sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Acupuntura se torna aliada para tratamento de síndrome do pânico

Estresse, transtornos de pânico, insônia e obesidade são alguns dos problemas diretamente relacionados a um mal comum na sociedade moderna: a ansiedade. Estima-se que, no Brasil, haja cerca de 15 milhões de brasileiros adultos suportando sofrimentos mais graves relacionados à ansiedade. São pessoas que têm desde crises de tontura, diarreia e dor no peito, como também aquelas que amargam a mais completa paralisação e pânico diante de qualquer situação que lhes pareça ameaçadora.

De acordo com a fisioterapeuta Karla Chebel, a pessoa ansiosa costuma criar expectativas pessimistas desnecessárias sobre acontecimentos futuros, querendo, geralmente, resolver as situações antecipadamente. "As preocupações são intensas, duradouras e frequentes e, infelizmente, esse é um mal que vem crescendo. A competição por melhores cargos no emprego e a vida pessoal atribulada são alguns dos fatores que aumentam a preocupação de quem já sofre do problema. Outro problema associado à ansiedade é o transtorno do pânico. Seus sintomas aparecem de forma brusca. O indivíduo está tranquilo e, de repente, imagina que determinada situação é ameaçadora. Passa a ter sintomas como falta de ar e tontura. O episódio dura cerca de dez minutos. Ele pode sentir medo de ficar sozinho em casa e, por isso, toda vez que se vê nessa circunstância, entra em pânico. As crises costumam se repetir com frequência. Quando em estágio avançado, o pânico leva a pessoa a evitar até mesmo ir ao trabalho", destaca.

A principal recomendação é procurar o médico já a partir da primeira manifestação. Karla ressalta que as fobias também estão relacionadas à ansiedade. São medos irracionais, exagerados e persistentes de situações, objetos e animais. Há quem tenha fobia de sangue, avião, doenças, entre outras. "A ansiedade também está por trás do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). O indivíduo tem imagens ou ideias repetidas e começa a apresentar atitudes para afastar os pensamentos. Ele cria rituais como, por exemplo, levantar-se várias vezes da cama à noite para verificar se a porta está trancada", informa.

Dependendo do caso, são indicadas terapias, tratamentos medicamentosos, mas há ainda alternativas que, em longo prazo, podem trazer soluções mais duradouras à ansiedade e seus efeitos nocivos. "Através das agulhas, a acupuntura atua sobre determinadas terminações nervosas do corpo e o estímulo é levado até o cérebro. Lá, acontece uma liberação de serotonina, que inibe ansiedade e até mesmo as crises de pânico. Por meio dessa técnica milenar, é possível também tratarmos a insônia e a obesidade, que muitas vezes são queixas comuns da pessoa ansiosa. O tratamento consiste na acupuntura sistêmica, aplicada em todo o corpo, e/ou auricular, quando se utiliza de pontos localizados na orelha que correspondem a órgãos e funções do corpo", explica a fisioterapeuta Karla Chebel.
 
Fonte: www.jmonline.com.br

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Saúde Ocular: estudo revela que tratamento com acupuntura pode aliviar inflamação

Pesquisadores da Universidade de Viena descobriram que a acupuntura pode reduzir a dor e a inflamação da uveíte ocular. A pesquisa estudou cinco pacientes com uveíte que foram tratados com a Acupuntura. A uveíte é uma inflamação da úvea, que é formada pela íris, corpo ciliar e coróide, que são estruturas do olho, provocando dor, visão turva e, quando não tratada, pode até levar à cegueira.

Todos os pacientes do estudo relataram uma diminuição da dor após a acupuntura. A acuidade visual também aumentou e uma medição a laser, revelou uma diminuição da inflamação. Houve também um aumento do tempo que os pacientes permaneceram livres da doença.

Para o presidente da Associação Brasileira de Acupuntura regional Rio de Janeiro (ABA-RJ) e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Acupuntura do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa, Dr. Márcio De Luna, "o resultado deste estudo mostra que a medicina tradicional chinesa é eficaz não apenas para problemas do aparelho locomotor e para alguns males do século XXI, mas também para auxiliar no tratamento e na prevenção de doenças de especialidades que pouco se ouve falar da indicação eficaz da Acupuntura ".

Dr. Luna, que é acupunturista há 29 anos e atende em Copacabana, no Rio de Janeiro, alerta ainda para a importância de se consultar um bom oftalmologista, para que junto com o tratamento indicado por este profissional, a acupuntura possa oferecer resultados mais rápidos e consistentes para a saúde ocular do paciente. "Sempre que possivel, nós recomendamos a terapia complementar por acupuntura para tratamento e prevenção de doenças e recuperação acelerada de sequelas , como tem sido mostrado e evidenciado, cada vez mais, em diversos estudos e pesquisas cientificas publicadas em periódicos internacionais conceituados", conclui Luna.

Fonte: www.pautas.incorporativa.com.br

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Acupuntura pode ser uma aliada no tratamento do zumbido

Problema que atinge cerca de 17% da população mundial, o zumbido também pode ser tratado de forma holística
 
Zumbido é uma "percepção auditiva fantasma", significa perceber um som que não está sendo gerado no meio ambiente naquele momento - e este é um sintoma sentido por de 28 milhões de indivíduos só no Brasil. Com várias formas de tratamentos disponíveis para tratar desse mal, uma que surge para fazer com que os efeitos do zumbido sejam minimizados é a acupuntura, uma forma de terapia holística que pode ser uma aliada nesse processo.

Segundo, Wilson Faustino Illa, psicólogo, acupunturista e naturoterapeuta ortomolecular, diretor do CEPTI - Centro de Psicologia e Terapias Integrativas, para a Acupuntura e a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o zumbido ou tinido, pode ter como origem diversos fatores e padrões na relação de equilibrio-desequilíbrio-equilíbrio dos canais e fluxos de energia, mapeados e explorados pelos Acupuntores. O objetivo desse tratamento é analisar o ser humano como um todo, não apenas o seu corpo, mas o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito - e ainda as suas percepções do meio ambiente. Nada mais atual nos dias de hoje do que essa visão holística do todo, levando em consideração os fatores Bio-Psico-Social. Bio, de condições biológicas do organismo, Psico, de emoções e sentimentos e Social, de o ambiente em que cada um vive.

Pelo fato de o zumbido ser uma experiência subjetiva e individual, ou seja, diferente para cada um, é difícil ser conclusivo nas formas de proceder o tratamento, pois em determinadas situações, é preciso uma equipe multidisciplinar para cuidar do caso, envolvendo profissionais de diversas áreas, como otorrinolaringologistas, ortodontistas, fisioterapeutas, psicólogos, etc.

Na leitura da MTC, saúde e doença são necessárias para o equilíbrio do ser humano. A doença será em certos momentos inevitável no processo vital, pois é uma forma de expressão dos medos, angustias, expectativas, conflitos mentais, adaptação ao meio e as pessoas. Os chineses mapearam todos os fluxos de energia que percorrem o corpo e suas inter-relações com o corpo físico que resulta na ciência da Acupuntura.

Existem várias formas e procedimentos de conduzir o tratamento do Zumbido pela Acupuntura, inclusive, pela combinação dos pontos aplicados na região auricular pela Técnica da Auriculoterapia, a fim de regular o funcionamento dos nervos auditivos e reduzir ou até mesmo a eliminação da queixa do Zumbido. Na maioria das vezes, a origem da queixa apresentada não está no sistema auditivo, ela pode estar em algum canal de fluxo de energia bloqueado ou de tensão muscular na região da coluna cervical, ombro, pescoço ou cabeça. Existem também os casos de abusos de alimentos com concentração de cafeína, como refrigerantes, café, chá preto; refrigerantes com cola; os doces; os chocolates e os alimentos gordurosos, além do fator metabólico, com a questão da deficiência de absorção no organismo, dos minerais de zinco e magnésio, disponíveis em alguns alimentos, que podem prejudicar os sintomas do zumbido, segundo Wilson Faustino.

Fonte: www.bonde.com.br