em procurar por medicamentos que possam imitar os efeitos da acupuntura.

Eletroacupuntura contra sepse

Uma nova pesquisa documentou uma capacidade extraordinária da acupuntura em uma área em que os médicos acreditavam ser área de atuação exclusiva dos medicamentos químicos. A acupuntura se mostrou eficaz no tratamento da sepse, uma infecção generalizada que causa milhões de mortes no mundo todo.

A sepse é uma condição que geralmente se desenvolve em unidades de tratamentos intensivos (UTIs), partindo de infecções e inflamações - trata-se de uma resposta inflamatória sistêmica que ocorre devido a uma falha do sistema imunológico em controlar uma infecção local.

Já se sabia que a estimulação de um dos principais nervos do corpo, o nervo vago, desencadeia processos que reduzem a inflamação. Como a acupuntura lida com terminações nervosas, o Dr. Luis Ulloa, da Universidade Rutgers (EUA), queria saber se um tipo especial de acupuntura, a eletroacupuntura, que aplica uma pequena corrente elétrica através das agulhas, teria potência suficiente para reduzir a inflamação e as lesões normalmente fatais da sepse. Segundo o Dr. Ulloa, a corrente elétrica amplia o efeito de colocação da agulha, destacando que a eletroacupuntura já é aprovada pelas autoridades de saúde para o tratamento da dor em pacientes humanos.

Quando a eletroacupuntura foi aplicada em camundongos com sepse, o procedimento estimulou moléculas chamadas citocinas, que ajudam a limitar a inflamação. O resultado foi surpreendente: metade das cobaias sobreviveu por pelo menos uma semana, enquanto a taxa de sobrevivência dos animais que não receberam acupuntura foi zero.

Mais do que isso, os resultados mostram benefícios potenciais não apenas para sepse, mas também para o tratamento de outras doenças inflamatórias, como artrite reumatoide, osteoartrite e doença de Crohn.

Medicamento para imitar acupuntura

Rastreando o método de atuação da eletroacupuntura, a equipe verificou que a ação das agulhas se dá por meio das glândulas adrenais. Como muitos pacientes com sepse têm disfunções nas glândulas endócrinas, a equipe foi buscar um medicamento que pudesse reativá-las, de forma que o maior número possível de pacientes pudesse se beneficiar da acupuntura.

Eles encontraram um composto, o fenoldopam, que parece produzir benefícios nos pacientes nos quais problemas nas glândulas adrenais não permitem que eles tirem proveito da eletroacupuntura.

"Nós ainda não sabemos se, no futuro, a melhor solução para a sepse será a eletroacupuntura ou algum medicamento que imite a eletroacupuntura. O fundamental é que este estudo abriu as portas para os dois," disse o Dr. Ulloa.

Fonte: http://www.diariodasaude.com.br/

Será a acupuntura a solução para a dor?

Será a acupuntura a solução para a dor? Ladan Eshkevari, da Universidade de Georgetown, em Washington, diz que sim. E não só. No último estudo que conduziu, este médico explica que a popular prática chinesa pode "reduzir o stress, a dor e, potencialmente, a depressão" e que o seu efeito é semelhante ao dos medicamentos ou até mesmo melhor.

"Os benefícios da acupuntura são bem conhecidos entre aqueles que a usam (...) e esta pesquisa demonstra como a acupuntura pode funcionar no corpo humano para reduzir o stress, a dor e, potencialmente, a depressão", frisou Eshkevari em declarações ao Daily Mail. Para este estudo, Ladan Eshkevari usou ratos de laboratório e recorreu à técnica de eletroacupuntura, aplicando-a num ponto único do estômago dos ratos testados.

Esta técnica debilitou a atividade do eixo Hipotalâmico-Hipofisário-Adrenal, elo de ligação entre o stress, o sistema imunológico, as emoções e o humor. Esta debilitação - que também acontece com o uso de determinados fármacos - resultou numa redução da produção da hormônio do stress, também associada à sensação de dor e à resposta cerebral a lesões.

Fonte: http://sunmedicinachinesa.com/

Já tentou acupuntura?

Parece um contrassenso aliviar a dor deixando alguém enfiar agulhas em você. Mas essa é a promessa da acupuntura, tratamento que faz parte da medicina tradicional chinesa há mais de 2 mil anos. Embora se diga que é útil em vários problemas, seu uso mais comum é para o alívio da dor, incluindo dores nas costas, enxaqueca e fibromialgia.

Imagem
A ideia básica da acupuntura é de que a saúde depende do movimento do qi (pronuncia-se "tchii"), uma força vital que, acredita-se, atravessa o corpo por um sistema de canais, ou meridianos. A dor ou a doença ocorre quando o fluxo de qi é bloqueado ou desequilibrado. A colocação de agulhas em pontos específicos ao longo dos meridianos restauraria o fluxo de energia apropriado, estabelecendo o equilíbrio, curando o corpo e aliviando a dor.

Embora conhecida nos EUA desde a década de 1820, a acupuntura tornou-se popular depois que o presidente Richard Nixon visitou a China em 1972. Mas muitos médicos ocidentais permanecem céticos em relação à técnica, dizendo que não tem base racional pois o sistema de meridianos não corresponde a qualquer característica da anatomia (e ninguém encontrou nenhum qi).

Entretanto os pesquisadores que estudam a acupuntura vêm fazendo várias descobertas intrigantes. Os pontos de acupuntura costumam estar próximos a terminações nervosas importantes, e demonstrou-se que a pele nesses pontos conduz eletricidade de forma diferente de outras áreas. Há evidências de que a acupuntura desencadeia a liberação de analgésicos naturais, como as endorfinas, e um derivado de aminoácidos, o 5-HTP, que se acredita aliviar a dor da enxaqueca. Outras pesquisas sugerem que pode alterar a função imune e causar alterações no encéfalo.

No fim da década de 1990, a acupuntura ganhou credibilidade no meio médico, embora muito ainda precise ser aprendido. Depois de rever centenas de estudos, os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA concluíram, em 1997, que fortes evidências apoiam o uso da acupuntura para dor odontológica, fibromialgia e vários outros problemas. Evidências menos fortes - mas promissoras - também sugerem que ela pode ser um tratamento auxiliar para dor de cabeça, dor miofascial, osteoartrite, dor lombar e síndrome do túnel do carpo. Em alguns casos, as evidências apoiando a acupuntura eram tão fortes quanto os dados apoiando os tratamentos médicos convencionais - mas a acupuntura tinha menos efeitos colaterais. Na mesma época, o FDA, órgão que regula medicamentos nos EUA, aprovou as agulhas de acupuntura como dispositivos médicos, em igualdade com bisturis e seringas.

Ainda não está claro o modo como a acupuntura atua, mas estudos (e a experiência clínica de muitos médicos) sugerem que ela pode ajudar em vários tipos de dor - e em diversas doenças causadoras de dor. Ainda é praticada principalmente por não médicos, mas vários cursos de medicina, como o da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), oferecem o programa de residência médica na especialidade.

Entretanto a acupuntura não pode ajudar a todos, e o tratamento pode ser caro, embora muitos planos de saúde cubram seus custos e seja também oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Evite-a se você sofre de algum distúrbio hemorrágico ou toma medicação anticoagulante. E, se usa marca-passo, não se submeta a tratamentos em que as agulhas são eletrificadas.

O que esperar

Quando a agulha é inserida, você vai sentir uma pontada, picada ou leve dor que logo desaparece. (Os terapeutas dizem que isso significa que eles alcançaram o qi e encontraram o ponto certo.) Após a colocação inicial, o procedimento pode ser indolor enquanto as agulhas são mantidas no local por períodos que variam de alguns segundos a algumas horas (em geral são 15 minutos).

Para saber mais sobre o seu caso em particular, seu terapeuta conduzirá uma avaliação que é tão importante quanto o tratamento em si. Cada escola de acupuntura usa um método diagnóstico diferente (assim como técnicas de tratamento). Você deverá ser questionado sobre seu estilo de vida, seu histórico médico e seus hábitos alimentares, mas os terapeutas também consideram indícios físicos, como palidez.

Não fique surpreso se sua língua e seus ouvidos forem examinados, e saiba que o terapeuta poderá tomar seu pulso de seis formas diferentes em cada punho - 12 posições, que correspondem aos 12 meridianos principais. Alguns também usam a palpação de tecidos moles, como o abdome.

Embora a acupuntura costume ser muito segura, é um procedimento invasivo e o manuseio inapropriado das agulhas pode causar complicações sérias. Estas incluem infecção por agulhas esterilizadas de forma imprópria (agulhas descartáveis são melhores), lesão de nervos e perfuração de órgãos. Por isso, é fundamental procurar um profissional devidamente credenciado.

A Organização Mundial de Saúde lista mais de 40 doenças às quais a acupuntura pode oferecer alívio e reabilitação. Além da dor, elas incluem náuseas, vômitos e outros problemas gastrintestinais; dependência de álcool, tabaco e outras drogas; asma e bronquite; e acidente vascular cerebral.

Fonte: http://blog.selecoes.com.br/ja-tentou-acupuntura/

Uma alternativa natural para o botox: acupuntura facial

Embora Dana Chun, 62, nunca tenha usado botox ou feito cirurgia antienvelhecimento, não há rugas visíveis em seu rosto. Na verdade, seu filho de 38 anos tem mais rugas do que ela. Chun é um tipo de Benjamin Button coreano? Não, Chun é acupunturista facial - e testemunha da efetividade da acupuntura em sua profissão.

Duas vezes por ano, Chun que também é farmacêutica e médica da medicina oriental, recebe acupunctura facial, tratamento anti-idade natural que utiliza finas agulhas de metal colocadas estrategicamente no rosto e no pescoço para regenerar a pele facial.

As verrugas são causadas por uma deficiência ou diminuição na produção de colágeno. Quando o colágeno e as fibras elásticas são incapazes de se regenerar, a pele fica solta e dura.

A acupuntura pode curar as fibras de sua pele naturalmente. Quando as agulhas perfuram a sua pele, seu corpo pensa que seu rosto está sendo atacado. Como resultado, as células brancas do sangue se reúnem na região da face para restaurar as fibras e melhorar a elasticidade da pele. Do ponto de vista da medicina chinesa, aplicar acupuntura no rosto também ajuda a melhorar os sistemas de energia que mantêm a vitalidade. De acordo com a Escola Superior de Medicina Integrativa AOMA, que ensina acupuntura facial, o procedimento não apenas remove rugas, mas também reduz as linhas finas, rugas, manchas escuras e cicatrizes de acne.

Os pacientes confirmam essas afirmações e mencionam ainda outros benefícios para a saúde.
"Eu me livrei das linhas do sorriso. Tudo se foi", disse Ruth Shi, 40, contadora, que recebeu tratamento de acupuntura facial nos últimos quatro anos. "Eu também me livrei completamente de minhas olheiras".

De acordo com Sue Kim, uma das clientes de Chun, a acupuntura facial é eficaz não só no rosto. Isso também melhorou sua saúde em geral. "Agora eu não tenho mais estresse. A circulação do sangue melhorou. Minha energia aumentou", disse Kim, 60, professora de geologia aposentada. Kim passou por tratamentos de acupuntura durante três anos e frequenta sessões a cada quatro meses.

"Meu corpo melhorou muito", disse ela. "Antes eu ficava muito cansada, sempre queria me deitar. Agora faço exercícios, sinto mais facilidade para subir escadas e minha dor nas costas desapareceu."
Segundo a medicina chinesa, há canais no corpo humano através dos quais a energia flui. Cada canal corresponde a um órgão ou a um grupo de órgãos, se a energia é bloqueada nesses canais, isso causa a doença. A acupuntura limpa os canais bloqueados.

A acupuntura é uma das mais antigas formas de medicina tradicional do mundo, com uma história de vários milhares de anos. Na medicina tradicional chinesa, ela é comumente usada como analgésico natural e é conhecida por curar uma grande variedade de doenças.

A acupuntura se tornou amplamente conhecida nos Estados Unidos no início de 1970, após um repórter do New York Times chamado James Reston nomeado ter feito um tratamento de acupuntura na China. Animado com o alívio da dor que a acupuntura lhe proporcionou após uma apendicectomia de emergência, Reston escreveu sobre acupuntura logo depois que retornou aos Estados Unidos.
De acordo com Chun, a acupuntura é uma alternativa preferível ao botox, porque não é apenas natural, mas também oferece uma solução mais permanente.

"Sua pele tem o potencial de retornar ao seu estado original, mas porque estamos sempre sorrindo e comendo, não lhe é dado tempo para se curar", disse Chun. Se você não comesse ou falasse por um ano, sua pele rejuvenesceria. Este é essencialmente o efeito de acupuntura".

Sua pele tem o potencial de retornar ao seu estado original

Dana Chung, acupunturista facial, disse: "O botox muda a forma dos olhos e da boca", acrescenta. "Fica muito artificial, enquanto a acupuntura não altera nem os olhos nem a boca" Surpreendentemente, a acupuntura facial não é dolorosa, apesar de parecer. Shi descreveu a sensação de ter agulhas espetadas no rosto como uma "picada suave, você sente só um pouquinho de dor", disse Shi. "Em uma escala de 1 a 10, eu diria que a dor é 3 e 4."

A principal desvantagem da acupuntura é que você não vê resultados imediatos. Em comparação com cirurgias anti-envelhecimento, a acupuntura leva mais tempo para mostrar resultados, porque não utiliza produtos químicos. Em vez disso, o foco está no o processo de cura natural da pele. "Este é um processo lento", disse Shi. "Mas depois de seis meses, eu vi muitos resultados."

Tradicional e moderno

Na clínica de acupuntura de Chun, cada sessão dura duas horas e meia e envolve uma combinação de tratamentos tradicionais e modernos. Durante uma sessão típica, um cliente recebe acupuntura, terapia celular ativa não-invasiva e massagem.

Para a terapia celular, Chun utilizada tecnologia médica aplicando energia de alta frequência para induzir a produção natural de colágeno que levanta e dá firmeza à pele do rosto. Em seguida, os clientes são submetidos a uma massagem de corpo inteiro. "Normalmente, seu corpo fica tenso durante a acupuntura facial", disse Chun. "A massagem de corpo ajuda a circulação e relaxa o corpo"

Um cliente vem para o tratamento geralmente quatro vezes por ano, apesar de que o tempo varia dependendo da idade e da intensidade de rugas. "Tenho pessoas de todas as raças que vêm para o tratamento de acupuntura", disse Chun. "Até os homens vêm".

Fonte: https://www.epochtimes.com.br