terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Acupuntura estética

http://daquidali.com.br/media/images/acupuntura-estetica-pode-tratar-problemas-de-beleza/acumpuntura_dentro_img_principal.jpgO tratamento milenar com as agulhas ganha nova aplicação no Brasil: o uso estético para combater as implacáveis ações provocadas pelo tempo: gordura localizada, estria, celulite e rugas
 

História da acupuntura

Ela já foi feita de pedra, bambu e até osso. Hoje, para sorte dos pacientes, a agulha utilizada na acupuntura é finíssima, feita de aço inoxidável e descartável. Segundo relatos, a acupuntura, ou melhor, Zhen (agulha) Jiu (moxa) - as espetadas eram associadas a queima de moxa, um preparado feito com folhas secas de artemísia -, nasceu há 3000 a.C. no vale do rio Amarelo, e integra, assim como dieta alimentar, massagens, exercícios e tratamentos com ervas, a medicina tradicional chinesa. Com a chegada da medicina ocidental, a acupuntura amargou um período de ostracismo. O grande retorno aconteceu em 1949, com o líder comunista Mao Tsé-tung, que oficializou a medicina chinesa.A imagem de uma pessoa espetada de agulhas pode até provocar um certo arrepio em quem nunca experimentou uma sessão de acupuntura. Mas quem já passou por uma dificilmente não se torna adepto do tratamento. Os resultados, mais que comprovados, compensam. Afinal, as dores das agulhadas, quando ocorrem, são muito leves. E nem se comparam ao que o paciente estava sentindo antes de uma sessão. A terapia oriental, que era um simples recurso utilizado pelos imigrantes japoneses para tratamentos caseiros, se tornou uma especialidade médica no Brasil em 1995. Desde então, seu uso, principalmente no combate a diversas doenças e dores musculares, no ciático e na região lombar, tem se espalhado por consultórios renomados e até na rede pública de saúde. Recentemente uma nova aplicação está conquistando cada vez mais adeptos: a acupuntura estética.

A técnica é uma boa opção para quem não quer se submeter a uma cirurgia plástica, aplicações de botox, entre outros tratamentos estéticos que prometem ocultar alguns anos, mas que muitas vezes resultam em visuais duvidosos. Paliativo, como outros tratamentos, as agulhadas - potencializadas com corrente elétrica (eletroacupuntura) - são benéficas para atenuar rugas, celulite, estrias, quelóides, flacidez e envelhecimento facial, melasma (mancha escura na pele) e acne. "É técnica bastante eficaz, podendo ser utilizada como tratamento propriamente dito, mas também como coadjuvante a outros tratamentos estéticos", afirma Maria Assunta Nakano, dermatologista e acupunturista, responsável pelo ambulatório de Acupuntura Estética da Unifesp, uma das pioneiras do tratamento no Brasil.

Segundo a medicina chinesa, a acupuntura tem o poder de equilibrar e liberar a energia que percorre pelos 14 meridianos do corpo humano. Deste, dois correspondem ao yin e yang, e os outros 12 aos órgãos internos. A aplicação das agulhas visa desbloquear eventuais pontos obstruídos para reequilibrar o corpo.
Até então considerado exótico, o tratamento ganhou fama no Ocidente quando o jornalista James Reston dedicou a primeira página do jornal The New York Times à sua experiência com as agulhas na China, em 1972.

Durante cobertura da visita do presidente norte-americano Richard Nixon ao país asiático, o repórter teve uma crise de apendicite que o levou à mesa de cirurgia. Em vez de analgésicos, os médicos optaram pela acupuntura para controlar a dor durante e no pós-operatório.

O "milagre" das agulhas também já era conhecida pelas chinesas há mais de cinco mil anos, que recorriam à técnica para amenizar os efeitos do tempo no rosto. Mas os tratamentos para o resto do corpo são mais recentes, e acompanharam o ritmo das mulheres modernas. Foram desenvolvidas à medida que elas reduziram a altura das saias e aprofundando o decote.

A técnica só é contra-indicada para pessoas que tenham medo de agulha, doenças avançadas como câncer e que façam uso de anticoagulantes. A contra-indicação absoluta está apenas em quem utiliza marca-passo, quando se trata de eletroacupuntura.

Na maioria dos casos o tratamento se resume a uma consulta e sessões que variam de 10 a 15 aplicações. Em clínicas particulares o custo é um pouco oneroso. Uma consulta pode chegar a cerca de 300 reais, e cada sessão aproximadamente 150 reais. Mas ambulatórios, como o da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). oferecem o serviço de graça. Mas é preciso ter paciência. A fila de espera é extensa.

Emagrecimento

Antes de sair correndo para agendar uma consulta já se imaginando em um biquíni, segue uma recomendação médica: a acupuntura estética é mais eficaz no combate à gordura localizada do que ao emagrecimento. "As agulhas agem como um coadjuvante no tratamento do emagrecimento para ajudar a perder gordura localizada. Ela ajuda a firmar, auxilia na tonicidade e textura da pele, e reduz um pouco o excesso", afirma Maria Assunta Nakano, da Unifesp. Resumindo: é um ótimo auxiliar para quem quer perder peso.

Além disso, o tratamento pode acelerar a recuperação de pacientes que se submeteram a cirurgias de correção ou a uma plástica. "As agulhas promovem uma melhor circulação local e ajuda na regeneração dos tecidos", diz Sakiko Nakamura, professora de acupuntura estética da Eoma (Escola Oriental de Massagem e Acupuntura).

Entrevista - Dra. Maria Assunta Nakano


Imagem
Dra. Maria Assunta Nakano Tire suas dúvidas com a dra. Maria Assunta Nakano, dermatologista e acupunturista, responsável pelo ambulatório de Acupuntura estética da Unifesp e coordenadora do curso de Acupuntura Estética

Qual a eficácia do tratamento?
Depende do grau de acometimento, da idade do paciente, e da resposta individual. Mas, em geral, trata de uma técnica bastante eficaz
Mas em casos graves, tem seus limites. Quem tem gordura localizada em excesso é possível constatar uma sensível redução. No caso de rugas da face, mesmo que não tire totalmente algumas rugas profundas, a textura e a qualidade da pele melhora, harmonizando a face, dando uma outra coisa que outros tratamentos não dão, que é a exteriorização da energia para a pele, tornando a paciente mais autoconfiante e mais bonita.

Em quanto tempo os resultados começam a aparecer?
Em média, o início da melhora para face são 2 a 3 sessões e para o corpo, 6 sessões. Idealizamos o ciclo de uma sessão semanal por 10 a 15 semanas. Depois faz-se retorno em 1 ou 2 meses, para verificar o efeito residual que fica mesmo após a parada do tratamento. Pode-se fazer manutenção mensal, ou retornar após um ano para um novo ciclo de tratamento.

Depoimentos

Para flacidez e rugas Shiono Sugino, 61 anos Shioko Sugino, 61 anos, não se intimida mais diante de uma blusinha de manga curta. Há quatro meses, antes de iniciar o tratamento no braço para atenuar manchas e melhorar o tônus, ela nem pensava em usar este tipo de roupa. Era vista apenas usando blusas logo acima do cotovelo. O motivo? Esconder a pele excedente do tríceps que restara após um rigoroso regime.
Vaidosa, ela não pensou duas vezes: recorreu novamente ao ambulatório de Acupuntura Estética da Unifesp. Novamente porque Shioko já fez tratamento para redução da gordura localizada na barriga, e agora terminou o rosto - olho, queixo e pescoço.
As espetadas reduziram, além da pele excedente, a altura da manga das blusinhas de Shioko. Da 10ª para a 15ª sessão, a equipe da Unifesp contabilizou redução de 3 centímetros.
Ela também está radiante com os resultados obtidos no rosto. "Minha pele melhorou bastante. Parece que está mais hidratada, viçosa. Comecei a perceber os resultados já na 5ª sessão", comenta. O tratamento atenuou linhas de expressão como o ‘bigode chinês', melhorou a pálpebra levemente caída, além de deixar a pele do pescoço mais firme.
 
Para perder peso Patrícia Gonzalez, 36 anos A universitária Patrícia Gonzalez, 36 anos, chega animada para sua 9ª sessão no abdômen. O objetivo é tonificar e perder gordura. Entusiasmada, a futura administradora de empresa conta que foram os amigos da faculdade que notaram os bons resultados, obtidos logo nas primeiras sessões. "Diminuiu muito a barriga, assim como a celulite e até as estrias. Na faculdade me perguntaram o que eu estava fazendo, se eu estava malhando, pois a diferença era visível".
Segundo Patrícia, a redução da gordura localizada na barriga obrigou a estudante a readaptar seu guarda-roupa. "Mandei várias peças para uma costureira apertar, porque muitas roupas estão folgadas. Antes, quando eu sentava a barriga ficava para fora da calça. Agora não". Na luta para combater os centímetros a mais, Patrícia chegou a fazer três meses de boxe. Mas os resultados eram quase imperceptíveis. "Aqui (Unifesp), na 3ª sessão notei que a parte de trás já tinha diminuído", conta. Patrícia ainda enumera outras vantagens trazidas pelo tratamento: melhora da TPM, do intestino, facilidade para relaxar e até para dormir.

Dicas - Alguns tratamentos, como redução de gordura localizada, podem ser potencializados, por exemplo, com uma boa reeducação alimentar, exercícios, entre outras técnicas
  • Em média o início da melhora para tratamento de face são 2 a 3 sessões, e para o corpo, 6. Mas tudo depende de fatores como grau de acometimento e idade do paciente
  • A acupuntura estética tem seu limite de melhora. Ela não elimina rugas profundas, nem excesso de pele, e não tem indicação para gordura localizada acentuada. "Isso não significa que não melhore, pois tratamos várias gorduras localizadas com redução importante", afirma a dra. Maria Assunta
  • A acupuntura na face contribui para fortalecer a musculatura e pele, além de preencher sulco
  • Também pode ser aplicada após o peeling para minimizar os efeitos colaterais, como inchaço, além de acelerar o processo de recuperação da pele
  • Após o término do ciclo é preciso fazer retorno dentro de 1 ou 2 meses para verificar o efeito residual que fica mesmo após um ano para um novo ciclo de tratamento
  • As rugas mais profundas da face não são eliminadas por completo, mas a pele ganha mais textura e qualidade
  • Como qualquer outro tratamento, a prevenção ajuda a retardar o aparecimento de rugas, entre outros acometimentos
  • A acupuntura estética ainda desativa o efeito ‘paralisado' promovido pela toxina botulínica 
Fonte: madeinjapan.uol.com.br/

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Acupuntura e tratamentos odontológicos

Não é de hoje que conhecemos a acupuntura, afinal de contas, trata-se de uma terapia chinesa milenar. Entretanto, sua aplicação na área odontológica é relativamente nova, sendo um grande diferencial para os dentistas que querem se destacar e no concorrido mercado, podendo ser aplicada durante o atendimento ao paciente, em todas as especialidades, diminuindo tensão e dor, numa hora não muito confortável.

De acordo com a Professora Fátima Stein, doutora em Acupuntura, mestre em Ortodontia e especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares, a terapia diminui a salivação intensa e a náusea, que atrapalham muito os tratamentos, em apenas alguns minutos. Também relaxa a musculatura nos procedimentos que exigem que o paciente fique muito tempo com a boca aberta e também diminui sangramento nas cirurgias. "Ajuda ainda nos tratamentos endodônticos (de canal) a melhorar dor e diminuir infecções. Na periodontia, colabora na diminuição da gengivite e sangramentos e na odontopediatria ajuda a acalmar a criança", enfatiza a cirurgiã-dentista.

Todos esses benefícios se explicam tendo em vista que pesquisas científicas já comprovaram que a ação analgésica da acupuntura faz o sistema nervoso central liberar na corrente sanguínea opióides endógenos 700 vezes mais fortes que a morfina. "A eficácia da terapia é comprovada na hora do procedimento ou então no dia seguinte dependendo do tipo de tratamento que está sendo feito", explica a professora doutora.

Dessa forma, a acupuntura funciona como complementação aos tratamentos odontológicos, mas também pode ser utilizada de forma sistêmica, na ação de prevenção de cáries, inflamações e dores. "Assim, o objetivo principal da acupuntura na Odontologia é equilibrar o organismo, melhorar o sistema imunológico e com isso restabelecer e manter a saúde do paciente", afirma Dra. Fátima.

Segundo ela, a aplicação das agulhas é efetuada em todos os pontos de acupuntura, localizados pelo corpo e não somente na região da face. "Para as crianças, existem aplicações menos invasivas, as quais, ao invés de agulhas, utilizamos o laser de baixa intensidade, pastilhas de silício e o Hai Huá (aparelho que emite estímulo magnético)".

A utilização da acupuntura na Odontologia é reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia desde 2008. Atualmente, pelo menos 340 profissionais já estão habilitados e exercendo a terapia em todo o Brasil. Com isso, a terapia faz parte de uma abordagem atual para o profissional que prima por resultados de tratamentos mais rápidos e mais agradáveis para seus pacientes.

A Professora Fátima Stein, que ministra aulas sobre o tema na Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic, em Campinas (SP), esteve na AORP - Associação Odontológica de Ribeirão Preto, no último dia 30 de novembro, onde apresentou a palestra "Acupuntura na Odontologia".

 Fonte: www.odontomagazine.com.br

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Recuperação pós-AVC é melhor combinando Acupuntura e Ervas Chinesas com Fisioterapia, revela estudo

Uma nova pesquisa divulgada no início desta semana aponta que a acupuntura combinada com plantas medicinais chinesas pode aumentar consideravelmente a recuperação de vítimas de derrame, ou Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O estudo conduzido pela Sichuan Academy of TCM (Tradicional Chinese Medicine), instituto de pesquisa localizado em Sichuan, na China, analisou 240 pacientes que sofreram AVC, divididos em quatro grupos.
O primeiro recebeu acupuntura, ervas e terapia de reabilitação padrão (fisioterapia). O segundo grupo recebeu apenas acupuntura. O terceiro grupo foi submetido apenas ao tratamento com ervas medicinais chinesas. E o quarto grupo recebeu apenas a terapia de reabilitação padrão, sem acupuntura e sem as plantas medicinais chinesas.

Resultado - Os pesquisadores descobriram que a combinação de acupuntura, ervas e fisioterapia padrão é significativamente mais eficaz para o tratamento da disfunção pós-AVC do que usar apenas a fisioterapia padrão (convencional), além de demonstrar que o tratamento com a medicina tradicional chinesa é altamente segura.

“Esta pesquisa está em concordância com muitos outros estudos que já foram publicados sobre o assunto no último ano e inclusive com a nossa própria experiência em nossa clínica”, comenta Dr. Márcio De Luna, especialista em acupuntura há 29 anos e Coordenador do Programa de Pós-graduação do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC) e Presidente da regional Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Acupuntura (ABA-RJ).

Segundo Dr. Luna, o resultado desta pesquisa é importante para fortalecer a prática da medicina tradicional chinesa e contribuir para que as pessoas possam procurar pelos tratamentos complementares, como é o caso da acupuntura. “Cada vez mais pessoas têm procurado e constatado que a acupuntura não é placebo ou uma prática dolorida e ineficaz. Basta observar o alto crescimento na busca pelo método nos últimos anos”, completa.

Outro estudo recente concluiu que a acupuntura é eficaz para o tratamento da dor no ombro depois de um derrame. Em uma revisão de 453 estudos aleatorizados e controlados “os pesquisadores descobriram evidências consistentes e clinicamente significativas de que a acupuntura é um tratamento eficaz também para a dor no ombro pós acidente vascular cerebral", completa Dr. Luna.

Referências: Zhou, J. W., et al. "[Post-stroke flaccid limb dysfunction treated with the comprehensive therapy of acupuncture, Chinese herbal medicine and rehabilitation: muti-center randomized controlled trial]." Zhongguo zhen jiu, Chinese acupuncture & moxibustion 32.12 (2012): 1057. E Jung Ah Lee, Si-Woon Park, Pil Woo Hwang, Sung Min Lim, Sejeong Kook, Kyung In Choi, and Kyoung Sook Kang. The Journal of Alternative and Complementary Medicine. September 2012, 18(9): 818-823. doi:10.1089/acm.2011.0457.

Fonte: http://www.revistafator.com.br

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Estudo conclui que Acupuntura é mais eficaz para a síndrome do cólon irritável

A acupuntura, combinada com moxabustão, é mais eficaz do que a medicina convencional ocidental para o tratamento da Síndrome de Intestino Irritável (SII) ou também Cólon Irritável – que causa desconforto abdominal e gases, soluço, arrotos, má digestão, entre outros problemas. A conclusão foi encontrada após uma nova meta-análise que reuniu 11 investigações de pesquisa com uma amostra de mais de 950 pacientes da província de Jiangsu, em Nanjing (China).

“O resultado mostra que a acupuntura com moxabustão leva a melhores resultados clínicos que o tratamento medicamentoso convencional e farmacêutico. Além disso, o estudo mostra que a acupuntura combinada com moxabustão não é apenas eficaz, mas também seguro”, explica Dr. Márcio De Luna, presidente da Associação Brasileira de Acupuntura (ABA-RJ) e do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC).

Gastroenterologistas trabalharam em uma combinação com ervas medicinais chinesas, e separaram em dois grupos os pacientes. O estudo descobriu que a medicina tradicional chinesa melhora a saúde de pacientes com síndrome do intestino irritável, incluindo melhorias significativas 14 semanas após a conclusão dos tratamentos fitoterápicos.

Esta não é a primeira vez que a medicina chinesa tem sido demonstrada eficaz no tratamento da Síndrome do Intestino Irritável. Segundo Dr. Márcio De Luna, este mais recente levantamento mostra que a combinação de diversos elementos da medicina chinesa pode contribuir e muito para a saúde humana.

Para ele, o resultado é mais uma nova comprovação de que a acupuntura é eficaz. “O Jornal da Associação Médica Americana já publicou descobertas inovadoras que mostraram que ervas medicinais chinesas trazem melhorias nos sintomas de alguns pacientes com a síndrome”, lembra Dr. De Luna.

Fonte: http://www.revistafator.com.br/

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Técnica de acupuntura trata zumbido, revela fisioterapeuta

Zumbido no ouvido é um problema que tira qualquer pessoa do sério. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 28 milhões de brasileiros sofrem de zumbido. Para entender melhor, o zumbido é frequentemente descrito pelos pacientes como "um barulho nos ouvidos", mas em cada organismo ele atua de forma e intensidade diferente, variando de pessoa para pessoa. Pode surgir como apitos, chiados, barulho de cachoeira ou roncos intermitentes, entre outras queixas.

Segundo a fisioterapeuta Pérola Andrade, em um quadro normal, as vias auditivas captam a vibração dos sons gerados no ambiente e os enviam na forma de impulsos elétricos para o cérebro. "O grande obstáculo para o tratamento é descobrir o que leva à emissão indiscriminada de impulsos, já que o zumbido não é uma doença, e sim um sintoma", revela.

Excesso de cera, infecções e lesões do ouvido são causas possíveis do problema. "Mas muitos outros fatores que aparentemente não têm nada a ver podem dar origem a esse sintoma.

Desvios de coluna, alterações cardiovasculares, diabetes, disfunções da articulação da mandíbula e consumo excessivo de cafeína, álcool e tabaco são alguns deles", afirma Pérola Andrade.

Cerca de 90% dos casos têm como causa principal a perda auditiva. Embora atinja mais a terceira idade, o som incômodo pode aparecer em qualquer idade em pessoas com audição normal ou não. A fisioterapeuta destaca que a acupuntura é uma técnica milenar, faz parte de uma das várias técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e vem sendo amplamente utilizada em diversas áreas da saúde, inclusive no tratamento complementar do zumbido.

"Trata-se da inserção de agulhas através da pele, em acupontos específicos do corpo, situados ao longo de trajetos predeterminados para produzir o efeito terapêutico desejado. O objetivo da acupuntura é favorecer, através dos estímulos produzidos pelas agulhas, que o organismo crie condições internas para o retorno de seu equilíbrio e o alívio de suas desordens, sem o emprego da ingestão de drogas. Isto leva a outras vantagens, que é a ausência de efeitos colaterais", completa Pérola.

Fonte: www.jmonline.com.br

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Acupuntura alivia cansaço extremo de pacientes de câncer de mama

Testes foram realizados com 300 voluntários na Inglaterra. Pesquisadores destacam baixo custo, mas alta eficácia de tratamento.


A acupuntura pode aliviar o cansaço extremo sofrido por pacientes de câncer de mama. Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, o tratamento alivia a fatiga física e também mental, além de melhorar a qualidade de vida.

Mais de 300 pacientes participaram dos testes, que duraram três anos e foram realizados em 10 hospitais diferentes da Inglaterra. Atualmente, são poucos os tratamentos disponíveis para o intenso cansaço sofrido por boa parte dos pacientes da doença.

- A fatiga é um incômodo na vida de muitas pessoas com o problema e conseguimos provar que a acupuntura pode ajudá-las - comemora o professor Alex Molassiotis, autor do estudo.

Molassiotis também chamou a atenção para o baixo custo do tratamento, o que pode disponibilizá-lo com facilidade para um número maior de pessoas.

Fonte: http://oglobo.globo.com

sábado, 12 de janeiro de 2013

Com destaque no New York Times, estudo britânico afirma que acupuntura realmente alivia dor

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Southampton, do Reino Unido, realizou um estudo sobre a prática da acupuntura e foi capaz de provar com sucesso o papel significativo que o método milenar da medicina chinesa possui no campo da dor.

A equipe, liderada pelo professor George Lewith com apoio do metodologista Dr. Andrew J. Vickers, do Centro de Câncer Sloan-Kettering, de New York (EUA), analisou 19 mil pacientes que apresentavam vários tipos de dor como: dores nas costas, dores de garganta e dores nas articulações, na tentativa de avaliar a eficácia deste tratamento alternativo popular.

Os resultados do estudo, publicado na revista Archives of Internal Medicine, mostraram que os pacientes que foram tratados com acupuntura paralelamente a outras técnicas afirmaram que a sua dor foi aliviada de forma mais eficaz do que aqueles pacientes que não receberam a acupuntura junto com seus tratamentos habituais para o manejo de suas dores.

"A acupuntura sham superou tratamentos e cuidados tradicionais quando usado por pessoas que sofrem de osteoartrite e dores de cabeça, nas costas, crônicas, no pescoço e ombros", afirma a pesquisa.

O responsável pelo estudo, George Lewith, complementa afirmando que "a acupuntura é um tratamento que não é facilmente recomendado pelos médicos, mas estes resultados confirmam que os efeitos da acupuntura são altamente benéficos".

Em um editorial, o Dr. Andrew L. Avins afirmou que "a relação entre cuidados médicos convencionais e o mundo da medicina complementar e alternativa permanece ambígua." Mas, pelo menos no caso da acupuntura, escreveu ele, o novo estudo fornece "provas robustas" de que a acupuntura oferece "benefícios modestos sobre o tratamento usual para pacientes com diversas fontes de dor crônica".

"Um dos inconvenientes para que a acupuntura mostre-se ainda mais utilizada pela população é o fato de que as pessoas acham que as picadinhas das agulhas de acupuntura doem, mas a verdade é que a sensação que elas causam nem se compara com uma agulhada de injeção convencional.", explica o presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ) e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Acupuntura do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa, Dr. Márcio De Luna.

Fonte: http://www.pautas.incorporativa.com.br

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Tratar a queda de cabelo com acupuntura

A medicina chinesa tem um protocolo antigo para as questões da queda de cabelo, que começa com a otimização do equilíbrio do yin e yang no seu corpo. Para aqueles que estão abertos a diferentes terapias alternativas para tratar seus problemas de saúde, vale a pena tentar a medicina tradicional chinesa em conjunto com acupuntura. Se responder, sim, para alguma das questões abaixo, é uma boa alternativa para você. Quero tentar remédios naturais, não-cirúrgico, não-farmacêuticos.

Acredito na sabedoria milenar da medicina chinesa oriental Acredito numa abordagem de corpo inteiro para a minha saúde Estou familiarizado com a toma de ervas ou dos tratamentos com acupuntura Confio em terapias alternativas para as questões a minha saúde Como funciona a medicina tradicional chinesa

Dr. Bong Kim, fundador da Escola do Imperador da Medicina Tradicional Oriental, em Santa Monica, explica: As energias yin e yang, no seu corpo, devem ser equilibradas para evitar efeitos negativos na saúde".  Se a energia yang é muita, perde cabelo - uma deficiência nos rins também pode causar queda de cabelo. A acupuntura ajuda a ampliar a energia nos meridianos yin do rim certo. Há uma fórmula erval chinesa antiga, chamada sete tesouros, para conseguir um cabelo bonito, onde podemos acrescentar ervas para a situação especifica de cada pessoa. 

Os profissionais da medicina tradicional chinesa, acreditam que a condição de seus folículos pilosos está directamente relacionada à toxicidade do seu sangue, assim os órgãos responsáveis pela limpeza do sangue, os rins, são um posto de análise onde são verificadas possíveis deficiências.

O que posso esperar da medicina tradicional chinesa

Uma consulta com um médico de Medicina Tradicional Chinesa vai dar-lhe a conhecer o que está a causar o "excesso de calor ‘, ou energia yang, no seu corpo. A perda de cabelo, geralmente, corresponde a excesso de comida, por isso deve-se trabalhar em função da redução de estômago para ajudar a reequilibrar o corpo. Cada pessoa terá a sua receita de ervas e cada fórmula será especificamente personalizada para o seu próprio desequilíbrio yin e yang .

Quantidades excessivas de gorduras animais e proteínas, juntamente com os doces em excesso, podem criar o calor que sobe ao topo da cabeça causando queda de cabelo, devem então ser trocados por frutas e legumes, que mantêm a energia dentro de folículos e o que permitem prender a raiz do cabelo.

Os ocidentais normalmente não têm a paciência necessária para ver os resultados de cura natural. A medicina chinesa difere da medicina ocidental, já que trata a causa das doenças e não os sintomas.

A medicina chinesa proporciona quase sempre, resultados mais duradouros. Complicações de tratar a queda de cabelo com a medicina tradicional chinesa Informe o seu médico se é alérgico a qualquer ervas específicas. Se responder às terapias alternativas e seguir a prescrição completa do seu médico para melhorar o seu balanço de energia yin/yang, deverá ver alguns resultados visíveis dentro de 4-6 meses, juntamente com uma notável melhora na saúde global! Este tipo de tratamento com remédios naturais funciona melhor para aqueles que têm tempo e paciência para seguir exatamente o plano traçado, e ter uma abordagem de corpo inteiro para a sua perda de cabelo. Equilibrar o Yin e Yang para tratar a queda de cabelo

Fonte: www.olhosespirituais.com

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Estudo diz que acupuntura é eficaz contra dor crônica

Método criado há 2.500 anos pelos chineses funciona melhor que muitos tratamentos usados hoje em casos de cefaleia e lombalgia, segundo 29 pesquisas clínicas

A acupuntura acaba de ganhar um importante reforço para sua credibilidade. Uma análise de 29 estudos clínicos mostrou que a acupuntura é melhor que o uso de placebo para o tratamento de alguns tipos de dor crônica, como a lombalgia e a cefaleia.
 
Publicado no final de 2012 no ‘Archives of Internal Medicine’, periódico da Associação Médica Americana, o estudo reforça as recentes evidências que apontam para a eficácia da acupuntura.
Até hoje, a técnica de introduzir agulhas em pontos específicos sob a pele, criada há pelo menos 2.500 anos pelos chineses, foi posta em dúvida porque, em muitos estudos, apresentava resultados não suficientemente melhores que o tratamento com placebo.

Na análise coordenada por Andrew Vickers, pesquisador do Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York, foram utilizadas informações de estudos clínicos feitos com um total de 17.992 pacientes dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Alemanha, Espanha e Suécia.

A acupuntura se mostrou superior no tratamento da dor crônica tanto em relação ao grupo que não recebeu nenhuma terapia quanto ao que recebeu acupuntura simulada (na qual agulhas são introduzidas na pele dos pacientes, mas fora dos pontos específicos). Além da acupuntura simulada, também foram usadas nos estudos analisados agulhas retráteis (que pressionam, mas não ultrapassam a pele), acupuntura a laser e nenhum tratamento.

Segundo os autores da pesquisa, os pacientes que receberam acupuntura apresentaram menor dor nos casos crônicos de lombalgia, osteoartrite e cefaleia do que os pacientes tratados com acupuntura simulada (os pacientes dão ‘notas’ para o grau de dor que estão sentindo, sendo zero o menor índice de dor e 10 a pior dor possível). A redução foi ainda maior em comparação a pacientes que receberam outros tratamentos com placebos.

“Os dados resultantes dessa análise de outros estudos com quase 18.000 pacientes em testes clínicos de alta qualidade fornecem as mais robustas evidências até hoje de que a acupuntura é uma boa opção para pacientes com dor crônica”, afirmaram os autores do estudo, segundo a revista.

Segundo Andre Wan Wen Tsai, médico ortopedista e acupunturista do Centro de Acupuntura do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC da FMUSP e diretor de Relações Institucionais do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo, o estudo reafirma o que especialistas observam nos consultórios.
“O grande problema da acupuntura é que muitos estudos mostravam que seu uso fazia a dor diminuir, mas também havia redução no grupo placebo”, diz.

Segundo ele, existe uma boa diferença entre acupuntura e placebo. “Entretanto não é para toda dor crônica. A acupuntura tem maior efetividade nos casos crônicos de lombalgia, dor cervical, osteoartrite e cefaleia”, explica o especialista.

Ele orienta também para as terapias multidisciplinares. “É bom lembrar que, em medicina, usamos mais de uma terapia ao mesmo tempo. Isso significa que a acupuntura pode ter um efeito superior se combinada a outros tratamentos contra a dor crônica. Isso é bem nítido na prática clínica”, diz.

A partir de 1970, tiveram início diversos estudos científicos para comprovar a eficácia da acupuntura. Em 1979, a Organização Mundial de Saúde (OMS) editou uma lista com 41 doenças que apresentaram excelentes resultados com o tratamento pelo método.

Fonte: http://www.d24am.com