quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O ponto de vista da medicina chinesa sobre o estresse

Sete emoções

Na sociedade de hoje, as pessoas têm de lidar com o estresse. Uma quantidade adequada de estresse é saudável, mas o estresse excessivo leva a problemas de saúde física e mental. As pessoas têm sete estados de espírito: alegria, raiva, preocupação, solidão, tristeza, medo e pânico. Em circunstâncias normais, estes não causam doenças. No entanto, o excesso de emoção causa desconforto corporal.

A medicina chinesa acredita que o verdadeiro objetivo da saúde é manter o equilíbrio fisiológico e psicológico o tempo todo. Um estado de espírito moderadamente agradável equilibrará o qi (energia) e o sangue. As emoções excessivas afetam os órgãos internos, causando o caos do qi visceral, o que leva às doenças.

Os perigos das emoções excessivas

Quando as pessoas estão excessivamente felizes, o qi do coração se afrouxa e suas mentes ficam desordenadas. As batidas do coração, a insônia e os desequilíbrios mentais podem aparecer. Se for severo, elas podem rir sem parar e moverem-se sem rumo certo. Isto é: "a felicidade excessiva leva à perda de qi" e "a felicidade excessiva danifica o coração".

Quando as pessoas ficam com medo, o qi do coração fica desordenado, causando pânico, palpitações, insônia, ansiedade e até distúrbios mentais, o que é chamado de "o pânico leva o qi ao caos".

Quando as pessoas estão alteradas, tornam-se impacientes, têm dores de cabeça, o rosto fica vermelho, e pode-se inclusive desmaiar. Isso pode afetar o baço e o estômago, dando lugar a sintomas como vômitos e perda de apetite. Isto é chamado de "a cólera conduz o qi para cima" e "a cólera lesiona o fígado".

Com pena excessiva, uma pessoa fala com voz baixa e não é capaz de falar com força, fica depressiva, sente opressão no peito e falta de ar, o que é chamado de "a tristeza leva ao desaparecimento do qi", "a preocupação leva a um qi pessimista" e "a tristeza danifica os pulmões".

Com medo excessivo, as pessoas ficam pálidas, com tonturas, ou até mesmo podem sofrer um colapso. Alguns terão incontinência urinária. Isto é chamado de "o medo leva o qi para baixo" e "o medo danifica os rins".

Quando uma pessoa parece estar dolorida, é preciso um médico adequado, mas não se esqueça de regular as emoções. Para ser saudável, o primeiro e mais importante ponto é cultivar o coração.

Fazer exercícios adequados, ter uma dieta apropriada e manter o temperamento calmo são os ingredientes ideais para uma vida sã.

Fonte: http://www.epochtimes.com.br/ 

sábado, 19 de outubro de 2013

Eternos princípios da medicina chinesa

Ao longo do curso da história, por milhares de anos, não importa qual a doença, a medicina chinesa não alterou os seus princípios de yin e yang ao tratar enfermidades.
 
A medicina chinesa tem uma origem muito mais antiga que a documentada. É dito que o cannon de medicina interna do Imperador Amarelo existe há mais de 2000 anos e alguns dizem até há mais de 3000 anos.

Existem muitos mais livros, tais como ‘Febre Tifóide' e ‘Shen Non Ben Cao Jing'. Contudo por mais livros que haja, os seus conteúdos não se desviaram dos princípios do yin e yang.

Durante a história, por mais de mil anos, não importa qual a doença, a medicina chinesa não mudou os seus princípios yin-yang ao tratar doenças. Devido ao rápido desenvolvimento da ciência empírica, as pessoas tentam compreender os princípios yin e yang e os cinco elementos como conceitos filosóficos, mas falham em aplicá-los.

Hoje em dia, o estudo da medicina chinesa inclui apenas o superficial. Por exemplo, que ingrediente em uma fórmula em particular é eficaz ao invés de quais alterações que produz no yin-yang e cinco elementos. Por isto, a medicina chinesa dos dias de hoje não é nem remotamente tão boa quanto a praticada em tempos antigos.

Quais os fundamentos da medicina chinesa? É o Tao. As pessoas em tempos modernos sabem muito pouco sobre o Tao, mas existem muitas explicações.

Em tempos antigos a natureza humana era boa. Se a palavra Tao fosse mencionada somente uma vez, as pessoas saberiam imediatamente os significados profundos. As atividades diárias e comportamentos seguiriam o Tao: seriam feitas boas ações e virtude poderia ser acumulada.

A teoria da medicina chinesa originou-se no Tao. Por isso, o seu yinyang e os cinco elementos são o fundamento da medicina chinesa. Se a medicina chinesa fosse desviada dos princípios do Tao, ela se perderia. De forma similar, se a ciência moderna guiar a medicina chinesa, os resultados não serão tão bons como os da medicina ocidental.

Uma vez que yinyang e os cinco elementos são a manifestação dos princípios do Tao em determinado nível, dentro deste nível, não importa como as coisas possam mudar, todas elas originam-se do yin-yang e dos cinco elementos. Como resultado, yin-yang e os cinco elementos podem resolver qualquer coisa deste nível.

De acordo com a cultura tradicional chinesa, princípios como estes não estão sobre o controle de seres humanos e foram transmitidos aos humanos por seres divinos. É por isto que a medicina chinesa pode existir durante milhares de anos e será para sempre duradoura.

Fonte: http://www.epochtimes.com.br/

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O vínculo entre a depressão e a dor


Existem distintas alternativas de tratamento que podem reduzir a síndrome de dor regional complexa
 
A investigação moderna aproxima-se a uma compreensão similar dessa complexa relação. Em 2011, o Jornal Escandinavo de Dor tentou explicar a conexão dessa maneira: Os pesquisadores escreveram: "Em primeiro lugar, o catastrofismo desempenha um papel central nos modelos de dor e depressão e por tanto podem formar um vínculo importante entre eles. Em segundo lugar, a regulação emocional é importante na depressão e na dor, já que ambos podem ser vistos como importantes fatores emocionais estressantes".

A dor e a depressão, a princípio vão de mãos dadas, às vezes, a mesma experiência traumática desencadeia ambos e as duas condições reforçam-se mutuamente.

A dor neuropática, diferente de dores musculares comuns e da dor artrítica, provém de disfunções no sistema nervoso central ou sistema nervoso periférico. O trauma causa uma atividade elétrica desproporcional na rede nervosa, e as vítimas das enfermidades crônicas neuropáticas, como a síndrome da dor regional complexa (CRPS pelo seu nome em inglês), experimentam dor ante um contato normal ou calor brando.

A acupuntura pode corrigir bloqueios na circulação de Qi que causam esse tipo de dor, ao ser utilizada reduz a hipersensibilidade associada com a dor neuropática. Usada como tratamento complementar a modalidades convencionais, pode aumentar a taxa de recuperação enquanto reduz o estresse, pois trabalha com o Qi da pessoa, e o Qi regula a emoção, a acupuntura melhora eficazmente também o estado de ânimo.

Outra alternativa de tratamento que atua sobre o corpo e o cérebro é a infusão de ketamina. A ketamina é um anestésico que quando se administra por um médico qualificado ou anestesiologista, atua no sistema nervoso para reduzir o excesso de sinais de dor.

"Detém a transmissão de dor desde o corpo à coluna vertebral e ao cérebro, e dá ao sistema a possibilidade de reestruturar-se", comentou o Dr. Glen Z. Brooks, anestesista de Nova York que oferece tratamentos com ketamina.

Segundo Brooks, em casos de depressão, a ketamina promove o desenvolvimento das sinapses e permite que o cérebro se reestruture, revertendo às causas estruturais da depressão.

A dose de ketamina e o plano de tratamento para os pacientes com depressão e dor são diferentes e devem ser adaptados ao peso corporal do paciente, necessitando ser considerados distintamente, porém os pacientes com enfermidades mistas podem obter melhoras em seus sintomas.

Fonte: http://www.epochtimes.com.br

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Equilibrar a ansiedade ajuda no tratamento da obesidade

Um avanço importante na compreensão da ansiedade é a descoberta de suas causas. A resposta para o fato de um indivíduo ser mais ansioso do que outro pode estar no desequilíbrio entre neurotransmissores, substâncias que transmitem informações entre os neurônios envolvidos no processamento do humor. Os neurotransmissores mais conhecidos são a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. A disfunção dessas substâncias no organismo ocorre numa região do cérebro chamada amígdala, que está ligada às emoções.

"Hoje, acredita-se que a ansiedade tenha influência genética e, por isso, seja hereditária em grande parte dos casos. Filhos de pais ansiosos teriam mais chances de manifestar o problema, mas a educação recebida pela família também é levada em conta. Pais superprotetores e controladores fazem com que suas crianças cresçam num ambiente ameaçador", destaca a especialista em acupuntura Karla Chebel.

A fisioterapeuta ressalta que um dos pontos principais do tratamento com acupuntura é resgatar a qualidade do sono, bem como a capacidade de relaxar mesmo em situações adversas. Karla explica que a acupuntura também atua contra distúrbios da autoestima e da ansiedade que atrapalham diretamente o controle do peso ao fortalecer o que é chamado de "eu interior", elemento cujo equilíbrio é indispensável para o emagrecimento saudável.

"A acupuntura age nos centros reguladores da ansiedade como que um bálsamo calmante. O tratamento permite que a pessoa controle sua alimentação de forma saudável e até mesmo siga, com algum rigor, a dieta prescrita por um nutricionista. Isto porque a técnica atua onde medicamento nenhum consegue chegar", afirma.

Segundo Karla Chebel, a medicina chinesa trata a obesidade não como uma doença ou uma casualidade, mas como um conjunto de sintomas que devem ser verificados caso a caso, de forma personalizada, visando não só o emagrecimento do paciente, mas também uma importante melhora em sua qualidade de vida.

"A prática de atividade física é outra forma de aplacar a ansiedade mais branda. Os exercícios estimulam a produção da endorfina, substância que melhora a ação dos neurotransmissores ligados ao humor", completa a especialista.

Fonte: www.jmonline.com.br