sexta-feira, 24 de maio de 2013

Performance atlética melhora com acupuntura, aponta pesquisa

http://www.cardiomed.com.br/saude/wp-content/uploads/2012/12/corrida-2.jpgUma nova pesquisa divulgada na última semana revelou que a acupuntura estimula a liberação de substâncias bioquímicas que aliviam a fadiga atlética devido a exercícios intensivos de resistência.

Além disso, os pesquisadores descobriram que a acupuntura aplicada em pontos específicos de acupuntura aumenta a atividade antioxidante e diminui os índices de estresse oxidativo.

Durante este estudo, randomizado e controlado, os atletas de resistência receberam eletroacupuntura nas pernas uma vez ao dia, durante 15 dias, por um período de 30 minutos. Os resultados medidos mostram que a eletroacupuntura tem efeitos benéficos sobre a saúde humana, intervindo no processo de metabolismo de radicais livres em atletas.

RESULTADOS APONTADOS PELA PESQUISA

Os pesquisadores encontraram aumentos significativos na superóxido dismutase (SOD) e diminuições significativas no malondialdeído (MDA) sanguineo, nos atletas submetidos a prática de acupuntura. Superóxido dismutase é uma enzima que têm efeitos antioxidantes importantes e que protege as células contra a toxicidade, exercendo potentes respostas anti-inflamatórias no organismo.

Além disso, a acupuntura aumentou com sucesso este importante agente bioquímico, na corrente sanguínea dos atletas.

“A acupuntura também mostrou níveis mais baixos de malondialdeído, um composto orgânico que é um marcador para o stress oxidativo”, comenta o coordenador do Programa de Pós-graduação do IBMTC – Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa e presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ), Dr. Márcio De Luna, fisioterapeuta e acupunturista há 29 anos. “O malondialdeído (MDA) está associado a patologias inflamatórias e degenerativas como as doenças relacionadas com a idade, e do aparelho neuromuscular e locomotor. Os pesquisadores concluíram que a eletroacupuntura diminui os índices de MDA e aumenta a superóxido dismutase (SOD) em atletas submetidos a exercícios intensivos de resistência, o que pode contribuir aliviar a fadiga atlético e melhorar a performance física”, completa Dr. Luna.

PESQUISA BRASILEIRA JÁ COMPROVOU EFEITOS

Luna, em 1999, publicou um estudo pioneiro no mundo, na Revista francesa Meridiens, cujos resultados apontavam para o fato de que a Acupuntura diminuía os radicais livres e com isso ela apresentava um potencial real como terapia antioxidante.

Em 2005, de novo pioneiramente, Luna, publicou na revista Fitness & Performance sua pesquisa sob o efeito da Acupuntura na performance de atletas de velocidade no Rio de Janeiro, realizado no estádio Célio de Barros, fruto de sua Tese de Mestrado. Ele encontrou resultados animadores que mostraram que a Acupuntura melhora a força, a potência, a resistência anaeróbia e a velocidade. Tais resultados tem direta e imediata aplicação em atletas de todas as modalidades, inclusive de futebol, como também para doentes que apresentem perda de força muscular como idosos e pacientes portadores de sequelas ou doenças neurológicas como AVC, esclerose múltipla, ELA (esclerose lateral amiotrófica) etc.

Atualmente Luna se dedica ao estudo dos efeitos cognitivos da Acupuntura na melhora da performance intelectual.

Fonte: http://tutube.com.br/br/

terça-feira, 21 de maio de 2013

Acupuntura no couro cabeludo ajuda no controle da Esclerose Múltipla

http://zerohora.rbsdirect.com.br/imagesrc/12936189.jpg?w=306
Um novo estudo clínico com acupuntura aplicada no couro cabeludo revelou que pacientes com esclerose múltipla podem ter as complexidades da doença reduzidas. O resultado concluiu que a acupuntura alivia os sintomas da doença, aumenta a qualidade de vida do paciente, retarda a incapacidade física e reduz a frequência de recaídas.

A pesquisa concentrou-se em aplicar a acupuntura em um paciente que sofre de esclerose múltipla há 20 anos. A prática foi realizada em várias zonas do couro cabeludo, responsáveis por áreas sensoriais, motoras, auditivas, de equilíbrio e tonturas. A acupuntura foi aplicada uma vez por semana durante dez semanas, seguidas por sessões de manutenção uma vez por mês, durante seis meses.

Após as 16 sessões, logo foi possível notar nitidamente a melhora na marcha do paciente. Além disso, foi possível identificar uma redução significativa na dormência e formigamento nos membros. No geral, o paciente apresentou aumento de níveis de energia e menos tonturas. Ainda segundo a pesquisa, o paciente utilizado como estudo clínico entrou em remissão dos sinais e sintomas após os tratamentos com acupuntura.

O coordenador do programa de pós-graduação em acupuntura do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa, Dr. Márcio De Luna, também presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ), explica que "estudos clínicos dessa natureza mostram, na prática, que a acupuntura é uma alternativa eficaz, sem efeitos colaterais tóxicos e muito saudável, principalmente quando utilizada no tratamento complementar de doenças cronico- degenerativas e sem cura conhecida".
Fonte: www.pautas.incorporativa.com.br

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Acupuntura é eficaz no combate à insônia, diz especialistas

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYMkOWcXX1AcZWhGmuwB_soxCNBJz9ztq15cRPfMTc2NWhQ8nZzaxEkyLB78cCN_7zls9Mvy5V9N0-Khp187MQSlqkUOYehsmNmNWaKnCwAzZeiAnVr83LXQoJa3q_yoi_254dGCE3z8J6/s1600/sono.jpgCorrigir hábitos inadequados deve ser o primeiro passo para melhorar a qualidade do sono.

Estudos revelam que cerca de 30% da população mundial adulta não consegue ter uma boa noite de sono e sofre com a insônia. As causas podem ser ansiedade, depressão, estresse, dor muscular ou articular, uso de medicamentos e ambiente inadequado (muito barulho, local quente demais, colchão ruim, claridade excessiva), entre outras. São fatores que podem fazer a pessoa ter dificuldade para pegar no sono ou acordar várias vezes durante a noite ou, ainda, despertar na madrugada, sem conseguir voltar a dormir.

Cansaço, sonolência, falta de memória, dificuldade para se concentrar, mal-estar e irritabilidade são alguns dos sintomas associados à insônia, mas também podem indicar uma depressão. Por isso, ao identificar estes sintomas, é fundamental realizar uma avaliação médica para confirmar se eles são decorrentes de insônia ou de depressão. O diagnóstico deve ser feito por um médico.

No caso da insônia, corrigir hábitos inadequados deve ser o primeiro passo para melhorar a qualidade do sono. Técnicas de relaxamento e psicoterapia também podem ajudar. A pessoa que sofre de insônia deve regular seus horários de dormir e acordar. Não adianta, por exemplo, ficar na cama até mais tarde para compensar uma noite mal dormida. Atividades estimulantes durante a noite (televisão e computador) e excesso de cafeína, álcool e comida à noite são um "veneno" para quem tem problemas para dormir. Nicotina, excesso ou falta de exercício físico também.

A acupuntura vem se mostrando uma opção muito eficiente para o tratamento da insônia. "O tratamento da insônia por meio da acupuntura é extremamente eficaz. Temos conseguido melhorar a qualidade do sono dos nossos pacientes em até 90% com esta técnica", explica a Dra. Tatiana Dumaresq, fisioterapeuta especialista em acupuntura na clínica Fisio & Quality.

De acordo com ela, a acupuntura deve ser aplicada semanalmente, até que o padrão de sono normal seja restabelecido. Só depois as sessões poderão ser quinzenais e, em seguida, mensais. Mas a profissional alerta que é importante identificar a causa do distúrbio para, a partir de então, adotar o procedimento correto. Outra dica da Dra. Tatiana é que, embora a acupuntura contra a insônia possa ser realizada em qualquer horário, o ideal é que aconteça no final do dia. Assim, o estresse será reduzido, favorecendo o sono mais tranquilo.

Fonte: 180graus.com

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Saiba como a acupuntura pode ser eficiente para tratar lesões


http://i0.wp.com/taliberado.com/wp-content/uploads/2013/04/foto-9.jpg?resize=600%2C450As lesões musculares são patologias muito freqüentes em atletas e não atletas que acometem o aparelho locomotor, membros superiores e inferiores. Em geral, são conseqüências de traumas (contusões), tensão exagerada ou fadiga pelo excesso de uso (distensões). As fibras que constituem os músculos e ligamentos são lesadas nesses dois processos patológicos e, portanto, há necessidade de uma reparação tecidual para que o indivíduo retorne à sua atividade normal.

Enquanto a Medicina Ocidental é simplista e confusa em alguns aspectos da abordagem terapêutica desses males, a Medicina Chinesa tem conhecimento estruturado, muito lógico e que vem apresentando bons resultados. O primeiro passo para a compreensão da terapêutica é o diagnóstico da lesão. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, as lesões dividem-se em três tipos básicos: lesões de "Calor", de "Frio" e de "Estagnação".

As lesões de "Calor" são aquelas caracterizadas pela sensação de calor local, pele úmida ou sudorese localizadas e vermelhidão. Em geral, existe dor que pode ser latejante, em queimação ou até em pontadas. As lesões de "Frio" apresentam sensação de frio ou fraqueza local, formigamento, palidez, pele fria e seca e dor surda, sentida internamente no local.

Já as lesões por "Estagnação" são causadas na Medicina Tradicional Chinesa pela estagnação da energia e do sangue que circula no sistema de canais do corpo e provoca sinais como edema local, coloração purpúrica da pele, sensação de distensão local, dor constritiva, latejante ou em pontada, que piora muito com movimento.

De uma forma geral, as lesões musculares evoluem passando pelos três diagnósticos citados acima. Após a lesão dos canais, existe um extravasamento da energia e do sangue (Xue) que, acumulados nos tecidos, vão gerar calor. Seguindo-se a fase de "Calor", vem a fase de "Estagnação", pois a energia e sangue extravasados, bloqueiam a circulação normal dos líquidos e da própria energia e sangue. Portanto, com a circulação bloqueada, as aplicações quentes ou métodos amornantes (ultra-som, ondas curtas) são interessantes.

A fase de "Estagnação" deve ser tratada com aplicações quentes e frias alternadamente, por 10 a 15 minutos cada. Esta alternância leva à dilatação e contração dos canais de sangue e energia, causando um bombeamento dos mesmos e eliminando a estagnação.

As propostas terapêuticas visam eliminar o Calor e Frio em excesso, desfazendo a Estagnação, promovendo a circulação dos canais, regenerando os tecidos e fortalecendo músculos e ligamentos.
Temos hoje na Acupuntura e na Fitoterapia Chinesa, dois grandes aliados para as lesões musculares, com um verdadeiro arsenal de métodos, protocolos e procedimentos específicos, usando Fórmulas Magistrais escolhidas especialmente para cada tipo de lesão, porém, algumas outras medidas simples são altamente efetivas se aplicadas racionalmente:

1) Aplicações Térmicas - Praticamente pertence ao conhecimento Universal a aplicação de gelo na fase inicial do trauma, para evitar hemorragias internas e edema. Por ser a fase de "Calor", deve ser tratada com frio, para eliminar o calor excessivo. Já no caso da fase "Fria", deve ser usado calor local, através de Angélica, Arnica e Canela, para reconstituir os tecidos.

2) Aplicações Locais Fitoterápicas - Na fase de "Calor" podemos utilizar emplastros frios ou óleos: Menta, Cânfora e Myrra. Na fase de "Estagnação", emplastros quentes com Myrra, raíz de Sálvia e casca de canela. Na fase "Fria", emplastros quentes com Myrra, pois o sistema fica mal nutrido, seguindo-se, pois, de uma fase de deficiência caracterizada por sinais de frio.

3) Massagem Local - Na fase de "Calor" não se devem aplicar massagens. Na fase de "Estagnação", massagem leve com compressão fraca das massas musculares. Na fase "Fria", fricção e "beliscões" como métodos de mobilizar energia.

4) Aplicação nos Pontos Doloridos Locais - Os pontos nos locais da lesão que ficaram doloridos são conhecidos como pontos ASHI. Na fase de "Estagnação", esses pontos podem ser massageados com os dedos (do-in), e na fase "Fria", eles podem receber aplicações de Moxas locais.
Todos esses métodos citados poderão ser feitos por qualquer pessoa de bom senso, pois o mais importante é saber quando a lesão é séria o suficiente para procurar ajuda profissional adequada. Algumas lesões que não parecem sérias, quando mal tratadas poderão piorar.

O intuito deste texto é mostrar que além do tratamento convencional proposto pela medicina hipocrática, temos na Medicina Tradicional Chinesa uma sabedoria infinita para ajudar que padece com lesões musculares, sem usar medicamentos agressivos ao aparelho digestivo e que muitas vezes causam lesões piores em outras partes do nosso corpo (estômago, intestinos, fígado, etc).

Fonte: www.indike.com.br

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Síndrome do Intestino Irritável pode ser tratada por acupuntura


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEieoXqU70o8l3WWNYK_E_8Ezb3gVbBgKAWooXcQDsgOQOwgX3lojn13cmCj3bV7x1tvowvdmQOtxPKaPOeTgf2m_tfu8LWY1xotJxrMr0N5ceuAsisxU2CwIMl4UWSWh6YhGdL07Dr6K8w/s1600/dcbbb589cff25fc63c0c10d799a072cb00c769a3.jpg
Causa de desconforto abdominal, gases, soluço, arrotos, má digestão, entre outros problemas são sintomas da Síndrome do Intestino Irritável (SII), que pode ter novo tratamento não convencional disponível à população.

Pesquisa de meta-análise que reuniu onze investigações, com amostra de mais de 950 pacientes da província de Jiangsu, em Nanjing, na China, descobriu que a acupuntura, combinada com moxabustão, é mais eficaz do que a medicina convencional e farmacêutica para o tratamento da síndrome.

De acordo com a fisioterapeuta e especialista em acupuntura Karla Chebel, a Síndrome do Intestino Irritável é uma doença funcional, ou seja, não há lesão orgânica presente no intestino, mas o órgão apresenta muito desconforto. A especialista destaca que a doença caracteriza-se por dor abdominal e cólica, distensão abdominal e gases, intestino preso, obstrução ou diarreia. A acupuntura trata pacientes com a síndrome, incluindo melhorias significativas 14 semanas após a conclusão da terapia. "As causas não são bem conhecidas, mas acredita-se que algo esteja errado no sistema digestório, desde a mobilidade do intestino até os impulsos elétricos responsáveis por esse mecanismo. Alterações como ansiedade e depressão estão diretamente ligadas a esta síndrome, que piora gradativamente de acordo com o nível de estresse do indivíduo", explica.

A especialista afirma que, para se fazer o diagnóstico correto, deve-se descartar outras doenças orgânicas, após o exame físico e exames complementares. "Segundo a medicina chinesa, pacientes com a síndrome podem apresentar deficiência do Qi do Baço, Umidade no baço, deficiência do Qi do Rim, deficiência do Qi do fígado, umidade e calor nos intestinos, fígado e baço em desarmonia, frio nos intestinos", frisa. Os primeiros sinais são cansaço, sono, fraqueza, problemas de apetite, tensão abdominal, fezes soltas e insegurança, pulso fraco, língua pálida e flácida. "Tratamos com moxa, como descrito na pesquisa; com agulhamento sistêmico, colocando agulhas no corpo e local do abdome dolorido, bem como com o uso de acupuntura auricular, ou seja, em pontos específicos da orelha. E os resultados são excelentes logo nas primeiras sessões", afirma.

Fonte: http://www.jmonline.com.br/novo/

domingo, 5 de maio de 2013

3 causas da obesidade que podem ser combatidos com acupuntura


https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSTX0zPL_8hd-vaoIg3fUGlydqinsGRuw7zfd8eyIlchp0B3Ei3xwNo desequilíbrio diário da vida moderna, problemas originados no desequilíbrio do organismo se tornam cada vez mais comuns e, listado entre os mais alarmantes, está a questão da obesidade. Agora, se cresce a obesidade, crescem também os tratamentos que prometem ajudar no controle e combate deste mal do século, dentre eles a aplicação de técnicas de acupuntura, por exemplo.

Nesse contexto, hoje trazemos 3 causas da obesidade que podem ser combatidas a partir de uso de técnicas de acupuntura, segundo especialistas.
  • Em primeiro lugar está o sobrepeso, primeiro estágio ou nível da obesidade. A acupuntura vai "atacar" o sobrepeso atuando sobre a regulação metabólica;
  • Em segundo lugar vem a retenção de líquido. Neste caso, o tratamento poderá ajudar o organismo a desinchar, o que em geral, está ligado a má alimentação. Por isso, será necessário associar o tratamento com a busca por uma dieta alimentar saudável;
  • Em terceiro lugar vem a compulsão alimentar que atuará sobre o reequilíbrio das energias do corpo e das emoções para que se exerça controle sobre o compulsório desejo de comer.
Agora, importante, os especialistas advertem que sim, o tratamento com acupuntura pode dar certo, entretanto, nenhum tratamento atua sozinho, é necessário associá-lo a uma nova postura no que diz respeito à alimentação, ou seja, estabelecer uma dieta equilibrada e saudável, além de lançar-se á prática de atividade física constante, regular.

Por fim, antes de procurar um tratamento específico, seja ele qual for, é necessário buscar um profissional de saúde para que se descubra as razões do ganho de peso e desenvolvimento da obesidade e assim, se aplique o tratamento mais adequado.

Fonte: www.obesidadecontrolada.com.br

Eficácia da acupuntura no tratamento do estresse é comprovada

Recentes estudos, realizados na Universidade de Georgetown, lançou mais luz nos efeitos benéficos da acupuntura no tratamento do estresse crônico. Ficou comprovado que a tradicional medicina chinesa reduz significativamente a resposta do hormônio de estresse crônico. Durante a pesquisa, ratos foram submetidos a sessões de acupuntura eletrônica. Foram utilizados quatro grupos de roedores durante um período de 10 dias.

O primeiro grupo não estava estressado, o segundo se estressou uma hora por dia e não recebeu o tratamento com agulhas, o terceiro se estressou e recebeu acupuntura perto da cauda e por último o grupo experimental, que recebeu acupuntura num ponto da perna, denominado Zusanli, localizado abaixo do joelho. Os ratos tratados com a acupuntura Zusanli tiveram os níveis de NPY, peptídeo secretado pelo sistema nervoso como resposta ao estresse agudo, reduzidos.

Já os roedores que não foram tratados com esse método tiveram esses níveis elevados. O que comprova o efeito benéfico do método chinês no tratamento contra o estresse.

Fonte: http://atarde.uol.com.br/cienciaevida/materias/1497150-eficacia-da-acupuntura-no-tratamento-do-estresse-e-comprovada

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Acupuntura e Infertilidade

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhH5joN1aRksqt0WeDithDurT_dyhVukYVDjmIIWt91DSGmiTpdvg_sGvdxZ-xnVcJaHgE_svnv6Or1UJgV3zGNnRjK8PHcM90VlkS9akDMYdw9hfCwzLw3u76om2d3akyj4PFt5EhZmB4/s400/filhos.jpgA técnica vem sendo bastante utilizada no tratamento de casais que não conseguem ter filhos
 
Ter filhos e construir uma família faz parte do planejamento de vida de muitas pessoas. No entanto, o que parece simples e natural pode virar um pesadelo para homens e mulheres. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as dificuldades em engravidar de forma natural chegam a atingir 15% dos casais no mundo.

Segundo o médico especialista em acupuntura Gustavo Cerqueira e Silva, chefe do laboratório de embriologia e andrologia da CLINIFERT – Centro de Reprodução Humana - fatores como vida agitada, estresse, sedentarismo, doenças sexualmente transmissíveis, obesidade, o uso de drogas ilícitas e o adiamento da gravidez estão entre os principais inimigos da fertilidade. Mas ele garante que “a acupuntura pode ser um grande aliado”. 

A acupuntura faz parte da Medicina Tradicional Chinesa há mais de 5.000 anos e consiste na inserção de agulhas visando o fortalecimento de diversos órgãos, além do equilíbrio energético, mental, funcional e orgânico.

Na infertilidade conjugal, a acupuntura atua na regulação hormonal e funcional dos aparelhos reprodutores masculino e feminino, além de amenizar o estresse e a ansiedade vivenciadas pelos casais que não conseguem ter filhos. Estudos recentes têm demonstrado o benefício da acupuntura nos tratamentos de FIV (Fertilização in vitro). Gustavo explica que “nas mulheres observa-se um aumento do fluxo sanguíneo para o útero, com aumento da espessura endometrial o que proporciona maior receptividade aos embriões, melhorando, portanto a resposta à indução da ovulação e aumentando as chances de implantação do embrião”. E fala também dos benefícios para os homens. “Aqueles com alterações no espermograma também podem apresentar melhora após algumas sessões, conforme já publicados em alguns trabalhos”.

Fonte: http://www.segs.com.br/index.php