domingo, 21 de dezembro de 2014

A base da medicina tradicional chinesa é o Tao

O antigo conhecimento do Tao fundamenta os princípios essenciais da medicina tradicional chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tem uma origem muito mais antiga do que a que foi documentada. É dito que o Huang Di Nei Jing (Cânone de Medicina Interna do Imperador Amarelo), um dos textos mais antigos e famosos da MTC, existe há mais de 2000 anos; alguns dizem que ele foi escrito há mais de 3000 anos.

Existem muitos outros livros que fundamentam e ensinam os princípios da MTC, tais como o Febre Tifóide, o Sheng Nong Ben Cao Jing (Cânone de Matéria Médica do Lavrador Divino) e outros. A base fundamental presente em todos estes textos para compreender e tratar as doenças é o conceito yin-yang.

Durante a história, por mais de mil anos, sem importar a doença a ser tratada, a medicina chinesa sempre utilizou a sabedoria do princípio yin-yang para tratar doenças.

No mundo contemporâneo, devido ao rápido desenvolvimento da ciência empírica, especialmente no ocidente, as pessoas tentam compreender os princípios fundamentais da MTC - yin-yang, os cinco elementos e outros - como conceitos filosóficos, mas falham em aplicá-los na prática para compreender e tratar as doenças dos pacientes.

Hoje em dia, muitas vezes o aprendizado da MTC inclui apenas aspectos superficiais, que tendem a tratar de forma parcial e pouco profunda a saúde das pessoss: ele se focaliza no tratamento sintomático das doenças e na busca de fármacos que produzam esses efeitos. É por isso que, por exemplo, o ginseng é tão divulgado e procurado pelas pessoas: é mais fácil tratar dos sintomas do estresse, do cansaço e do esgotamento físico/mental, eliminando rapidamente a sensação de fadiga, do que investigar e procurar descobrir os desequilíbrios que a pessoa tem em sua energia vital de acordo com a teoria dos 5 elementos, do yin-yang etc. Por isto, a medicina chinesa dos dias de hoje não é nem remotamente tão boa quanto a praticada em tempos antigos.

Então, qual o fundamento de onde surgiu todo o sistema teórico-terapêutico da Medicina Tradicional Chinesa? É o Tao.

Hoje em dia, as pessoas sabem muito pouco sobre o Tao, a natureza essencial que mantém a vida em equilíbrio dinâmico e de onde derivam as duas energias básicas - yin e yang - que formam e regulam todas as coisas.

Em tempos antigos a natureza humana era boa. Se a palavra Tao fosse mencionada somente uma vez, as pessoas saberiam imediatamente seus significados profundos. As atividades diárias e os comportamentos seguiriam o Tao: seriam feitas boas ações e a Virtude (De) poderia ser acumulada.

As teorias da MTC originaram-se do Tao. Assim, sem estudar seriamente para entender o Tao e os princípio derivados que fundamentam a verdadeira MTC - qi, yin-yang, cinco elementos etc - não é possível praticar uma medicina chinesa realmente eficiente. Se o estudo e o ensino da MTC se desviarem dos princípios do Tao, ela se distorce e vai se tornando cada vez mais superficial e ineficiente. Por isso, se a ciência contemporânea ocidental tentar guiar a MTC através de seus princípios e de suas pesquisas baseadas em sua metodologia científica ocidental, os resultados da aplicação da MTC ficarão muito aquém dos da verdadeira MTC, já que a aplicação terapêutica correta da MTC exige o conhecimento correto e específico de sua própria base filosófica, científica e metodológica.

Uma vez que os princípios yin-yang e os cinco elementos são a manifestação real do Tao (a natureza do universo) nos níveis da Criação, não importa como as coisas se transformem, todas elas originam-se do yin-yang e dos cinco elementos. Como resultado, compreender os desequilíbrios em yin-yang e nos cinco elementos e saber rearmonizá-los de acordo com a natureza do Tao permite que todos os problemas e doenças sejam sanados apropriadamente.

De acordo com a cultura tradicional chinesa, princípios como estes não foram descobertos por seres humanos: eles foram transmitidos aos humanos por seres divinos em diferentes momentos da história humana, como mostram inúmeros escritos ancestrais chineses. É por isto que a medicina chinesa pôde perdurar durante milhares de anos e continua sendo um tesouro para os que realmente buscam seus conhecimentos estando baseados no Tao.

Fonte: http://www.epochtimes.com.br/ 

sábado, 20 de dezembro de 2014

Acupuntura pode evitar 6 milhões de mortes anuais por tabaco

As doenças associadas ao tabagismo são responsáveis por seis milhões de mortes anuais, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). A acupuntura, terapia da medicina tradicional chinesa, revela-se eficaz na cessação tabágica, reduzindo a ansiedade associada à privação de nicotina. Segundo o Centro de Terapias Chinesas (CTC), este tratamento apresenta taxas de sucesso em mais de 80 por cento dos casos.

Conhecida pela aplicação de agulhas na estimulação de pontos energéticos no corpo, a acupuntura é uma das terapias da medicina tradicional chinesa mais conhecida em Portugal.

Na cessação tabágica, a abordagem é normalmente dupla: uma sessão focada no tratamento físico da habituação e uma segunda fase dedicada à componente psicológica. Nesta, a aplicação das agulhas induz a produção de hormonas de prazer, como a endorfina, serotonina e dopamina, reduzindo a ansiedade e o prazer no ato de fumar. O processo é completado por um elixir de ervas medicinais chinesas cuja inalação ajuda a controlar a vontade de fumar.

Segundo a Dra. Wenqian Chen, especialista com mais de 30 anos de experiência em medicina tradicional chinesa (MTC), "a acupuntura é muito eficaz para quem pretende deixar de fumar, diminuindo o stress e ansiedade associados à privação. No CTC, mais de 80 por cento dos doentes eliminam a dependência em média em três sessões. Quando o consumo é inferior a dois maços por dia, 85 por cento deixa de fumar após a primeira sessão."

O tabagismo é responsável por seis milhões de mortes anuais, superando o número de vítimas da SIDA, malária e varíola juntas. Menos de 30 por cento dos fumadores conseguem deixar de fumar sem apoio. No entanto, o acompanhamento especializado durante a cessação duplica as hipóteses de sucesso do mesmo.

Entre os riscos induzidos pelo consumo de tabaco destacam-se as doenças coronárias e do foro respiratório, bem como alguns tipos de cancro. Os efeitos nocivos do consumo de tabaco afeta não só os fumadores, como também os não fumadores. Segundo a OMS, registram-se 600 000 mortes anuais de fumadores passivos, dos quais 28 por cento são crianças.

Fonte: www.rcmpharma.com/

Acupuntura pode ser aliada contra a prisão de ventre

Estudo chinês aponta que agulhadas na orelha beneficiariam pessoas que sofrem com a constipação
 
Uma revisão assinada por estudiosos da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa sinaliza que a auriculoacupuntura, método que aplica as agulhas exclusivamente nas orelhas, alivia quadros de prisão de ventre crônica. "Elas possuem complexos neurovasculares. Eles são pontos que, quando estimulados, interferem no trabalho de várias regiões do organismo", explica Alessandra Scavone, acupunturista auricular de Campinas. "Essa técnica é capaz de tanto acelerar funções corporais lentas demais como controlar as que estão hiperativadas", completa. Em outras palavras, ela também beneficiaria gente com o intestino solto.

Fonte: http://m.mdemulher.abril.com.br

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Estudo comprova ação da acupuntura na modulação da dor feita pelo cérebro

Com o uso da ressonância magnética funcional, médicos comprovam a ação da acupuntura na modulação da dor

Pesquisadores da Alemanha descobriram que a acupuntura é eficaz em alterar a forma como percebemos a dor.

O estudo usou ressonância magnética funcional (RMf) para capturar imagens do cérebro de voluntários saudáveis quando receberam estimulação elétrica de dor no tornozelo esquerdo.

"Até agora, o papel da acupuntura na percepção e processamento da dor tem sido controverso", disse a pesquisadora Dra. Nina Theysohn do Hospital Universitário de Essen, na Alemanha, num comunicado de imprensa.

"A ressonância magnética funcional nos dá a oportunidade de observar diretamente as áreas do cérebro que são ativadas durante a percepção da dor e ver as variações que ocorrem com a acupuntura."

Durante o estudo, os voluntários foram primeiro submetidos à RMf enquanto estímulo elétrico doloroso era aplicado a seus tornozelos esquerdos. Agulhas de acupuntura foram então colocadas em seu lado direito entre os dedos, abaixo do joelho e perto do polegar e outra RMf foi realizada, enquanto os participantes eram expostos novamente a correntes elétricas. As imagens captadas e os dados resultantes foram então comparados.

A RMf revelou especificamente uma mudança na atividade em áreas de processamento da dor no cérebro durante a acupuntura.

"A ativação de áreas do cérebro envolvidas na percepção da dor foi significativamente reduzida ou modulada com a acupuntura", disse Theysohn, segundo o comunicado de imprensa.

Além desses achados, Theysohn também descobriu que regiões do cérebro relacionadas com a expectativa da dor também foram afetadas.

Os resultados foram apresentados numa reunião da Sociedade de Radiologia da América do Norte (RSNA).

 Fonte: http://www.epochtimes.com.br/

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Acupuntura ativa analgésicos naturais do corpo

Experiências com ratos conduzidas por pesquisadores da Universidade de Rochester mostraram como a acupuntura ativa os receptores que aliviam a dor.

Os níveis de adenosina, um analgésico natural, aumentaram no tecido próximo ao local onde as agulhas de acupuntura foram colocadas. A adenosina desempenha diversos papéis no corpo: na regulação do sono, na redução de inflamações e age como um analgésico natural.

Os pesquisadores realizaram um procedimento de 30 minutos nos joelhos de um rato que sentia desconforto nas pernas. Em ratos com níveis normais de adenosina, a dor foi reduzida em mais de 60%, quando estudados seus nervos sensitivos.

Durante e imediatamente após o tratamento de acupuntura, o nível de adenosina no tecido perto das agulhas era 24 vezes maior do que antes do tratamento.

O Dr. Maiken Nedergaard, o cientista que conduziu a pesquisa, disse que embora a acupuntura exista há milhares de anos, ela ainda não foi completamente compreendida. O estudo, que foi publicado na revista ‘Nature Neuroscience', visava mostrar como a acupuntura reduz as dores no corpo.

Fonte: http://www.epochtimes.com.br/ 

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Como a acupuntura ajuda contra as alergias nasais

Acupuntura é uma das técnicas orientais que vem sendo muito utilizada no ocidente, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Diversas doenças otorrinolaringológicas já foram tratadas com Acupuntura, apresentando resultados satisfatórios, inclusive as doenças alérgicas nasais.


Rinite Alérgica na Medicina Tradicional Chinesa

Na MTC a Rinite alérgica é proveniente de invasões repetidas de Vento-frio no canal do Pulmão não tratadas adequadamente. Depois de algum tempo, o Frio transforma-se em Calor, o Pulmão não consegue difundir e descender o Qi (energia) e se desenvolve no nariz uma estagnação local de Qi e Sangue. Todos esses fatores geram secreção nasal. O canal da Vesícula Biliar carrega o Calor para cima, em direção para o cérebro; como o Vaso Governador (Du Mai) também flui ao cérebro e ao nariz, o Calor causa formação de secreção nasal amarela e purulenta .

Tratamentos com Moxa e Acupuntura

A Moxabustão (moxa) é a técnica terapêutica de aquecimento da Acupuntura.

O aquecimento dos pontos fornece calor e energia para o corpo. Por isso, a moxa é indicada para as doenças provocadas pelo frio e pela umidade, e para situações com deficiência de energia. O calor produz vasodilatação, efeito antiinflamatório e analgésico.

O efeito da acupuntura nas doenças alérgicas nasais é na Deficiência do Qi do Pulmão que deve ser tratada para reabastecer, tonificar o Qi e consolidar a resistência do corpo e também a Deficiência do Qi do Baço deve ser tratada pela reposição do Qi, reforçar o Baço e remover a obstrução nasal.

Método do tratamento

O tempo ideal para o tratamento da rinite alérgica com a Acupuntura é pelo menos um mês antes da altura em que os sintomas começam normalmente. Enquanto alguns pacientes podem sentir um alívio imediato após apenas alguns tratamentos, um pacote de seis a dez tratamentos, uma vez por semana é normalmente necessário para tratar doenças agudas. As condições crônicas podem requerer um tratamento adicional.

Para o alívio temporário da congestão nasal e coceira, alguns pontos de Acupuntura comuns podem ser massajados por alguns minutos, várias vezes ao dia com as pontas dos dedos: Yintang (localizado entre as sobrancelhas), Yinxiang ou LI 20 (localizada no sulco naso-labial adjacente ao narinas), e, finalmente, Hegu ou LI4, (localizado na parte de trás da mão entre o polegar e o dedo indicador).

Conclui-se que a Acupuntura é promissora ao tratamento da Rinite Alérgica, e não apresenta efeitos colaterais como encontrado nas abordagens tradicionais. 

Fonte: blog.carreirabeauty.com/