quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Fundamentos da Medicina Chinesa

A medicina chinesa é um sistema completo de medicina, que apareceu pela primeira vez em forma escrita, por volta de 100 AC. Desde aquela época, a China, o Japão, a Coreia e o Vietnã têm desenvolvido suas próprias versões do sistema original chinês.

Qi (também escrito como "chi") é um conceito essencial na medicina chinesa. Qi é uma forma de energia vital que existe tanto dentro como fora do corpo humano. A raiz de todas as funções do corpo humano e do universo que nos rodeia é uma forma de qi.

A medicina chinesa descreve a fisiologia e a psicologia humana baseada na teoria do qi, correlacionando o qi com processos físicos e mentais, e com estados emocionais. Diferentes tipos de qi comumente referidos na medicina chinesa, incluem o qi do sangue, o qi dos órgãos, o qi da nutrição, o qi meridiano e o qi patogênico. O qi patogênico pode entrar no corpo através de fontes como vento, umidade, calor, frio e secura.

A qualidade do qi é descrita em termos de Yin e Yang. Yin e Yang são energias opostas, mas existem independentemente. Qi yin é definido como energia fria ou refrescante, e qi yang como energia quente e de aquecimento.

Para ser saudável, a pessoa deve manter o equilíbrio entre o yin e o yang, porque o yang precisa se nutrir do yin para funcionar, e o yin precisa do yang para ser produzido e utilizado. Os seres humanos são considerados saudáveis quando o qi circula livremente e há um fluxo equilibrado de yin e yang.

Quando o qi yin está deficiente, então o yang está em excesso, e os sintomas como ondas de calor, suores noturnos, ansiedade, agitação, elevação da pressão arterial e constipação podem se manifestar.

Quando o qi yang está deficiente, então o qi yin está em excesso, e sintomas como sensação de frio, sensação de fadiga, diarreia, metabolismo lento com retenção de água, pressão arterial baixa e retardo psicomotor podem ocorrer.

Em chinês, as palavras utilizadas para expressar diferentes emoções são acompanhadas pela palavra qi. Por exemplo, a raiva é chamada de "qi da raiva" e alegria é chamada de "qi da alegria". Por isso, quando uma intervenção é feita com a acupuntura ou a fitoterapia chinesa, ela não é feita somente visando afetar as funções físicas do corpo, mas também as funções mentais e emocionais.

Meridianos

O qi circula através dos canais de energia chamados de meridianos. Os meridianos formam um sistema parecido com uma teia, que conecta diferentes partes do corpo e fornece qi para todas elas. A medicina Chinesa relaciona cada meridiano com uma função mental, física ou emocional.

Na medicina chinesa, funções mentais e emocionais não estão confinadas ao cérebro, mas são vistas como interação entre o cérebro e os meridianos. Outra maneira de analisar a questão é que o cérebro faz parte de cada meridiano, e a saúde de cada meridiano afeta o cérebro.

O meridiano do pulmão está ligado à tristeza, e assim as pessoas em processo de luto podem ficar mais suscetíveis a infecções das vias respiratórias superiores. O modelo biomédico pode explicar essa reação em termos da diminuição da imunidade, devido ao estresse crônico induzido pela tristeza. A medicina chinesa caracterizaria o problema como um estresse emocional, causando um desequilibro no meridiano do pulmão, que gera a deficiência do qi.

Acupuntura

No Ocidente, um dos métodos mais bem conhecidos da medicina Chinesa é a acupuntura, a qual é também um dos métodos mais antigos de tratamento. Acupunturistas inserem agulhas extremamente finas em pontos estratégicos do corpo, a fim de reequilibrar o fluxo de yin e yang através dos meridianos.

Os tratamentos de acupuntura são utilizados isoladamente ou integrados à medicina convencional no tratamento de diversas condições psiquiátricas, como depressão, ansiedade, insônia, dores, toxicodependências.

Na medicina Chinesa, a depressão é vista como a maior manifestação psiquiátrica do excesso de qi yin e da deficiência de qi yang. Por outro lado, as manias são consideradas o oposto, sendo a maior manifestação do excesso de qi yang e deficiência de qi yin.

A transição anormal entre extremo yin e extremo yang é semelhante a distúrbios bipolares. Assim, os acupunturistas colocam agulhas no corpo com o objetivo de reequilibrar o yin e o yang.

Fonte: www.epochtimes.com.br

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Acupuntura: estética, beleza e equilíbrio entre corpo e alma

Atualmente o que não faltam são tratamentos estéticos para nos ajudar com os cuidados do corpo e, porque não, da alma. A acupuntura estética é o ramo da medicina tradicional chinesa que se dedica aos cuidados com a estética facial e corporal, auxiliando a reparar imperfeições adquiridas com o tempo, como: queda de cabelo, enfraquecimento das unhas, aumento de peso, rugas no rosto e pescoço, gordura localizada, levantamento de glúteos, acne, celulite, entre outras.


A utilização da acupuntura como tratamento estético surgiu após ótimos resultados obtidos em pacientes com paralisia facial, o que possibilitou uma amplitude no leque de tratamentos.

"Na visão da medicina chinesa, qualquer alteração no organismo humano é vista como um desequilíbrio energético que aumenta a probabilidade de a pessoa desenvolver patologias que variam de celulite às dores crônicas", afirma o professor Luiz Carlos Fornazieri, presidente da ABRAE - Associação Brasileira de Acupuntura Estética. "O paciente ganha em dobro com a Acupuntura, pois garante um equilíbrio energético fundamental para o funcionamento do seu organismo, bem como os benefícios estéticos que ele desejar", conclui.

A acupunturista Mara Helena Ribeiro Aguera explica que os resultados ocorrem pela diferença de potencial elétrico gerado na agulha, que leva dois metais diferentes e transfere a energia orgânica do acupunturista fazendo com que o nervo ganhe um estímulo.

Luiz Carlos comenta que a agulha hoje não é mais a única peça de trabalho. "As técnicas utilizadas, como laser, por exemplo, têm ampla documentação e publicações científicas, tornando o procedimento muito seguro e sem efeitos colaterais como vermelhidão, inchaços e descamações epidérmicas", explica.

A introdução de novas tecnologias nesta técnica milenar tem papel fundamental na conquista de novos adeptos, os desencorajados pela aplicação de agulhas encontraram na acupuntura a laser, por exemplo, o empurrãozinho que faltava para aderirem ao método.

Maria Helena conta que os benefícios desse tratamento são inúmeros, uma vez que evita cirurgias, com todos os seus riscos e a aplicação de toxinas no organismo, que também eliminam as expressões faciais. "A acupuntura estética possibilita ao paciente um aspecto de rejuvenescimento natural e saudável, além do equilíbrio do organismo, combate ao estresse e alívio de dores", finaliza.

A acupuntura convencional e a estética são indicadas para qualquer idade. Apenas pessoas que usam marca passo ou têm pânico de agulhas devem evitar o procedimento.

Fonte: www.eccofibras.com.br

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Os benefícios da laserterapia

Além dos tratamentos estéticos e de dores, o laser de baixa intensidade é indicado também para crianças como alternativa à acupuntura

Indicado para qualquer tipo de pessoa, a laserterapia chega como novidade nas clínicas de acupuntura, justamente para atingir um público que, muitas vezes, fica receoso com a aplicação das agulhas, como é o caso das crianças.

O laser de baixa intensidade, explica Claudio Rangel, acupunturista da Clínica Dragão Divino, não oferece nenhuma contraindicação e dispensa qualquer tipo de pré ou pós-preparação. "Este laser é indicado para qualquer pessoa. No entanto, ele é uma excelente alternativa principalmente para tratamentos em crianças e pessoas com problemas de coagulação, já que não há agulha", ressalta.

Claudio cita algumas áreas em que a laserterapia pode ser utilizada: "Ela pode ser aplicada na área estética para queda de cabelo, crescimento de cabelo, pós química capilar, hidratação profunda e crescimento do cabelo estimulando a raiz; para tirar manchas, linhas de expressão, rugas, acnes, bigode chinês e olheiras; e para combater a flacidez, a gordura localizada, a celulite, as estrias, diminuir cicatrizes, dentre outros". E complementa: "É um dos tratamentos mais usados para quem não quer passar por uma cirurgia plástica, mas quer ter resultados surpreendentes, pois é indolor e não é invasivo".

O tempo de tratamento depende muito da avaliação e da necessidade do paciente. Em média, os tratamentos variam de dez a trinta sessões. "Não existe efeitos colaterais e o paciente pode escolher entre fazer as sessões, uma ou até três vezes na semana, obtendo o mesmo resultado.

E a única diferença entre o laser e a acupuntura é que com o laser as sessões são mais demoradas, exigindo do paciente um tempo maior na agenda. Na acupuntura tradicional, por exemplo, a sessão leva, no máximo, 50 minutos".

Como em qualquer técnica, porém, é fundamental que se conheça bem os princípios básicos envolvidos. "Para que a laserterapia possa ser bem empregada e para se chegar a resultados satisfatórios no tratamento, é imprescindível conhecer, além da técnica, a síndrome e o perfil do paciente, o que só se consegue com uma boa anamnese e um minucioso exame energético", completa a acupunturista Joyce Tavares.

Para finalizar, Joyce dá alguns exemplos de como os diferentes tipos de lasers agem na pele. "O laser terapêutico vermelho estimula a produção de colágeno e elastina e tem efeito cicatrizante. O infravermelho ajuda a ativar o metabolismo celular promovendo a drenagem linfática pré e pós cirúrgica e tem efeito anti-inflamatório. Já o LED azul promove clareamento em manchas melânicas, pela interação com a melanina, tendo efeito hidratante e bactericida, e o LED âmbar melhora a elasticidade das fibras de elastina, prevenindo processos de ruptura dos tecidos e também as estrias".

Fonte: www.segs.com.br

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Acupuntura: tratamento com agulhas que salva treinamentos

Técnica chinesa estimula pontos que podem melhorar sistema respiratório e lesões
 
Atletas sempre sonham em conseguir aumentar seu rendimento nas provas, mas nem sempre tomam todos os cuidados necessários para isso. Lesões, quebras e dificuldades respiratórias são alguns dos problemas que podem ocorrer no overtraining.

Para os esportistas que estão cansados de não obterem resultado com os tratamentos convencionais, a acupuntura é uma ótima opção. A arte milenar chinesa conhecida no mundo inteiro estimula pontos que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas "meridianos chineses".

Para os atletas que fogem das agulhas, o acupunturista Leandro Heck Gemeo dá a solução. "Hoje em dia, o tratamento também pode ser feito com fitas", esclarece.

O profissional também conta que existem pontos que, quando estimulados, melhoram a capacidade respiratória. "O resultado de uma pesquisa sobre o tema revelou que existe uma melhora de 15% a 25% da capacidade respiratória em indivíduos que fazem a acupuntura", informa.

A técnica chinesa também pode ser usada no tratamento de doenças respiratórias crônicas, como asma e bronquite. "Existe um teste em que um cavalo foi tratado para essas doenças e obteve uma melhora de 50%", exemplifica.

Depois da dor - Porém, não é somente o sistema respiratório que é levado em consideração na hora da avaliação. "O profissional deve trabalhar os membros inferiores, que são muito usados na corrida, além de lidar com o lado emocional dos atletas. É comum o corredor ficar nervoso antes de uma grande prova, então tratar do medo e de possíveis sintomas, como diarréia, vômito e dor de cabeça, é essencial", enumera.

Depois de encarar o percurso, é comum o atleta sentir o corpo fadigado e o acupunturista pode iniciar um tratamento para o overtraning. "O problema do tratamento contra lesões e microlesões é que a técnica inibe a dor momentaneamente. Por conta disso, alguns esportistas estressam ainda mais o músculo e pioram a lesão", conta o acupunturista.

Sessões - O número de sessões necessárias para se obter um resultado concreto varia de pessoa para pessoa, mas Gemeo sugere que haja pelo menos uma consulta por semana.
"Existem casos em que o atleta pode até correr utilizando as fitas ou o estímulo da agulha. Não há problema algum", completa.

Apesar de a técnica estar em constante crescimento, o profissional conta que é difícil ter atletas que mantenham um ritmo de sessões constante. "Normalmente o público em geral não tem condições financeiras para dar continuidade ao tratamento. É necessária uma assessoria para poder bancar com os custos", conclui.

Fonte: www.webrun.com.br

domingo, 5 de janeiro de 2014

Os benefícios da acupuntura

Uma técnica milenar chinesa, a acupuntura, é capaz de estimular a circulação de energia e fazer com que órgãos e sistema se harmonizem
 
Quem observa a aplicação das agulhas durante uma sessão de acupuntura pode pensar que é muito dolorido espetar tais objetos sobre a pele, mas sequer imagina quantos são os benefícios que este tratamento, de origem chinesa, é capaz de trazer.

Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1991, como um tratamento complementar, a acupuntura possui atualmente uma lista reconhecida de 41 doenças, que podem ser tratadas. Inclusive, há mais dois anos essa técnica vem sendo utilizada pelo Sistema Único de Saúde, pois o Ministério da Saúde criou em 2006 a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Segundo o MS, a procura por tratamentos que utilizam a acupuntura aumentou 272% na rede pública de saúde nos últimos anos.

Fundamentos

Conforme a enfermeira Graziela Romani Todorovski, que também atua como acupunturista, a acupuntura é um tipo de tratamento que observa o ser humano em sua forma íntegra, levando em consideração tanto a parte espiritual, física e emocional. Portanto, ela não separa a doença do estilo de vida que a pessoa leva, mas sim integra a sua constituição física, hereditária e comportamental. "A avaliação para o tratamento com a acupuntura é muito criteriosa, pois não se trata de um método com um mero agulhamento. Hoje a gente vê a acupuntura sendo difundida em cursos a distância, e isso, de certa forma é um agravante para a categoria (da saúde) e para o usuário", comentou.

Graziela explica que para iniciar o tratamento com a acupuntura, antes é necessário fazer uma boa avaliação do estado do paciente, levando em consideração fatores como a forma de respiração, rubor facial, nitidez da pele, unhas, cabelo, brilho do olhar, retenção de líquidos no organismo, entre vários outros detalhes. "Se observa muito mais do que apenas a queixa principal que o paciente traz, porque muitas vezes ele vem com uma queixa específica, que é importante, porque é ela que o levou a buscar o tratamento, mas também existe uma causa que está desencadeando o mal-estar e muitas vezes essa causa ainda não afetou nenhum órgão, por isso o paciente vai a um determinado profissional buscar auxílio, o profissional medica, faz exames, mas não aparece nada", explicou.

Segundo Graziela, quando a queixa existe, mas não evidencia em exames, a doença está no que é chamado de plano energético, ou seja, na circulação sanguínea, que não está funcionando adequadamente e provocando tais irregularidades à saúde da pessoa. "Veja, por exemplo, a enxaqueca, ela tem vários fatores que podem desencadeá-la, pode ser emocional, hormonal, digestiva, tensional, então não é simplesmente tratar a enxaqueca com medicamentos e mandar o paciente para casa. Na acupuntura é preciso ter outro entendimento junto com o paciente, no qual, muitas vezes, ele se depara com um espelho dele mesmo, onde olha para sua interioridade e vê o que não está bem, se é por um fator emocional, uma insatisfação na vida pessoal ou profissional, o estresse, a má alimentação, o sedentarismo. É um conjunto de fatores que muitas vezes a especialidade (médica) não faz o paciente perceber e muitas vezes somos nós os responsáveis pela doença ou pelos sintomas que apresentamos", enfatizou.

Tratamento

A base do tratamento da acupuntura é usar a aplicação de agulhas em diversos pontos específicos do corpo. Graziela explica que são inúmeros esses pontos, os quais são entendidos pelos chineses como condutores de energia ou meridianos, e a energia nada mais é do que o sangue que corre nas veias das pessoas. Esses canais de energia possuem um ponto de origem e um ponto final, por exemplo, o canal que corresponde ao fígado nasce na pontinha do dedão do pé e termina próximo da mama. "Cada ponto tem uma correlação entre um órgão e uma víscera e eles se comunicam, porque são interdependentes e um gera energia para o outro. Assim, quando um está com deficiência de energia, o outro se sobrecarrega", comentou.

Graziela relaciona que uma forma de avaliar como esta a energia em determinados órgãos é através da medição do pulso. Contudo, essa habilidade só é possível após muitos anos de trabalhos com a acupuntura e um total conhecimento sobre os pontos de energia. "Na medicina tradicional nós aprendemos a verificar o pulso para medir a frequência cardíaca, na medicina chinesa nós aprendemos a avaliar os cinco órgãos e as cinco vísceras e a partir daí determinar a situação em que o paciente se encontra", explicou. Além do pulso, também a avaliação para o tratamento com acupuntura, pode ser feita com uma observação sobre a aparência da língua do paciente.

Indicações

Na lista preconizada pela OMS, das doenças que podem ser tratadas com a acupuntura, Graziela comenta que elas estão separadas por estruturas funcionais, na ortopedia, por exemplo, é possível tratar reumatismo, lesões ortopédicas, fibromialgia, dores relacionadas às articulações, recuperações pós-cirúrgicas por fraturas, entre outras. Doenças ginecológicas, como infertilidade provocada principalmente pela ansiedade, doenças de origem gástricas, cardíacas, entre várias outras, também estão relacionadas. Contudo, ela comenta que entre as queixas que mais atende estão as doenças de origem endócrina, como lentidão do metabolismo e os hipotireoidismos. Também dores menstruais, TPM, enxaquecas, rinites, situações hormonais, em relação a colesterol e triglicerídeo alto, as doenças psicológicas, como transtorno do pânico, ansiedade, depressão, também estão entre elas.
Graziela destaca que para a maioria dos casos, a acupuntura é um tratamento complementar, ou seja, integra o tratamento convencional das doenças. Também ela explica que algumas patologias a acupuntura não cura, mas sim ameniza os sintomas, como o processo inflamatório e a dor. "A maioria dos pacientes faz o tratamento da acupuntura acompanhado pelo médico que o está atendendo na medicina tradicional", enfatizou.

Acupuntura e câncer

A acupuntura também é uma grande aliada para aqueles pacientes com câncer. O tratamento contra estas enfermidades é muito agressivo, tanto para a célula doente como para o organismo do paciente, espiritualidade e parte emocional. Assim, a acupuntura, de acordo com Graziela, vem como um frescor natural para combater o calor tóxico gerado pela própria célula doente e pelo tratamento. "Todo o tratamento com a acupuntura visa renovar o fluxo circulatório, então é como se abrisse um manancial de circulação, melhorando, por exemplo, a função renal, de forma que os pacientes que sofrem edema depois do tratamento contra o câncer desincham facilmente. Ela também ajuda a melhorar a autoestima, porque a pessoa que volta de uma cirurgia de câncer e que é mutilada, tem uma perda significativa para ela, e o tratamento com a acupuntura ajuda a liberar a endorfina e serotonina, que são os hormônios da alegria e do prazer, então o paciente volta a ter aquela esperança e expectativa da cura", comentou. Outros benefícios também são o aumento da imunidade e a desintoxicação dos medicamentos.

Fonte: http://www.diarioagora.com.br/

sábado, 4 de janeiro de 2014

Acupuntura: 10 benefícios surpreendentes para sua saúde

As agulhas podem trazer alívio para as dores de cabeça, tratar síndromes e ajudar você a abandonar de vez o tabagismo

Uma das mais importantes técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura foi introduzida no Brasil há mais de 40 anos. Considerada como terapia comple
mentar, desde 1995 é também reconhecida como especialidade médica.

O método consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo visando diferentes efeitos terapêuticos. De acordo com a fisioterapeuta e acupunturista Daiane Perez, o principal objetivo da acupuntura é promover um equilíbrio energético de todo o organismo, que resultará em benefícios globais para o mesmo. "Do ponto de vista da medicina oriental, aquilo que nós chamamos de doenças, seriam, na verdade, desequilíbrios energéticos, que se manifestariam através de sinais e sintomas como dores e alterações emocionais", explica.

Assim, a acupuntura trata por meio de mecanismos energéticos e fisiológicos. O mecanismo energético é o equilíbrio dos canais por onde a energia do corpo transcorre. Já o fisiológico é a liberação de substâncias analgésicas, anti-inflamatórias, relaxante muscular e uma ação moduladora sobre as emoções, os sistemas endócrino e imunológico.

Se você ainda não simpatizou com a ideia de ter agulhas espetadas pelo corpo, talvez reveja sua opinião após conhecer alguns dos benefícios da técnica chinesa. Confira:

1. Trata dores de cabeça

Vários estudos já comprovaram cientificamente a eficácia da acupuntura na prevenção e tratamento das dores de cabeça e crises de enxaqueca. Nos casos de cefaleia, as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa produzem efeito analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular.

A pedagoga Ana Carolina Guimarães já experimentou na prática os benefícios das agulhas para este tipo de problema. "Sofri com enxaqueca durante anos e tentei vários tratamentos. Somente com a acupuntura vi um resultado duradouro", relata. Nos casos de cefaleia, a acupuntura é capaz de promover o alívio imediato da dor e, ainda, tratar suas causas, afirma a acupunturista Daiane Perez.

2. Minimiza sintomas de depressão e ansiedade

A técnica milenar chinesa também pode ser uma opção para tratamentos de distúrbios emocionais, com a depressão e a ansiedade. Isto porque ela estimula a produção dos hormônios da alegria e do bem estar (serotonina e endorfina).

A acupuntura também proporciona relaxamento, dispersando a ansiedade e as tensões através do equilíbrio das energias do corpo, pontua a acupunturista.

3. Alternativa para tratar síndrome dos ovários policísticos

Um estudo feito na Universidade de Gotemburgo, na Suécia, concluiu que a síndrome do ovário policístico (SOP) pode ser aliviada pelo uso da acupuntura e de exercícios físicos. Durante a pesquisa, um grupo de mulheres com SOP recebeu eletroacupuntura (técnica na qual as agulhas são estimuladas por uma corrente elétrica de baixa intensidade) regularmente por quatro meses. Como resultado, elas tiveram o ciclo menstrual e os níveis hormonais regularizados.

Mulheres com ovários policísticos não ovulam normalmente - o que pode levar à infertilidade e aumentar o risco de obesidade, de desenvolvimento do diabetes tipo 2 e do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

4. Previne e ameniza sintomas de alergias

A acupuntura pode ser uma alternativa se você sofre de alergias sazonais há anos e, por algum motivo, não se dá bem com os medicamentos para o problema. Uma pesquisa alemã publicada no periódico Annals of Internal Medicine relatou que, após serem tratados com a técnica chinesa, os participantes constaram um alívio nos sintomas da alergia.

No entanto, alguns dos pacientes que foram submetidos a apenas sessões falsas de acupuntura também relataram algum tipo de melhora, o que pode indicar um efeito placebo.

5. Trata incontinência urinária

Problemas com incontinência urinária também podem ser tratados pelo conceito da Medicina Tradicional Chinesa, tanto para pacientes adultos quanto em crianças.

"Tirei meu filho mais novo das fraldas através da auriculoterapia com sementes", conta a acupunturista Daiane Perez. A técnica consiste em estimular nas orelhas os pontos ou áreas de reflexo que correspondem ao órgão do corpo que se quer tratar. Em vez de agulhas, o estímulo é feito por sementes presas a um pequeno esparadrapo.

6. Alivia dores crônicas nas costas

A acupuntura pode oferecer alívio para aqueles que sofrem de dores crônicas, como a lombalgia. Mas um estudo do Hospital das Clínicas da faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo defende que a técnica precisa estar aliada ao tratamento convencional para apresentar melhor resultados.

7. Alivia sintomas da menopausa

A diminuição dos níveis de estrogênio é a responsável pelos calorões que incomodam muito as mulheres na fase da menopausa. Se você está passando por isso, saiba que as agulhas podem aliviar este indesejado sintoma da idade.

A acupuntura tem um efeito sobre as estruturas do cérebro que coordenam as funções hormonais. Ao estimulá-las, a terapia não só combate os fogachos como melhora a ansiedade, o sono e a secura vaginal.

8. Ajuda a parar de fumar

Se você decidiu abandonar o cigarro, a acupuntura pode ajudar a aliviar os sintomas que normalmente seguem à abstinência da nicotina, como ansiedade e insônia - lembrando que as agulhas estimulam a produção de endorfina, serotonina e dopamina (hormônios do prazer e bem-estar).

Em geral, o tratamento através da acupuntura para tabagismo, álcool e algumas drogas mostra-se eficaz. Para atingir os resultados desejados, é recomendado que o paciente faça uma sessão por semana, durante 3 meses ou mais, dependendo de cada pessoa.

9. Alivia sintomas TPM

Boa notícia para as mulheres: a acupuntura pode aliviar o nervosismo, cólicas, retenção de líquidos, dores de cabeça e o mau humor tão característicos do período pré-menstrual.

Neste caso, as agulhas são espalhadas por pontos específicos da barriga próximos ao umbigo, do pé, da cabeça e da orelha. Assim, a acupuntura busca regular o sistema nervoso, o funcionamento do fígado e os hormônios. O tratamento leva de oito a dez sessões, sendo uma por semana. Depois, Daiane sugere a manutenção mensal, na semana anterior à menstruação.

10. Minimizar dores de DTM

Uma experiência conduzida por um professor da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP submeteu 25 paciente com disfunção temporomandibular (DTM) a sessões de acupuntura em vez das placas de mordida usadas durante o sono.

O resultado foi que a acupuntura teve um efeito muito semelhante ao da placa, com a vantagem de proporcionar um sono melhor e mais qualidade de vida.

Recomendações e contraindicações
Os especialistas garantem que a técnica é indicada para todos, até mesmo para as crianças. Mas há uma exceção quanto à técnica com agulhas, pois ela não deve ser usada por pessoas que apresentem alterações na coagulação sanguínea.

Ao escolher um profissional, procure referências sobre ele e verifique os cuidados que são tomados com as agulhas (elas devem ser descartáveis). A assepsia (limpeza) é imprescindível.

Por fim, é importante ressaltar que, em muitos casos, só a utilização da acupuntura não é suficiente para resolver os problemas e, nas doenças mais graves, a técnica precisará ser aliada a um tratamento convencional.

Fonte: www.dicasdemulher.com.br