quinta-feira, 19 de junho de 2014

Eletroacupuntura: duas técnicas para combater a flacidez da pele

Na busca por retardar o envelhecimento e a flacidez da pele, duas técnicas associadas estão ajudando as mulheres a obter um resultado mais rápido
 
A pressa para conseguir esse efeito significativo em pouco tempo foi o motivo que fez a comerciante Maria Beatriz Bortolace a procurar o tratamento de acupuntura aliada à estimulação elétrica. No processo, o profissional coloca as agulhas nos pontos considerados críticos e prende os fios elétricos para que sejam emitidos disparos, similares a choquinhos leves. "O estímulo de determinados pontos melhora a circulação e ativa o metabolismo."

Além disso, provoca contrações musculares, ajudando a firmar o corpo, e ainda estimula a formação de novas fibras musculares", esclarece Ana Regina Abreu, especialista em medicina estética. "A vantagem da técnica é que o metal da agulha da acupuntura é um bom condutor de corrente elétrica, o que potencializa o estímulo para trabalhar e tonificar a musculatura", completa a profissional.

Para Maria Beatriz, o tratamento teve o efeito esperado. "Eu comecei a ver a resultado no rosto na quinta sessão. Ainda estou fazendo o tratamento e já percebo a pele bem menos flácida", conta.
Apesar da técnica também ser para o corpo, o resultado é mais eficiente na região dos olhos. "No corpo, funciona bem para a face interna da coxa, parte superior do joelho e os músculos do braço, bíceps e tríceps. Já no rosto, o resultado é bom em todas as regiões", explica Ana.

Fernanda Conchas, que fez o tratamento nos braços, também aprovou o resultado. "Eu emagreci muito rápido e sem fazer exercícios, conseqüentemente fiquei flácida. Mas a parte que ficou pior foi a dos braços. Com o tratamento, a flacidez diminuiu bastante", festeja.

A sessão pode ser feita uma vez por semana, com duração de uma hora e meia. Ana sugere um mínimo de dez sessões. "Uma vez por semana é o suficiente. O ideal é que a cliente faça pelo menos dez sessões para obter resultado".

Segundo a especialista, é possível notar a musculatura mais firme a partir da primeira sessão.
"As aplicações são semanais e o tratamento costuma durar seis meses. O resultado depende da flacidez da pele. Cada sessão custa em média R$ 90,00 no rosto e R$ 45,00 no corpo, mas isso em Belo Horizonte. O valor varia de acordo com a região".

A técnica é indicada para quem quer combater a flacidez no rosto e no corpo. Mas não são todas as pessoas que podem aderir ao método. "Para mulheres com marcapasso, gestantes, cardíacas e portadoras de doenças musculares, o tratamento não é indicado", explica Ana.

Fonte: http://maisequilibrio.com.br

domingo, 15 de junho de 2014

Acupuntura para emagrecer: pontos na orelha favorecem a perda de peso

Pesquisadores utilizam auriculoacupuntura para eliminar os quilos extras.
 
Cientistas da Universidade de Kyung Hee, na Coreia do Sul, avaliaram a eficácia da auriculoacupuntura, método que estimula pontos específicos da orelha, no tratamento do excesso de peso. Para isso, dividiram 91 voluntários gordinhos em três grupos. No primeiro, foram inseridas agulhas em cinco pontos da região auricular: o ligado ao apetite, o do sistema endócrino, o do baço, o do estômago e um chamado shen-men. Todos eles atuam em órgãos e sistemas importantes do metabolismo. "O shen-men, por exemplo, está relacionado à melhora da compulsão alimentar. E muitas vezes o exagero nas porções acontece por fatores emocionais", conta Alexandre Massao, presidente do Colégio Médico de Acupuntura de São Paulo.

Já na segunda turma os estudiosos incitaram apenas a área do apetite, enquanto a terceira parcela de participantes não levou agulhadas. Após algumas semanas, houve uma diminuição no índice de massa corporal (IMC) de 6,1% no primeiro grupo e de 5,7% no segundo - o restante do pessoal não emagreceu. "Acreditamos que a auriculoacupuntura acelera a queima de gordura", resume Sujung Yeo, autor do trabalho.

Fonte: mdemulher.abril.com.br

sábado, 14 de junho de 2014

Benefícios da acupuntura: você dá a devida importância à sua respiração na sua rotina

Você já respirou hoje? A pergunta pode causar estranhesa, mas a maioria das pessoas não sabe usar a respiração à seu favor. Saiba mais sobre a respiração e dos benefícios da acupuntura para a sua vida.

A acupuntura é a arte de reequilibrar as energias do corpo através da inserção de agulhas em determinados pontos localizados na pele. Mas, você sabe que energias são essas?

A acupuntura e a Medicina Tradicional Chinesa tem suas bases no Taoismo e, para este, as energias que circulam em nosso corpo recebem o nome de Qi e de um modo bem simples, esse Qi (energia ou sopro) pode ser Yin ou Yang. O Yin é o sopro mais denso e o Yang o sopro mais sutil. Não existe boa ou má: elas são apenas complementares.

A energia Yin recebemos dos alimentos e a Yang da respiração. A energia da respiração fornece combustível para que os órgãos do nosso corpo transformem os alimentos e a energia vinda da própria respiração em força para nutrir todo nosso ser e realizar todas as tarefas necessárias, desde encostar o dedo na ponta do nariz a fazer cálculos complexos ou manter funcionando todas as nossas funções orgânicas.

Os taoistas e yogues sempre souberam o papel fundamental da respiração na manutenção da vitalidade e da jovialidade. Muitos pacientes referem ter insônia, ou apresentam distúrbios do sono, ou simplesmente sentem-se ansiosos e custam a dormir. Controlar a respiração durante o dia é uma boa maneira de evitar os roncos noturnos, por exemplo.

Ampliando os benefícios da acupuntura

Respire sempre lentamente durante o dia, pois isso ajuda a renovar as energias e estende os benefícios da acupuntura. É importante mesmo para quem não pratica a acupuntura. Quem ronca, por exemplo, gasta energia demais tentando respirar e não usa os benefícios reparadores da respiração ao seu favor. É claro que problemas funcionais, como por exemplo desvio de septo nasal, respiração bucal e excesso de peso, não permitem um sono reparador e sem roncos. Nestes casos esses problemas deveriam ser corrigidos o mais brevemente possível.

Um exercício respiratório (conhecido de várias tradições), consiste em respirar da seguinte maneira: inspirar em um tempo X prender a respiração por um tempo X/2 e expirar em um tempo de 2X, ou seja se você inspirar em 10 segundos, prender a respiração por 5 segundos e expirar em 20 segundos.

Esse exercício cria um vazio na mente, a partir do momento que se concentra apenas na respiração. Inicialmente faça esse exercício deitado, pois no começo pode ocorrer tontura. Assim que estiver habituado faça sentado. A manutenção do oxigênio no interior das células regenera e a respiração lenta faz com que todo o CO2 seja eliminado.

Faça essa prática 9 vezes antes de dormir sempre que necessitar um sono reparador. Caso durante o dia você se sinta esgotado, fazer essa respiração sentado e de olhos fechados dará o gás necessário para terminar o dia. Importante notar que essa respiração deve ser trabalhada inicialmente com o diafragma e posteriormente com todo o pulmão.

Para sermos claros em um primeiro momento devemos encher a barriga e depois o peito, ao expirar primeiro o peito depois o abdomem. Note que o abdomem estufa quando da inspiração e esvazia quando da expiração. Repare que no começo esse movimento é bem dificil pois estamos acostumados a respirar fundo inflando o peito e encolhendo a barriga.

Apesar de acupuntura resultar da aplicação de agulhas na pele, você pode equilibrar suas energias, diminuir sua ansiedade, controlar a raiva e o stress com exercícios simples. Respirar é um deles.

Fonte: www.doutissima.com.br

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Os cinco elementos e o corpo humano

Na medicina chinesa, o corpo humano é dividido em cinco sistemas: madeira, fogo, terra, metal e água. Órgãos e tecidos humanos correspondem aos cinco elementos. Os cinco sistemas do corpo não apenas automaticamente regulam a si mesmos de acordo com as leis do yin e yang, mas também se coordenam com os cinco elementos do mundo exterior, a fim de alcançar a saúde.

No mundo exterior, as pessoas reagem a algumas coisas como o clima, cor e som. [Todos os quais correspondem a algum dos cinco elementos.] As estações do ano são primavera, verão, outono e inverno. As cores são vermelho, amarelo, branco, preto e verde. As notas são dó, ré, fa, sol e lá. Até mesmo elementos morais e éticos correspondem aos cinco elementos. Por exemplo, a benevolência é madeira, a justiça é ouro (metal); decoro é água, sabedoria é fogo; confiança é terra.

Há cinco janelas conectando o mundo exterior aos principais sistemas do organismo. A medicina tradicional chinesa as chama de "aberturas" ou "bocas." A janela para o baço, é a boca. Para o pulmão, é o nariz. Para o fígado, são os olhos. Para o coração, é a língua. Para os rins, são os ouvidos. Os seres humanos aprendem sobre o mundo exterior através desses orifícios. A relação entre os cinco sistemas e os cinco elementos é a seguinte:

Cinco elementos: terra, metal, madeira, fogo e água.
Cinco orifícios: boca, nariz, olhos, língua e orelhas.
Cinco cores: amarelo, branco, verde, vermelho e preto.
Cinco notas: dó, ré, fa, sol, e lá.
Cinco órgãos internos: baço, pulmões, fígado, coração e rins.  
Cinco órgãos ocos: estômago, intestino grosso, vesícula biliar, intestino delgado e bexiga.
Cinco princípios: confiança, justiça, decoro, sabedoria e cortesia.

As cinco cores, as cinco notas e os cinco princípios, todos transmitem a mesma coisa: só quando as notas são puras é que podem inspirar as pessoas a se conectar com o Tao e despertar a consciência.

Como os cinco elementos afetam uns aos outros? Por exemplo, o metal é a filha da terra, que tem o fogo como seu pai. Os súditos da Terra são água e seus guardiões são madeira. Se todos esses fossem empregados em uma relação metafórica de seres humanos, ficaria assim: um homem virtuoso é amoroso e gentil com seus filhos, honra seus pais, se preocupa com seus súditos, e é um guardião sincero e justo.

Cada elemento está intimamente relacionado aos outros quatro elementos. Por exemplo, quando as orelhas, os orifícios dos rins ouvem uma música maravilhosa, os outros quatro órgãos também se beneficiam. Quando os olhos veem algo elegante, os outros quatro órgãos compartilham a beleza.

Quando os significados internos dos sons e das cores passam através dos órgãos internos, eles despertam nossos elementos morais. Em outras palavras, eles ajudam o indivíduo a seguir os princípios universais e se comportar como um ser humano justo.

Fonte: http://www.epochtimes.com.br/

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Acupuntura pode ser solução para dores localizadas

Você sabia que dores musculares, cólicas, gastrites, dores de cabeça e até gripe podem ser tratadas por meio da acupuntura? A técnica chinesa, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo, é indicada para o tratamento de patologias médicas e psicológicas.

Conforme José Olivo Zenni, médico acupunturista da Unimed Costa Oeste, a técnica busca a recuperação do organismo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor. "A acupuntura é indicada para a redução de dores no corpo, tratamento de náuseas e vômitos em pacientes que se submetem a quimioterapias ou cirurgias, para gestantes e diminuição da tensão emocional", explica o especialista.

A técnica, que não tem restrições de idade, é capaz de ajustar canais energéticos do corpo e estimular a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso, por isso promovem o equilíbrio do organismo. "A agitação de crianças, por exemplo, pode ser regularizada com a acupuntura, da mesma forma que no tratamento de estresse", revela Zenni.

Indicação do tratamento

Assim que o médico identifica a doença e coloca a acupuntura como um dos tratamentos indicados para caso, o paciente é submetido a um questionamento sobre o estilo de vida que leva, para avaliação física, mental e emocional do paciente. O especialista também observa manifestações físicas como: pulsação, respiração, cor e aspecto da pele e da língua são. "Conhecer o paciente dessa forma faz como que fique mais fácil do médico encontrar a fonte da doença e escolher a melhor técnica de acupuntura", expõe Zenni.

Tipos de acupuntura

Além da acupuntura com agulhas, outras técnicas do método podem ser aplicadas para melhora de dores e doenças: eletroacupuntura, acupressão, moxabustão e laser. A eletroacupuntura envia correntes elétricas para aliviar os pontos de tensão. Já a acupressão usa a pressão dos dedos do terapeuta e pode substituir as agulhas, bem como no tratamento a laser. "Já moxabustão é feito em dores localizadas, por meio do calor da moxa", finaliza.

Fonte: http://ww.paranashop.com.br

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Acupuntura na gravidez

Usar qualquer medicamento na gravidez é sempre motivo de insegurança, principalmente nos três primeiros meses da gestação, quando muitas substâncias podem levar ao aborto espontâneo. Como alternativa para aliviar eventuais desconfortos, a acupuntura pode ser extremamente benéfica durante esse período.

A técnica vem da medicina tradicional chinesa e consiste na estimulação das terminações nervosas do corpo por meio de finas agulhas que atravessam a camada superior da pele. Geralmente, elas são aplicadas nas mãos, pés, orelhas e costas, com o objetivo de equilibrar a energia do organismo e, assim, fazê-lo curar ou prevenir doenças por si só.

Na gravidez, a acupuntura ajuda a amenizar as dores e o inchaço nas pernas e, também, o incômodo nas costas, que ocorrem tanto durante a gestação - devido ao excesso de peso da barriga - quanto após o parto, quando ocorre uma nova mudança, dessa vez mais abrupta em relação ao peso, e a coluna sente - sem contar o peso do bebê e, algumas vezes, a má postura na hora de amamentar. Doenças que necessitariam de antibióticos, como inflamações na garganta também podem ser tratadas com as agulhas.

Além disso, a técnica auxilia no combate aos corriqueiros enjoos e vômitos, típicos do início da gestação, e ajuda a encaixar o bebê para o parto normal. "É possível estimular ou diminuir as contrações uterinas que, por sua vez,vão acertar a posição do bebê para o parto", justifica Alessandra Bedin Ciminelli Rubino, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein (SP).

Os problemas emocionais, como a ansiedade ou a depressão, também podem ser atenuados pela acupuntura. De acordo com um estudo da Universidade Southern Medical, na China, o método é mais eficaz do que antidepressivos orais e produz menos efeitos colaterais durante o tratamento.
Para o professor Yong Huang, autor do estudo, a acupuntura e a eletroacupuntura têm um efeito terapêutico muito rápido e produzem uma melhoria notável em casos de transtorno obsessivo compulsivo e de ansiedade.

A técnica pode ser realizada antes mesmo da fecundação e se estender até depois do parto. Segundo o acupunturista e clínico geral Evaldo Martins, da Associação Brasileira de Acupuntura, a prática melhora a qualidade das células reprodutivas (óvulo e espermatozoide). "Antes da concepção, a mulher e o homem podem se submeter à acupuntura. A prática vai deixar as células reprodutivas mais saudáveis e fortes e, assim, facilitar a fecundação", assegura.

De acordo com Alessandra, os riscos que o método representa são quase inexistentes. "As restrições se aplicam basicamente à eletroestimulação, que é proibida durante os nove meses, e a algumas regiões do corpo", diz. A eletroacupuntura - em que os profissionais usam aparelhos elétricos para potencializar o efeito da técnica - deve ser evitada durante a gravidez, devido ao risco de aborto e malformação do feto.

Apesar de os riscos serem pequenos, alguns cuidados devem ser tomados. A acupuntura tem que ser (sempre!) realizada por um profissional qualificado, pois alguns pontos do corpo podem provocar contrações uterinas indesejadas, resultando em nascimento prematuro ou até mesmo em aborto. Atenção às agulhas também! Para evitar contaminações, é importantíssimo que elas sejam descartadas após o uso. Mas, se cada paciente tem o seu próprio jogo de agulhas, o ideal é que sejam esterilizadas após cada aplicação.


Fonte: http://revistacrescer.globo.com