sexta-feira, 19 de julho de 2013

Pesquisa de Harvard aponta eficácia da acupuntura no tratamento da ansiedade e depressão

Uma nova pesquisa científica divulgada na última semana demonstrou que a acupuntura é eficaz para o tratamento da TPM (tensão pré-menstrual), ansiedade e depressão. Pesquisadores da Harvard Medical School (Boston, Massachusetts) e da Advanced Integrative Rehabilitation and Pain Center (Washington, DC) concluíram que \"existem evidências de alto nível para apoiar o uso da acupuntura no tratamento de transtorno depressivo durante a gravidez.\"

Em um estudo paralelo, pesquisadores da Beijing University of Chinese Medicine, na China, concluíram que o método da medicina tradicional chinesa é eficaz também no tratamento da TPM (tensão pré-menstrual).

No primeiro estudo, os pesquisadores observaram que tanto a ansiedade e a depressão são altamente prevalentes na sociedade – em especial conhecidos como um dos males do século 21. Eles observaram que tanto a ansiedade e a depressão são difíceis de tratar e têm altas taxas de recaída e efeitos colaterais quando tratados com medicamentos. As evidências constatadas pela pesquisa sugerem que a acupuntura pode ser uma modalidade de tratamento eficaz, natural e sem efeitos colaterais. As conclusões foram tiradas com base em ensaios clínicos randomizados e todos os estudos mostraram que os benefícios do método chinês para a ansiedade e depressão foram significativos.

Já na segunda pesquisa, que avaliou a relação da acupuntura com o alívio dos sintomas da TPM, constatou-se que os grupos de acupuntura tiveram melhores efeitos terapêuticos do que os grupos de controle.


ACUPUNTURA COMO TRATAMENTO COMPLEMENTAR
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ), Dr. Márcio De Luna, “estes resultados são consistentes com outras pesquisas recentes que demonstram que a acupuntura é eficaz para o tratamento da depressão como complemento ao tratamento medicamentoso”.

Um estudo recente concluiu que a acupuntura aumenta o resultado dos antidepressivos quando a substância paroxetina é usada. A acupuntura tem acelerado as respostas clínicas junto a essa classe de drogas – conhecida como inibidores seletivos da recaptação da serotonina – no tratamento do transtorno depressivo maior.

Em outra investigação, os pesquisadores chegaram à conclusão de que a acupuntura melhorou a qualidade de vida de pacientes deprimidos submetidos a tratamento concomitante com paroxetina. Estudos semelhantes foram publicados por pesquisadores da Universidade do Arizona, em Tucson (EUA). Eles concluíram que \"acupuntura pode proporcionar alívio significativo dos sintomas da depressão com taxas de resultados comparáveis às da psicoterapia ou da farmacoterapia”.


Referências
• Sniezek, David P., and Imran J. Siddiqui. \"Acupuncture for Treating Anxiety and Depression in Women: A Clinical Systematic Review.\" Medical Acupuncture (2013). Advanced Integrative Rehabilitation and Pain Center, Washington, DC. Department of Physical Medicine and Rehabilitation, Spaulding Rehabilitation Hospital, Harvard Medical School, Boston, MA.
• Guo, Zheng-Rong, and Liang-Xiao Ma. \"Acupuncture Treatment for Premenstrual Syndrome.\" Medical Acupuncture (2013).
• Qu, Shan-Shan, et al. \"A 6-week randomized controlled trial with 4-week follow-up of acupuncture combined with paroxetine in patients with major depressive disorder.\" Journal of Psychiatric Research (2013).
• Ma SH, Qu SS, Huang Y, Chen JQ, Lin RY, Wang CQ, Li GL, Zhao CH, Guo SC, Zhang ZJ. Improvement in quality of life in depressed patients following verum acupuncture or electroacupuncture plus paroxetine: a randomized controlled study of 157 cases. Neural Regen Res. 2012;7(27):2123-2129.
• Im Quah-Smith, Chao Suo, Mark A. Williams, and Perminder S. Sachdev. Medical Acupuncture. -Not available-, ahead of print. doi:10.1089/acu.2012.0901.
• Allen, John JB, Rosa N. Schnyer, and Sabrina K. Hitt. \"The efficacy of acupuncture in the treatment of major depression in women.\" Psychological Science 9.5 (1998): 397-401.


Fonte: http://www.pautas.incorporativa.com.br/a-mostra-release.php?id=20028

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Benefícios da acupuntura para os atletas

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRHbmr4hHa3139_BIgSi9VFMtUcNjrNmrS_L8Xrk4mPyJYauAffPesquisas e evidências científicas mostram que o método milenar da medicina tradicional chinesa é eficaz e melhora significativamente performance atlética e muscular ...
 
A acupuntura como tratamento de atletas com lesões desportivas não é recente e nem é novidade, mas o uso da acupuntura para melhorar o desempenho físico e mental do atleta, esse sim é novo e recente. Há pouquíssimos estudos no mundo nessa área, e o Dr. Márcio De Luna – presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ) pode ser considerado pioneiro nesse tipo de pesquisa no Brasil.

Em 2005, Dr. Luna publicou uma pesquisa inédita fruto de sua Tese de Mestrado demonstrando que a Acupuntura, de fato, melhora de forma estatisticamente significativa a força máxima e a potência de atletas velocistas de 400 mts rasos com barreiras.

Atualmente Luna estuda os efeitos mentais e cognitivos da Acupuntura no desempenho atlético que, segundo ele, são tão importantes quanto os efeitos da acupuntura sobre o desempenho físico no esporte de alto rendimento, uma vez que “numa olimpíada ou num campeonato mundial todos os atletas de uma mesma modalidade são muito equivalentes em suas condições físicas e o que vai fazer a diferença entre o campeão e o vice-campeão será unicamente o cérebro e todo o seu potencial de comando sobre o corpo”, afirma Luna.

Para Luna, ainda falta muito em termos de aplicação dos achados científicos mais recentes em acupuntura no esporte de alto rendimento, cujos mesmos dariam uma grande vantagem competitiva ao nosso país, como já fazem as potências esportivas mundiais como a Austrália, China, Korea, Alemanha e EUA ao usarem a Acupuntura para a melhora da performance de seus atletas.



PERFORMANCE ATLÉTICA MELHORA COM ACUPUNTURA, APONTA PESQUISA

Uma pesquisa divulgada recentemente revelou que a acupuntura estimula a liberação de substâncias bioquímicas que aliviam a fadiga atlética devido a exercícios intensivos de resistência. Além disso, os pesquisadores descobriram que a acupuntura aplicada em pontos específicos de acupuntura aumenta a atividade antioxidante e diminui os índices de estresse oxidativo.

Durante este estudo, randomizado e controlado, os atletas de resistência receberam eletroacupuntura nas pernas uma vez ao dia, durante 15 dias, por um período de 30 minutos. Os resultados medidos mostram que a eletroacupuntura tem efeitos benéficos sobre a saúde humana, intervindo no processo de metabolismo de radicais livres em atletas.


RESULTADOS APONTADOS PELA PESQUISA
Os pesquisadores encontraram aumentos significativos na superóxido dismutase (SOD) e diminuições significativas no malondialdeído (MDA) sanguineo, nos atletas submetidos a prática de acupuntura. Superóxido dismutase é uma enzima que têm efeitos antioxidantes importantes e que protege as células contra a toxicidade, exercendo potentes respostas anti-inflamatórias no organismo. Além disso, a acupuntura aumentou com sucesso este importante agente bioquímico, na corrente sanguínea dos atletas.

“A acupuntura também mostrou níveis mais baixos de malondialdeído, um composto orgânico que é um marcador para o stress oxidativo”, comenta o coordenador do Programa de Pós-graduação do IBMTC – Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa e presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ), Dr. Márcio De Luna, fisioterapeuta e acupunturista há 29 anos.

“O malondialdeído (MDA) está associado a patologias inflamatórias e degenerativas como as doenças relacionadas com a idade, e do aparelho neuromuscular e locomotor. Os pesquisadores concluíram que a eletroacupuntura diminui os índices de MDA e aumenta a superóxido dismutase (SOD) em atletas submetidos a exercícios intensivos de resistência, o que pode contribuir aliviar a fadiga atlético e melhorar a performance física”, completa Dr. Luna.

PESQUISA BRASILEIRA JÁ COMPROVOU EFEITOS
Luna, em 1999, publicou um estudo pioneiro no mundo, na Revista francesa Meridiens, cujos resultados apontavam para o fato de que a Acupuntura diminuía os radicais livres e com isso ela apresentava um potencial real como terapia antioxidante.

Em 2005, de novo pioneiramente, Luna, publicou na revista Fitness & Performance sua pesquisa sob o efeito da Acupuntura na performance de atletas de velocidade no Rio de Janeiro, realizado no estádio Célio de Barros, fruto de sua Tese de Mestrado. Ele encontrou resultados animadores que mostraram que a Acupuntura melhora a força, a potência, a resistência anaeróbia e a velocidade. Tais resultados tem direta e imediata aplicação em atletas de todas as modalidades, inclusive de futebol, como também para doentes que apresentem perda de força muscular como idosos e pacientes portadores de sequelas ou doenças neurológicas como AVC, esclerose múltipla, ELA (esclerose lateral amiotrófica) etc.

Referências: Liu, J. Y., e L. M. Liu. \"[Influência da eletroacupuntura sobre o metabolismo dos radicais livres em atletas submetidos a exercícios de resistência intensivo].\" Zhen ci yan jiu = pesquisa Acupuntura / [Zhongguo yi xue ke xue yuan Yi Xue Qing bao yan jiu suo bian ji] 38, não. 1 (2013): 48-51. 

Fonte: http://www.pautas.incorporativa.com.br/a-mostra-release.php?id=19849

terça-feira, 16 de julho de 2013

Enxaqueca: o que é e qual o poder das agulhas nas dores de cabeça

Cerca de 30 milhões de brasileiros sofrem de enxaqueca, um tipo de dor de cabeça que costuma vir acompanhada de intolerância à luz e náuseas. Este tipo de dor de cabeça pode acontecer em pessoas de qualquer idade, mas costuma manifestar-se principalmente em adolescentes e adultos jovens e afeta mais as mulheres do que os homens.

Algumas de suas possíveis causas ainda continuam indefinidas, mas sabe-se que existem alguns estimulantes que podem desencadear uma crise de enxaqueca, como estresse, insônia, chocolate, queijos fortes, embutidos, consumo excessivo de café e de bebidas alcoólicas, excesso de exercícios, orgasmo, fumo, alterações hormonais, alguns perfumes e o açúcar.

TRATAMENTO
O tratamento da enxaqueca leva em consideração as características da dor e a frequência das crises. O objetivo é suprimir os sintomas e evitar a incidência de novos eventos. Já está comprovado que mudanças no estilo de vida e evitar os gatilhos que disparam as crises são procedimentos não farmacológicos indispensáveis para a prevenção da enxaqueca, mas existem alternativas comprovadas cientificamente que podem controlar as crises de enxaqueca.

Uma pesquisa científica realizada pelo Departamento de Neurociência da Universidade de Padua, na Itália, e publicada pela Minerva Medica Edizioni, uma clássica editora italiana com mais de um século de existência, realizou um estudo com 100 pacientes que sofriam de enxaqueca há mais de um ano. Divididos em dois grupos, a pesquisa teve o objetivo de comparar a eficácia da acupuntura tradicional e o tratamento farmacológico.

Os pacientes foram divididos aleatoriamente em dois grupos de 50 pacientes cada. Os doentes pertencentes ao grupo A (acupuntura) foram submetidos a 20 sessões de acupuntura, enquanto os doentes que pertenciam ao Grupo V (Valproato) foram submetidos ao tratamento com ácido valpróico (Depakin Chrono) e Rizatriptan. O índice de Midas (MI) que mede a severidade da dor de cabeça e o índice da dor presente (PI) que mede a intensidade da dor,foram registrados antes do tratamento (T0), em três (T1) e seis (T2) meses. Também foram registrados uma escala de pontuação da dor em seis pontos, além do acompanhamento da ingestão de Rizatriptan e outros eventos adversos ou colaterais nos pacientes.

RESULTADO
Oitenta e dois pacientes completaram o estudo (houve nove desistências em cada grupo). Em ambos os grupos, o Índice de Midas melhorou nos períodos de três (T1) e seis (T2) meses em que foi registrado. A intensidade da dor foi melhor nos primeiros três meses no grupo controlado farmacologicamente, mas a dor e a escala de pontuação foram melhores no Grupo A (acupuntura), em comparação à ingestão de Rizatriptan , após seis meses de tratamento (T2). A taxa de eventos adversos foi de 47,8% no grupo tratado farmacologicamente e de 0% no grupo tratado com acupuntura.

A conclusão dos cientistas é de que existe uma menor intensidade da dor com menor consumo de Rizatriptan em seis meses de tratamento, sem eventos adversos em pacientes de acupuntura em comparação com aqueles tratados apenas com ácido valpróico.

Para o Dr. Márcio De Luna, acupunturista e fisioterapeuta há 29 anos, “esta pesquisa é mais uma evidência importante de que a acupuntura traz resultados significativos para quem sofre de enxaqueca e dores de cabeção crônicas e até hoje não encontrou uma solução”. Segundo Luna, é importante que o paciente procure utilizar a acupuntura e outros métodos da medicina tradicional chinesa como complemento ao tratamento farmacológico tradicional, não abandonado a consulta a um neurologista. “Juntas, a medicina tradicional e a medicina chinesa são melhores do que cada uma separadamente, trazendo mais vantagens e mais saúde principalmente”, completa. 


Fonte: http://www.pautas.incorporativa.com.br/a-mostra-release.php?id=20308

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Acupuntura contra a tensão na mandíbula

Estudo brasileiro mostra que as agulhas são grandes aliadas de quem convive com a DTM, a disfunção temporomandibular
 
Uma das formas de minimizar esse transtorno que causa dores no maxilar e na cabeça é recorrer a uma placa acoplada aos dentes durante anoite a fim de diminuir a tensão local. "Só que esse dispositivo de uso diário costuma causar desconforto e atrapalhar o sono", conta o professor Rodrigo Galo, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Com isso em mente, o especialista decidiu testar se a acupuntura poderia ser uma alternativa ao tratamento noturno convencional. Ele dividiu 25 pacientes em duas turmas: a primeira recebeu dez sessões semanais de agulhadas e a segunda continuou com a placa.

No final, Galo notou que a acupuntura teve um efeito muito semelhante ao da placa, com a vantagem de proporcionar um sono melhor e mais qualidade de vida. "Além de aliviar a dor, a técnica se vale de pontos que reduzem o estresse e a ansiedade, condições que agravam a DTM", explica.

Até Nos Pequenos

Em outra pesquisa, o dentista Rodrigo Galo avaliou o potencial da acupuntura em crianças com DTM- quando elas tinham medo das agulhas, optou-se pela aplicação de um laser especial sobre os pontos. "as crianças também respondem bem ao método", garante.

Fonte: http://saude.abril.com.br/index.shtml

terça-feira, 9 de julho de 2013

Medicina tradicional chinesa e prevenção de doenças

https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQQ77ataf2nKnp_ltyuFybk6hO71zkFyNtx0yZhtKj1EDI4GT_AMédicos podem obter resultados diferentes, conforme a necessidade do tratamento, usando os mesmos pontos de acupuntura

A medicina tradicional chinesa (MTC) presta atenção na prevenção de doenças. A tradição Neijing propõe "cuidados antes de adoecer", pensamento preventivo e "medidas preventivas". No Suwen ("perguntas básicas"), a primeira parte da obra Huangdi Neijing ("Cânone Interno do Imperador Amarelo"), está escrito, "Os santos tratavam a doença antes que ela chegasse, paravam o caos antes que tomasse forma... Quando a doença se torna realidade, então, use a medicina; quando o caos se tornou o problema, então tente detê-lo. No entanto, isso é precisamente como começar a cavar um poço quando se sente sede. Não é isso tarde demais?"

Prevenção antes de a doença ocorrer

Antes de a doença ocorrer, tome várias medidas preventivas para evitá-la. A ocorrência de doenças relaciona-se com dois aspectos, aqueles do bem e do mal. O qi (energia) mau é a principal razão das doenças e a deficiência de qi bom é também causa fundamental de doenças. Elementos negativos do exterior atuam por meio de fatores internos. Para prevenir doenças, precisamos aumentar o qi bom e a habilidade de resistir aos elementos maus. Também precisamos prevenir as violações dos elementos maus.

Prevenindo o desenvolvimento da doença

Se a doença já ocorreu, deve-se procurar o diagnóstico e o tratamento para prevenir o desenvolvimento da doença.

Fonte: www.epochtimes.com.br

domingo, 7 de julho de 2013

Acupuntura é eficaz para tratar dor do pós-operatório

http://www.hcb.com.br/img/servicos/xixdsc_0105.jpgCada vez mais a Acupuntura clínica vem adquirindo um enorme respaldo científico da sua grande ação preventiva e terapêutica.

Estudos são apresentados a todo instantes apontando os excelentes resultados desta técnica milenar de promoção de saúde, inclusive sem o uso de remédios.

O "Ministério da Saúde" do Brasileiro, em consonância com as diretrizes apregoadas pela "Organização Mundial da Saúde" (OMS) e as resoluções dos Conselhos Federais da área da saúde (ex.: Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Medicina, TO, Odontologia, etc.) já vem adotando a prática da Acupuntura no "Sistema Único de Saúde" (SUS). A intenção é promover tratamentos rápidos (10 sessões), com resultados duradouros, menor custo à saúde do paciente (ex.: menos efeitos colaterais) e diminuir brutalmente os gastos com remédios.

Uma revisão sistemática das pesquisas clínicas controladas foi publicada na edição on-line do "British Journal of Anaesthesia". O referido estudo chegou à conclusão de que a Acupuntura pode ser muito útil no manejo da dor pós-operatória (quando utilizada entre 8 e 72h após a cirurgia).

O estudo foi desenvolvido por pesquisadores do departamento de anestesiologia do "Duke University Medical Center" (nos EUA) e incluiu 15 ensaios.

Depois de analisarem os resultados, os pesquisadores chegaram à conclusão que mais de 1.166 pacientes relataram uma significativa diminuição da dor depois de fazerem tratamento com a Acupuntura. Não bastasse esse ótimo resultado, a Acupuntura fez com que os pacientes necessitassem de menos morfina e outros opióides, sentindo assim, muito menos efeitos colaterais (ex.: náusea, prurido, tontura, retenção urinária).

Os autores da pesquisa chegaram à conclusão que a Acupuntura é um meio eficaz para o tratamento da dor no pós-operatório.

Em média, 80% das pessoas que se submetem à cirurgia sentem dor, sendo assim, a Acupuntura pode ser um grande auxilio (não medicamentoso) para promover uma melhor qualidade de vida neste período.

Vale lembrar que a ação clínica da Acupuntura expande-se para além dos tratamentos da dor, passando por outros desconfortos psicológicos, comportamentais e físicos. Ex.: depressão, estresse, ansiedade, insônia, infertilidade.

Fonte: portalsaude.net

sábado, 6 de julho de 2013

Pulsologia chinesa: sensibilidade e entendimento

O exame do pulso é um dos principais métodos para conhecer a localização e a natureza da enfermidade na medicina chinesa, sendo indissociável da prática da acupuntura e fitoterapia. No ocidente e até mesmo no oriente, atualmente, seu valor tem sido reduzido devido à complexidade de sua avaliação e do caráter místico atribuído por alguns profissionais que possuem um entendimento superficial da técnica.

Para entender corretamente o que os pulsos nos revelam, antes é necessário compreender profundamente as bases da anatomia, fisiologia energética e as teorias de base. Pouco adianta procurar sentir através da palpação algo que o intelecto ainda não assimilou mediante completa iconografia do pulso, suas características e o significado subjacente.

Segundo Porket: "Tirar sentido das diferenças sutis sentidas nas posições dos pulsos sem a mais estrita referência e conscienciosa atenção aos instrumentos intelectuais preparados para essa finalidade ao longo de quase 2.000 anos, é como uma tentativa de interpretar um eletrocardiograma depois de se recusar todo o conhecimento ensinado sobre essa técnica médica nas faculdades por meio de física, fisiologia e medicina clínica".

Então o que necessitamos é de suporte intelectual adequado e mãos bem treinadas.

Outro fator que impede uma correta leitura dos pulsos é a desconexão do homem com o meio natural, o qual desviou-se do Tao e da compreensão básica das leis naturais.

Os pulsos variam de acordo com o período lunar, estação do ano e também de acordo com a circulação energética humana onde a energia é mais proeminente em determinado sistema a cada duas horas.

O Nan-ching (Clássico das Dificuldades) diz que no inverno o pulso é como pedras em um riacho, ou seja, profundo e firme. Na primavera é tenso, longilíneo. No verão é amplo e cheio, tal como a estação que prolonga e amadurece o impulso da vida desenvolvido na primavera. No outono é superficial e disperso como "cabelos ao vento", dando a ideia de algo em dispersão, só pode ser sentido na superfície e com suavidade no toque, caso contrário a sensação é perdida. De acordo com a fase lunar, na lua nova as energias estão no início de uma nova fase e é normal o pulso manifestar-se fraco. Já na lua cheia a energia e o sangue são abundantes e o pulso revela-se forte e cheio.

Pulsologia

Na imagem vemos o pulso dividido em três sessões. Cada região do pulso é avaliada em três distintas profundidades. Por meio desse exame é possível conhecer o estado energético dos órgãos e o estado da circulação de energia e sangue em nosso organismo nessas 3 regiões, pois revelarão, por certas características, as desordens nessas áreas.

Por incrível que pareça um profissional experiente pode saber o sexo de um bebê já no primeiro mês de gestação, muito antes de poder verificar mediante exames de imagem, pois o estado energético já se revela. A medicina chinesa evidencia sua supremacia quando o que não pode ser visto já pode ser conhecido pelo entendimento da bioenergética.

Como na medicina chinesa os órgãos são responsáveis também pelo nosso psiquismo, por meio da insuficiência ou do excesso energético, podemos traçar o perfil psíquico de uma pessoa pela avaliação do pulso sem mesmo conhecê-la. É nessa hora que muitas pessoas acham que há algo de místico no profissional, visto que afirma com relativa precisão muitos dados sem que tenha sido relatado pelo paciente. Mas não há nada de místico. Se fosse assim seria muito fácil, bastaria ser um iniciado em uma arte esotérica. A realidade é que por detrás do véu da simplicidade existe uma extensa base teórica, relatos clínicos e muito treinamento para poder fazer a ligação entre o que sente e as teorias de base da pulsologia chinesa.

Além de servir como um dos métodos diagnósticos, serve também como parâmetro no acompanhamento do processo de cura ou adoecimento, sendo que muitas condições descritas pelos tratados de pulsologia indicam quadros onde a atuação já não é mais possível e a morte é iminente.

No Tibet existem vários relatos de médicos tradicionais que preveem, inclusive, o tempo de vida que resta a uma pessoa. Mais uma vez saliento que não se trata de esoterismo ou superstição, e sim, de uma extensa prática clínica enriquecida com o entendimento de um clínico superior.

Fonte: www.epochtimes.com.br

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Acupuntura pediátrica: benefício milenar para crianças

A acupuntura tradicional chinesa desperta a curiosidade e o interesse em muitas pessoas. O objetivo da técnica é recuperar o equilíbrio energético restaurando por completo a saúde. “O equilíbrio energético proporciona melhora do sono, diminuição da ansiedade, melhora do funcionamento orgânico em geral, aumento da circulação e absorção de nutrientes, ativação da produção de colágeno e elastina, melhor oxigenação celular e eliminação das toxinas”, elenca os benefícios a consultora de amamentação do Espaço Acalanto e acupunturista, Lívia Maria Minatel.
Além disso, a acupuntura tem grande eficácia no tratamento de diversas patologias e lesões, não apresenta efeitos secundários nocivos e tem ação preventiva. “O campo de atuação da acupuntura é imenso, podendo ser usada em todo e qualquer problema de saúde, desde os mais simples até os mais complexos”, afirma Lívia Minatel.
ACUPUNTURA PEDIÁTRICA – O medo de agulhas é algo muitas vezes associado às crianças, mas é quando a acupuntura é o tratamento indicado para o caso? Lívia Minatel garante que a acupuntura pediátrica tem como diferencial a forma de atendimento da criança e o tipo de estímulo utilizado. “Sementes ou esferas metálicas são mais utilizadas como estímulo ao invés de agulhas, o que torna o tratamento totalmente indolor, podendo ser complementada com outros recursos, como a acupuntura auricular”. A aplicação da acupuntura é feita em meio a diversas atividades lúdicas o que torna o tratamento prazeroso para a criança.
A acupuntura pediátrica pode tratar vários distúrbios, mas os mais comuns são hiperatividade, dificuldade para dormir, dores musculares, diarreia ou constipação, cólicas, falta de apetite, enurese noturna (urinar na cama após três anos), resfriados, renites, quadros de asma, entre outros. O tratamento pode ser feito de forma preventiva, fortalecendo o sistema imunológico. “Pode ser usado para espaçar as crises de asma e resfriados no inverno, bem como diminuir seus sintomas, ou diminuir a agitação da criança”, finaliza.
Fonte: http://www.segs.com.br