domingo, 22 de janeiro de 2012

Entenda como o hospital Einstein utiliza a acupuntura

Procedimento foi incluído no hospital há seis anos e é associado a outros tratamentos

Durante muito tempo, as práticas ligadas à medicina oriental foram vistas de forma duvidosa pelos médicos do ocidente. No entanto, com o passar dos anos, estudos foram realizados e paulatinamente a eficácia desses métodos passou a ser reconhecida e vem ganhando espaço dentro de instituições de saúde, sendo vista como uma forma de medicina complementar.

Uma das instituições aonde essa prática vem sendo instituída é o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo. "O hospital incluiu a acupuntura há seis anos como opção de tratamento. "O procedimento é feito no centro de reabilitação e é associado a outros tratamentos", explica o especialista em medicinas complementares do Hospital Albert Einstein, Mário Sérgio Rossi Vieira.

Ele conta que o tratamento é utilizado em casos típicos de pacientes que estão fazendo reabilitação cardíaca e começam a ter dores nos joelhos por causa de artrose. Ou pacientes que estão fazendo reabilitação muscular. Além disso, pessoas que estão internados com derrame e começam a ficar com o corpo paralisado ou, ainda, pessoas que sentem dores nos ombros.

Vieira explica que em termos históricos a acupuntura chegou ao Brasil nos anos 60. "A prática veio junto com o movimento de contracultura. Isso começou na Europa, foi para os Estados Unidos e um pouco dessa tendência acabou vindo para o Brasil", conta Vieira.

De acordo com especialista, havia um viés tendencioso tanto do ocidente como do oriente. A medicina era vista como uma coisa fantasiosa, mágica, não cientifica e muitas vezes perigosa. Em contrapartida, os praticantes da medicina oriental criticavam a medicina ocidental por ser uma medicina de indústria capitalista, venenosa, que fazia com que o homem tomasse muitos remédios. E com isso essas duas frentes não se entendiam.

No entanto, isso foi mudando a partir dos anos 70, quando foi se tendo um contato melhor e menos preconceituoso com alguns dos efeitos que a acupuntura pode fazer. O marco fundamental, segundo o especialista, foi uma viagem que o presidente Nixon fez para a China e um dos acompanhantes teve uma apendicite e precisou ser operado e grande parte do tratamento pós-operatório foi feito com acupuntura. "Isso chamou atenção da imprensa americana e das grandes universidades para entender como funcionava".

O especilaista em medicina complementar alerta que a acupuntura dentro dos hospitais deve ser feita por profissionais capacitados.

Fonte: http://www.cetn.com.br

sábado, 21 de janeiro de 2012

Especialista revela que acupuntura diminui rugas

Conhecida e procurada por seus benefícios terapêuticos para aliviar dores crônicas, a acupuntura é uma técnica de origem oriental que também pode ter finalidade estética.

A técnica possui caráter preventivo contra quaisquer males, efeito analgésico e ajuda o corpo a manter o equilíbrio energético, por evitar as condições que favorecem a instalação de doenças no organismo. No entanto, a acupunturista Karla Chebel destaca que, através de pequenas e finas agulhas, a acupuntura trabalha pontos definidos pelo corpo, estimulando o organismo a reagir de maneira positiva, desintoxicando e reequilibrando o metabolismo. “Por isso, o procedimento também pode ser considerado eficaz nos processos de emagrecimento, pois facilita a eliminação de gordura”.

A especialista esclarece que a acupuntura, utilizada para a correção estética, apresenta vários métodos, como a eletroacupuntura. “Através de estímulos elétricos direcionados em determinados meridianos, provocam a eletrolipólise ou quebra da gordura. Ela é indicada também para problemas de pele, como rugas e a flacidez, pois, com o uso das agulhas, o organismo é estimulado e reage promovendo uma melhora no tecido cutâneo. Por conta desse papel, um dos benefícios da acupuntura é ‘abrir o semblante’”, explica Karla Chebel.

A acupunturista destaca que, apesar de as agulhas assustarem algumas pessoas, os benefícios são maiores, uma vez que problemas estéticos podem ser resolvidos através dessa técnica, sem a necessidade de cirurgias ou aplicação de toxinas. “Entre os benefícios tem-se a redução de medidas, diminuição de rugas e da flacidez nos braços. Para isso são necessárias algumas sessões orientadas por um especialista”, frisa. Karla alerta que o principal benefício da acupuntura é a durabilidade, já que a técnica realiza um tratamento de dentro para fora, regulando a carga energética do nosso corpo, refletindo seus benefícios em nossa pele e saúde, por atuar sobre a causa dos problemas, e não sobre seus efeitos. (TM)

Fonte: http://www.jmonline.com.br/novo/

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Acupuntura estimula fertilidade em mulheres

De acordo com um estudo divulgado pela Cornell University e Meridian Medical, em Nova Iorque, as mulheres que tentam engravidar podem ser beneficiadas pela Acupuntura.

Segundo os pesquisadores, os benefícios da técnica para a fertilidade feminina revelou que esta pode ajudar a reduzir o stresse, aumentar o fluxo sanguíneo para os órgãos reprodutivos e ajudar a normalizar a ovulação, factores necessários para o sucesso da concepção.

Em relação a explicações ocidentais sobre estes resultados, os pesquisadores descobriram que a técnica pode exercer influência sobre centros no cérebro que afectam a ovulação, reduzindo o stress e promovendo a fertilidade. Esta tendência explica por que mulheres extremamente stressadas geralmente têm o período afectado e por que casais geralmente concebem quando estão em viagem ou outras actividades de lazer.

"Muitos estudos anteriores já haviam avaliado os benefícios da Acupuntura quando associada a outros tratamentos de fertilização, como a fertilização in vitro, comprovando a eficácia das tuas técnicas conjugadas. Entretanto, este novo estudo vem demonstrar que mulheres que usaram apenas a Acupuntura como terapia, sem outros tratamentos de fertilização, se mostraram tão propensas a conceber quanto às pacientes de fertilização in vitro. Esta conclusão indica que a Acupuntura pode ser utilizada sozinha como tratamento padrão", explica a Dra. Wenqian Chen, Médica especialista em Medicina Tradicional Chinesa do Centro de Terapias Chinesas (CTC).

A antiga terapia que surgiu na China há mais de 2.000 anos, consiste na inserção de agulhas em pontos específicos do corpo. De acordo com a teoria da Medicina Tradicional Chinesa, estes pontos são conexões com vias de energia (meridianos) que correm pelo corpo, e a técnica ajudaria a manter este fluxo energético natural. Em Portugal, um em cada 10 casais tem dificuldade em engravidar.

Fonte: http://www.destak.pt/

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Acupuntura oferece proteção prolongada contra estresse

Prova material

A acupuntura reduz significativamente os níveis de uma proteína ligada ao estresse crônico.

O estudo pode ajudar a explicar a sensação de bem-estar normalmente relatado pelas pessoas que fazem tratamentos com essa técnica chinesa milenar.

"Já se sabia há muito tempo que a acupuntura reduz o estresse, mas este é o primeiro estudo a mostrar uma prova molecular desse benefício," diz a Dra. Ladan Eshkevari, da Universidade Georgetown (EUA).

Neuropeptídio

Eshkevari explica que decidiu fazer o estudo porque muitos dos pacientes tratados com acupuntura no seu hospital, sobretudo contra dores, relatam uma "sensação geral de bem-estar - e eles frequentemente relatam estar sentindo menos estresse".

Embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) declare que a acupuntura é benéfica como terapia adjunta em mais de 50 doenças, incluindo o estresse crônico, a pesquisadora conta que queria uma explicação biológica para isso.

Então ela fez um experimento para medir o efeito da acupuntura sobre os níveis no sangue do neuropeptídio Y (NPY), um peptídio que é segregado pelo sistema nervoso simpático - tanto em animais, quanto em humanos.

A substância está envolvida na resposta "lutar ou fugir" frente a uma situação estressante, resultando na contração do fluxo sanguíneo para todas as partes do corpo, exceto coração, cérebro e pulmões, os órgãos essenciais para uma reação ao perigo.

Mas a manutenção duradoura desse estado, o chamado estresse crônico, pode causar hipertensão e doenças cardiovasculares.

Efeito protetor da acupuntura

Do lado da acupuntura, o tratamento foi restrito a um único ponto, o Zusanli, ou ST 36, sobre o meridiano do estômago - o ponto está de fato localizado na perna, perto do joelho.

Os níveis de NPY dos animais estressados que receberam a acupuntura permaneceram praticamente nos mesmos níveis do grupo de controle, que não foi submetido a nenhum estresse, enquanto o grupo de animais estressados não-tratados com acupuntura manteve elevados níveis da substância no sangue.

O efeito de redução do estresse manteve-se por até quatro dias depois que a acupuntura foi suspensa e os animais continuaram a receber os estímulos estressantes.

"Nós ficamos surpresos com o que parece ser um efeito protetor da acupuntura contra o estresse," disse a pesquisadora.

Fonte: http://www.diariodasaude.com.br/

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Acupuntura ajuda a reduzir dores e a combater doenças

De origem chinesa, a acupuntura ajuda a reduzir as dores e a combater doenças graves e diversos males

Bolsas, sapatos, perfumes, roupas, jóias, cremes, maquiagens, acessórios. A cada ano que passa os filhos tem que correr atrás de novas opções para presentear as mães sem repetir o que já foi dado nos anos anteriores. Um bom presente que vai trazer benefícios para as mães é a acupuntura. “Esta terapia tem raízes na medicina chinesa tradicional e além de contribuir no tratamento de doenças graves com o câncer, a técnica proporciona bem estar e relaxamento”, afirma o presidente do Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro (SINTER-RJ) Paulo Edson Reis Jacob Neto.

A acupuntura pode ser indicada no tratamento de dores, inflamações, infecções, hipertensão arterial, transtornos do sono, alergias, problemas no intestino, no estômago e no sistema reprodutor e diversos outros males e doenças. “Esta técnica tem como base a restauração do equilíbrio do organismo através do funcionamento neural. A acupuntura age como um modulador do sistema nervoso, queinterpreta os estímulos e desencadeia respostas nos músculos e glândulas”, explica.

O tratamento é feito com agulhas que possuem a espessura de um fio de cabelo e são aplicadas em partes do corpo estratégicas de acordo com o que será tratado. O número de sessões varia segundo a gravidade do problema e com as respostas do organismo aos estímulos provocados pelas agulhas. “A acupuntura também é capaz de tratar problemas psíquicos e de origem comportamental. Quem sofre com ansiedade, compulsão alimentar e estresse pode ter grandes benefícios com o tratamento”, esclarece.

Técnica complementa outros tratamentos médicos

Pesquisas apontam que a acupuntura ajuda os pacientes que sofrem com doenças crônicas a suportar melhor as dores e os efeitos colaterais dos tratamentos, inclusive de medicamentos. “Estas descobertas podem ajudar e muito a tratar as crianças, por exemplo, que são mais sensíveis a dor. A acupuntura aumenta a resistência corpórea, reduzindo também a necessidade de medicamentos, tornando os tratamentos mais baratos e menos agressivos”, ressalta.

Quem tem medo de fazer tratamentos odontológicos também pode ser beneficiado pelas agulhas. Estudos realizados por pesquisadores da British Dental Acupuncture Society afirmam que o pavor dos pacientes caiu de 26,5 para 11,5 em uma escala internacional. “Várias pesquisas ao redor do mundo comprovam que a acupuntura é importante em diferentes aspectos para a saúde e contribui para aumentar a qualidade de vida e potencializar as respostas a outros tratamentos médicos”, acrescenta

Fonte: http://bagarai.com.br/