sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Neymar passa por sessão de acupuntura para aliviar dor na coxa

O atacante Neymar encontrou um jeito diferente de se livrar das dores musculares após os jogos em que ele apanha bastante . O craque do Santos gora passa por sessões de acupuntura supervisionadas pelo departamento médico do clube.

Neymar postou duas fotos no Twitter da sessão realizada no CT nesta quinta-feira, um dia após a partida contra o Comercial pelo Campeonato Paulista, na qual o atacante sofreu nada menos que 19 faltas.

As fotos mostram as agulhas de acupuntura espetadas na coxa esquerda do atacante. O procedimento, chamado de agulhamento seco, visa aliviar a dor.

O fisioterapeuta Rafael Martini explicou que o método também é utilizado em outros jogadores. "Essa técnica da acupuntura está sendo usada há algum tempo, é um recurso a mais para aliviar a dor dos atletas por conta de traumas. É o Dry Needling (agulhamento seco), aplicado no ponto doloroso do trauma, da contusão. Trata-se de um recurso a mais para diminuir a dor".

O atacante, que não apresenta lesão, foi um dos jogadores que se reapresentaram no CT depois da vitória sobre o Comercial por 2 a 0. Os demais atletas fizeram um trabalho regenerativo, de recuperação.

Ainda assim, o técnico Muricy Ramalho não confirma o time que vai enfrentar a Ponte Preta, sábado. Ele disse que os titulares farão exame mais detalhado para analisar a condição física de cada atleta.

Fonte: http://www.estadao.com.br

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Tratamento da depressão através dos pontos de acupuntura

Através de pesquisa realizada pelo departamento de Acupuntura e Moxabustão, do Beijing TCM Hospital, filiado à Universidade de Beijin (China), comprovou-se a eficácia do tratamento pela acupuntura à medicação convencional, no efeito curativo da depressão.

A acupuntura é hoje um dos mais importantes instrumentos da medicina moderna, sua eficácia é comprovada através de diversos estudos e pesquisas realizadas por renomadas instituições em todo o mundo. Esta técnica milenar chinesa tem sido muito utilizada para tratar diversos tipos de doenças, inclusive as psiquiátricas em níveis leves e moderados.

Uma das grandes vantagens do tratamento é que, diferente dos medicamentos tradicionais, a técnica não apresenta efeitos colaterais, no entanto deve ser realizada somente por profissionais habilitados, esclarece o presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, Hildebrando Sabato.

A Pesquisa-Sessenta casos de depressão (estágio leve) foram divididos, aleatoriamente, em grupos de acupuntura (31 casos) e medicação convencional (29 casos). No grupo de acupuntura, foram selecionados “acupontos”, para obter efeito terapêutico nas condições testadas e no grupo da medicação convencional foram ministradas por via oral, um vez ao dia, cápsulas de cloridato de fluoxetina (20 mg).

Com duração de seis semanas, o tratamento, em ambos os grupos, teve seus efeitos clínicos curativos analisados a cada 15 dias, através da Escala de Hamilton (HAMD), para Avaliação da Depressão e Escala de Asberg. Ao final do tratamento, os resultados indicaram efeitos curativos muito aproximados - 67,7% (21/31) no grupo da acupuntura e 65,5% (19/29) no grupo da medicina convencional. A pontuação HAMD, indicou que diversos sintomas de ansiedades e distúrbios do sono, foram reduzidos significativamente, nos dois grupos, sendo que as pontuações de ansiedade e sono foram superiores no grupo de acupuntura.

Através da pesquisa, concluiu-se que o efeito curativo da depressão com acupuntura é semelhante ao da cápsula de cloridrato de fluoxetina (via oral), enquanto o efeito colateral é mais suave do que a cápsula.

“A acupuntura é um tratamento de estimulação neural, que regula diversas formas de distúrbios depressivos e ansiosos e transtornos psicossomáticos, entre outros. Com isso, os distúrbios depressivos leves e moderados, respondem positivamente ao tratamento por acupuntura. O tempo de tratamento depende do grau da depressão e de suas características peculiares, podendo oscilar de um mês até um ano ou mais”, finaliza Sabato.

Fonte: http://www.revistafator.com.br

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Acupuntura: Ação sobre as doenças respiratórias e do sistema nervoso


AÇÃO SOBRE AS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

Mesmo na asma córtico dependente, a acupuntura age sobre o broncoespasmo através da estimulação do sistema nervoso central - efeito bronco dilatador.

Através do aumento de cortisol no sangue - diminuição da secreção e da inflamação dos brônquios além do efeito bronco dilatador.

Através do aumento da endorfina que aumenta a quantidade de substância CAMPc, muitas vezes diminuída nos pacientes com bronquite, e que tem efeito bronco dilatador. Acalma a ansiedade e indicada nas rinites alérgicas.

Estudos mostram que é mais eficaz que os anti-histamínicos. Os broncoespasmos produzidos pela metacolina são diminuídos pela acupuntura.



AÇÃO SOBRE O SISTEMA NERVOSO

A acupuntura produz relaxamento mental através da estimulação do sistema límbico. O aumento do cortisol associado à estimulação do sistema límbico pode tratar distúrbios psíquicos, tais como ansiedade, depressão, síndrome de pânico etc.

As síndromes depressivas se beneficiam com a acupuntura que, nos estudos controlados mostrou-se tão eficaz quanto à amitriptilina.

A acupuntura funciona melhor nos pacientes onde se observa uma diminuição dos metabólitos de nor-epinefrina, enquanto a amitriptilina é mais eficaz naqueles que não respondem ao teste da dexametesona. A própria endorfina pode agir nesses casos.

Ela acalma a mente, atenuando a sensação de sensibilidade, angústia, irritabilidade emocional, etc. Com isso, diminuem-se os distúrbios somáticos causados pelos distúrbios psíquicos. Nas neuroses experimentais do cão, mostrou-se benéfico o efeito da acupuntura sobre os reflexos condicionados.

O efeito da Acupuntura sobre a vascularização cerebral ou em fenômenos dolorosos (cefaleia, nevralgia do trigêmeo) já foi verificado.Na síndrome de Méniére estudos mostram que a acupuntura é significativamente mais eficaz que as drogas convencionais (beteastina. Vitamina PP e vitamina B6).


Fonte: http://www.sitemedico.com.br/site/

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Especialista recomenda meios para melhorar qualidade do sono

As pessoas geralmente gastam um terço da vida dormindo. Um bom sono é muito importante para a saúde, mas a insônia atrapalha muita gente. Diversas causas podem provocar esse distúrbio e no programa de hoje, convidamos o vice-diretor do Hospital Guang'anmen, subordinado à Academia de Medicina Tradicional Chinesa da China, e especialista em ciência do sono, Wang Weidong, para nos falar sobre a cura desse problema que afeta a saúde.

Insônia é a percepção ou queixa de sono inadequado, ou de baixa qualidade, em diferentes aspectos: dificuldade em cair no sono, levantar freqüentemente durante a noite com dificuldade de voltar a dormir e acordar muito cedo. Durante o dia, a insônia pode causar problemas como cansaço, falta de energia, dificuldade de concentração e irritabilidade. Wang Weidong explica:

"O sono ocupa um terço da vida de uma pessoa, portanto, um bom sono certamente exerce uma forte influência física e psicológica para uma pessoa. As pesquisas indicam que muitos tipos de doenças estão associadas ao sono, no total 70 ou 80. Especialmente problemas no coração, tem muito a ver com o sono."

Segundo informações, muitos fatores podem causar insônia, como, por exemplo, muita comida durante o jantar ou consumo de medicamentos. Ela também pode ser associada a fatores de estilo de vida, incluindo o mal uso da cafeína, álcool e outras substâncias; muito movimento ou fala demasiada antes de dormir, fumar cigarro ou beber álcool antes de ir para a cama. Mas o fator psicológico é a principal causa da insônia, em situações como euforia, muita tristeza, preocupação ou medo. Wang expôs que quando a insônia é transitória, devido ao mau humor ou trabalho intenso, quem sofre não precisa ir ao hospital. A insônia desaparece quando os fatores passam. Caso episódios de insônia transitória ocorram de tempos em tempos, especialmente quando duram pelo menos duas semanas, classifica-se como intermitente e a pessoa que sofre deve buscar um médico.

"Há pessoas que sofrem de insônia quando têm um assunto importante para resolver no dia seguinte, o que é uma insônia transitória. Mas o quadro se repete quando acontece um caso semelhante. E, com o tempo, a expectativa e preocupação de ter dificuldade para dormir pode causar a insônia."

A insônia pode ser também um dos sintomas de depressão. Na verdade, insônia e depressão são causas mútuas, uma da outra.

Algumas pessoas se queixam sempre que não dormem bem por causa de sonhos constantes. Wang diz que não é correto considerar que "muitos sonhos podem ser uma doença" Na realidade, sonhar faz bem à saúde.

"O tempo de dormir é dividido em período com sonho e sem sonho. Num quarto do tempo de um sono normal, a pessoa sonha, que tecnicamente se chama de perído de rápido movimento de olhos. Isso beneficia o desenvolvimento e o vigor do célebro."

Wang Weidong analisou que as pessoas requerem diferentes tempos de sono em diferentes fases e cada pessoa tem uma medida individual de quanto necessita dormir. Não é necessário dormir um determinado tempo recomendado por um especialista. Com um sono adequado, a pessoa acorda bem disposta e cheia de vigor, ao invés de enumerar as horas que dormiu.

Tem pessoas que consideram que quando não dormiram bem à noite, podem dormir mais pela manhã ou tirar uma boa soneca durante o dia, mas, para o especialista, isso não é cientificamente recomendado. Wang sugere às pessoas que, mesmo quando não tiverem uma boa noite de sono, ajam com normalidade, não tirem uma soneca excessiva de manhã ou de tarde, senão, haverá um ciclo vicioso, fazendo com que o mau sono possa voltar na noite seguinte.

O especialista recomenda que quando uma pessoa sofrer dificuldade de dormir durante mais de duas semanas, ela deve procurar um médico. Ao mesmo tempo, também é recomendável fazer autoajustes:

"Há vários métodos de autoajuste, como escutar músicas líricas, treinar Yôga, Qigong (chi kung) ou Taijiquan para relaxar, consumir ervas medicinais, fazer acupuntura e masssagem. Isso pode ajudar as pessoas a se livrarem da angústia e melhorarem o sono."

Wang Weidong lembrou que a insônia não é grave, o mais grave é a preocupação. A alta expectativa com o próprio sono já é um problema psicológico. Quanto mais a pessoa se preocupa, mais sofre com a má qualidade do sono.

Fonte: http://portuguese.cri.cn/

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Estudo confirma os benefícios da acupuntura em portadores de artrose

A artrose ou osteoartrite (doença degenerativa das articulações) é uma doença crônica das articulações, caracterizada pela degeneração da cartilagem e do osso localizado logo abaixo desta (osso subcondral), que pode causar dor, rigidez e redução da funcionalidade da articulação afetada.Um recente estudo demonstrou que a acupuntura alivia as dores crônicas em portadores de artrose do joelho ou quadril.

Pacientes com dor crônica devido à artrose do joelho ou quadril foram aleatoriamente encaminhados para submeter-se a 15 sessões de acupuntura em um período de 3 meses ou fazer parte de um grupo controle que não recebeu sessões de acupuntura.Todos os pacientes foram autorizados a receber cuidados médicos habituais como o uso de analgésicos, além do tratamento proposto pelo estudo.

A gravidade dos sintomas da artrose foi avaliada pelo índice de WOMAC (Western Ontario and McMaster Universities Osteoarthritis Index) no início do estudo e após 3 e 6 meses. Um total de 357 pacientes foram encaminhados para o grupo de acupuntura e 355 participaram do grupo controle. Aos 3 meses, o WOMAC havia melhorado, em média, 17 pontos no grupo da acupuntura e 0,9 pontos no grupo controle.O sucesso do tratamento manteve-se durante 6 meses.

Estes resultados indicam que a acupuntura, além das medidas terapêuticas de rotina, associa-se com um melhora clínica acentuada em pacientes com dor crônica associada à artrose do joelho ou quadril.

Fonte: Arthritis and Rheumatism.