quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Acupuntura antes e depois do parto

A gravidez promove um turbilhão de alterações hormonais no organismo feminino que impactam em mudanças físicas e emocionais praticamente diárias. Por mais maravilhoso que seja gerar uma nova vida, o corpo da mulher é extremamente exigido nesse período e padece de alguns males inevitáveis que podem ser tratados com a milenar técnica da acupuntura.

Uma gravidez bem-sucedida também depende de um organismo preparado fisicamente e emocionalmente para receber a gestação. Por isso, Dra Leila Ogata Ogusco, médica do Kyron SPA, indica acupuntura às mulheres que estão se preparando para engravidar. “A acupuntura ajuda a tonificar os órgãos, ativar as energias e equilibrar o organismo como um todo. Saudável e fortalecida, a mulher tende a ter uma gestação mais tranqüila, sofre menos desgaste e gera um bebê também saudável”, afirma.

Uma vez já grávida, a mulher pode contar com a acupuntura para aliviar diversos males típicos do período, tais como náuseas, dores lombares, inchaço e edemas, dores nas pernas, indisposição, alterações no sono e ansiedade. Os benefícios podem ser observados, muitas vezes, a partir das primeiras aplicações.

No caso do enjôo, a técnica é uma alternativa para mulheres que preferem evitar medicações alopáticas e também para aquelas que não respondem bem aos remédios. “Há mulheres que sofrem de náuseas durante toda a gravidez e não apenas nos primeiros meses. A acupuntura ajuda bastante a combater o problema e, em alguns casos, a melhora pode ser notada desde as primeiras sessões”, explica Dra Leila.

As dores na coluna e nas pernas costumam acompanhar a gestante a partir do quinto ou sexto mês, quando o peso do bebê é bastante significativo, alterando a postura e o eixo de equilíbrio. O uso das agulhas nesses casos estimula pontos que ajudam a relaxar a musculatura na região e aliviar a sensação de peso, diminuindo ou até eliminando as dores. Já os inchaços podem ser amenizados graças à capacidade da acupuntura de estimular a circulação sanguínea, que fica mais lenta durante a gravidez.

Segundo a medicina chinesa, muitas vezes são as emoções as grandes responsáveis pelos sintomas físicos. Por isso, a acupuntura é extremamente benéfica para tratar fatores emocionais como ansiedade e estresse, que são comuns nas grávidas e podem trazer conseqüências como indisposição, insônia, alterações no metabolismo, na pressão arterial e até mesmo depressão. “Acalmar a mente é a principal função da acupuntura para as gestantes”, sintetiza Dra Leila.

Eletroacupuntura no pós-parto

E para quem pensa que as vantagens da acupuntura terminam com o parto, vale destacar que a técnica mantém-se como forte aliada da mulher na hora de recuperar a forma física e reequilibrar as funções do organismo após a maratona da gestação. Para potencializar resultados, inclusive, Dra Leila sugere lançar mão da eletroacupuntura, em que eletrodos são presos às agulhas e emitem estímulos elétricos semelhantes a choquinhos no corpo.

A vantagem da eletroacupuntura para a estética é que o metal da agulha é um bom condutor de corrente elétrica, o que potencializa bastante o estímulo desejado. A regularidade e a intensidade desse estímulo pode ser regulada no equipamento, de modo que é possível personalizar o tratamento de acordo com as necessidades de cada uma. Os disparos nos locais adequados geram movimentos de contração e relaxamento, que vão ativar a circulação sanguínea e a oxigenação celular e estimular a produção de fibroblastos, que produzem fibras de colágeno no tecido conjuntivo.

“Por isso, a técnica é excelente ferramenta para tratar estrias, flacidez e até os famigerados quelóides em cicatrizes de cesarianas. Além disso, o estímulo em alguns pontos promovem o efeito lipólise – de quebra de gordura –, e ativam o sistema linfático a drenar a gordura localizada que acomete as mulheres após o nascimento do bebê. Faz-se também a tonificação em locais como a parte interna da coxa, nádegas, barriga e braços” , afirma a médica.

Indicações

A acupuntura não tem contra-indicação para gestantes em boas condições de saúde. No entanto, Dra Leila alerta que é importante escolher um profissional da saúde especializado, pois alguns pontos devem ser evitados porque estimulam a contração uterina. Além disso, é importante não abrir mão em hipótese alguma do pré-natal tradicional, realizando todos os exames e com acompanhamento constante.

Já a eletroacupuntura não é indicada durante a gestação, ficando restrita ao período pós-parto. E o quanto antes a mulher começar o tratamento, melhores os resultados estéticos. O número de sessões necessárias e o tempo de resposta ao tratamento variam de acordo com cada paciente. Uma avaliação cuidadosa sempre deve ser feita antes do início do tratamento.

Fonte: http://bemleve.bolsademulher.com

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Acupuntura é uma boa aliada no combate ao estresse

Como pode uma agulha colocada em uma área qualquer do corpo levar à redução do estresse, um problema inicialmente emocional? O método mexe com neurotransmissores responsáveis por sintomas do estresse como ansiedade, irritabilidade, apatia, depressão, sono perturbado, libido reduzida, hipersensibilidade emocional, dificuldade de concentração e menor disposição para atividades físicas.

A acupuntura foi desenvolvida há mais de quatro mil anos na China, mas só em 1995 foi reconhecida como técnica medicinal no Ocidente.

O método consiste em espetar agulhas de fina espessura (chegam a ser 50% mais finas que as agulhas utilizadas em injeções) em pontos específicos do corpo com o objetivo de aliviar determinado tipo de desconforto.

A eficácia da acupuntura no tratamento do estresse foi analisada em um estudo da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. A pesquisa tratou 20 adultos, sendo 15 mulheres e cinco homens, de 27 a 65 anos, com quadros de estresse. Após dez sessões individuais, com frequência semanal e duração de aproximadamente 50 minutos, constatou-se diminuição de 75% da presença de estresse.

Segundo Tanigawa
, o presidente da Associação Médica Brasileira de Acupuntura (Amba), na prática, poucos pacientes procuram consultórios de acupuntura para tratar estresse. "O que acontece é que a pessoa vai para por outro motivo e, depois de um tempo em tratamento, nota uma sensação de bem-estar que não costumava ter e conclui que estava estressada".

Como agem pela via nervosa, praticamente todas as aplicações de agulhas levam à liberação de substâncias como endorfina e serotonina, que têm poderes calmantes e antidepressivos. Nesses casos, o estresse vai embora como consequência da cura de outro problema.

Quando a reclamação do paciente é sobre estresse, o tratamento volta-se especificamente para essa questão. "Se está em uma situação de perigo, todo animal precisa de um pouco de estresse para sobreviver. O que o corpo faz é produzir mais cortisol, que vai levar o cérebro a usar menos energia a partir da glicose. Daí, essa glicose pode ser mandada para os músculos, para que o bicho tenha forças para fugir", explica o especialista. Acontece que, quando a pessoa fica estressada por muito tempo, começa a sempre fabricar cortisol em medidas anormais. O que a acupuntura faz para resolver o distúrbio é equilibrar as glândulas suprarenais, responsáveis pela produção de cortisol.

O presidente da Amba ressalta que os tratamentos com acupuntura são muito pessoais. "Como os efeitos variam muito de paciente para paciente, não existem pontos que, quando acionados, resolvem o problema de todos. É preciso descobrir a combinação perfeita de pontos para cada indivíduo", diz. A quantidade de sessões necessárias também depende de cada pessoa. "Em alguns casos, os resultados são imediatos. Mas, geralmente, por volta da quarta ou quinta aplicação, a diferença já é sentida", afirma Tanigawa.

Para quem tem muito medo das espetadas - que é bom lembrar, não machucam -, existe o chamado Stiper, que são pastilhas macias produzidas com silício cristalizado e aglutinado com celulose vegetal, dois elementos 100% naturais, sem efeitos colaterais e sem contraindicações. O silício é o mais potente ordenador de ondas e frequências e tem um grau de eficiência muito próximo ao das agulhas. O adesivo é mantido na pele por um período de três a seis dias e, depois, retirado pelo próprio acupunturista.

Fonte: http://www.minhavida.com.br

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Acupuntura no tratamento da labirintite

Labirintite é uma desordem do equilíbrio do corpo humano. Tal desordem é causada por um processo inflamatório ou infeccioso que afeta os labirintos, que ficam dentro do sistema vestibular, órgão responsável pelo equilíbrio, postura e orientação do corpo e que se localiza no ouvido interno.

Labirintite causa vertigem, desequilíbrio e algumas vezes movimentos involuntários dos olhos. É comum a perda de audição no ouvido infectado. Também são comuns náusea, ansiedade e sensação de mal estar devido aos sinais de equilíbrio distorcidos que o cérebro recebe do ouvido.

Na Medicina Chinesa a tontura é denominada Xuan Hun. Xuan significa “visão borrada” e Hun quer dizer “tontura”. O paciente pode sentir desde uma simples tontura, associada a uma mudança de postura, até uma tontura severa com perda de equilíbrio e sensação de tudo girar. Existem relatos de confusão e obscurecimento, bem como sensação de peso na cabeça como se estivesse cheia de algodão e dificuldades no raciocínio.

No âmbito da Medicina Chinesa a tontura relaciona-se com vento e umidade no Fígado. Diz-se que o Vento-úmido causa a tontura e penetra o Fígado. Na Alopatia trata-se de distúrbios inflamatórios no ouvido interno, nobre região responsável pelo nosso equilíbrio.

Quaisquer sentimentos que afetem energeticamente o Fígado podem gerar a labirintite. Destacam-se a raiva, frustração, ressentimento e mágoas. O excesso de trabalho e atividade sexual desgasta os Rins e consequentemente o Fígado, gerando tontura. O consumo excessivo de alimentos gordurosos e laticínios forma umidade no baço, deflagrando o quadro.

A labirintite deve ser diagnosticada e tratada primeiramente pelo otorrinolaringologista. A Acupuntura atua de maneira complementar e eficiente no alívio da sintomatologia aguda, bem como nos casos crônicos. O paciente deve seguir orientações da vida diária, eliminando os fatores agravantes (alimentação e estilo de vida). Não há contra-indicações para o tratamento, que deve ser realizado na freqüência de uma a três sessões semanais.

Fonte: http://tinyurl.com/3cn7kga

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Acupuntura e moxabustão no tratamento de transtornos psiquiátricos

A Acupuntura e a Moxabustão são técnicas de tratamento milenares desenvolvidas e utilizadas na China e de lá se disseminaram por todo o mundo. Na Europa, começaram a ser usadas desde o Renascimento, quando textos chineses foram traduzidos por missionários Jesuítas. A OMS reconhece a Acupuntura como especialidade médica desde a década de 1970 e, no Brasil também é reconhecida como tal pela AMB – Associação Médica Brasileira.

A Acupuntura usa agulhas apropriadas que são aplicadas em determinados pontos do corpo, de acordo com a Teoria dos Meridianos e Colaterais. Já a Moxabustão se vale da aplicação do calor proveniente da queima de bastão ou cones de artemísia (uma planta) sobre os mesmo pontos, assim procurando harmonizar o fluxo da Energia Vital (“Qi” – pronuncia-se: “tchi”).

As funções mentais são um reflexo da interação entre os órgãos e vísceras, entre si e com o meio externo, funcionando como uma rede organizacional harmônica. A disfunção em qualquer elemento desta rede exercerá uma influência negativa que poderá se expressar como um transtorno mental.

Fatores externos, como: vento, frio, calor, umidade, secura e fogo (de acordo com os conceitos da Medicina Tradicional Chinesa) , bem como fatores emocionais: alegria, ira, ansiedade, meditação, tristeza, medo e terror, quando em excesso ou em deficiência, causam desarmonia e, se os mecanismos de defesa próprios do organismo não conseguirem recuperar o equilíbrio, levarão o indivíduo a apresentar distúrbios físicos e/ou mentais.

O foco principal das técnicas terapêuticas chinesas é o restabelecimento do equilíbrio do organismo, tanto internamente quanto nos aspectos relativos às relações interpessoais e com o meio ambiente. Isso tudo coincide com o ponto de vista científico moderno da Psiconeuroimunoendocrinologia (“Teoria do Estresse” – vide texto sobre Estresse e Saúde).

Os pontos utilizados no tratamento são selecionados de acordo com: a “Teoria dos Meridianos e Colaterais”, a “Teoria dos Cinco Movimentos” (ou “Elementos”) e a “Teoria dos Órgãos e Vísceras” (“Zang Fu”) e a escolha se baseia na análise dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente.

Bom lembrar que, assim como na Medicina Ocidental os pacientes reagem de maneira individualizada ao tratamento medicamentoso, também a resposta ao tratamento por acupuntura e moxabustão varia de uma pessoa para outra. Existem pessoas que respondem rapidamente e outras que não o fazem. Assim, o importante é uma avaliação criteriosa por um profissional devidamente capacitado para que a associação de métodos terapêuticos (psicofármacos, psicoterapia, acupuntura e moxabustão) e uma mudança no estilo de vida contribua para a melhora dos transtornos mentais e para o retorno do indivíduo a um funcionamento equilibrado, o mais rapidamente possível.

Fonte: http://acupunturaepsiquiatria.com.br

domingo, 18 de setembro de 2011

Acupuntura para as crianças

Quando pensamos em Acupuntura logo imaginamos um adulto deitado e cheio de agulhas espalhadas pelo corpo. Mas saiba que essa medicina complementar, nascida na China há mais de 5 mil anos também vem sendo utilizada no tratamento de várias doenças infantis. Os pontos estimulados no bebê ou criança são os mesmos utilizados no adulto.

A acupuntura estimula pontos específicos do corpo humano, onde se encontram muitas terminações nervosas, usando agulhas, calor, laser, pressão dos dedos, ventosas ou eletrodos. Para as crianças, não há diferença do tratamento tradicional, mas podem ser utilizados estímulos como o laser de baixa frequência e stiper (pastilhas de silício) que são fixadas nos pontos de acupuntura.

A acupuntura é uma técnica que reequilibra a energia corporal e, cada vez mais, é utilizada por pacientes que optam por procedimentos não medicamentosos para a recuperação do bem-estar e da saúde.

Procedimento seguro

A filosofia e o objetivo dessa técnica é harmonizar a energia do corpo, responsável pelo bom funcionamento de todos os órgãos e tecidos, para solucionar a causa da doença. Ela equilibra as desarmonias energéticas através dos meridianos, conhecidos como ‘canais de energia’, tratando o enfermo e não a doença, cuidando, assim, da raiz que permitiu a instalação da moléstia no organismo.

Por ser um método invasivo, todo o material utilizado é descartável e o cuidado com a higiene é fundamental. Apesar de o tratamento ser através de agulhas, esse procedimento é muito seguro.

Quando fazer?

As maiores indicações são para os quadros de ansiedade, enurese notura (xixi na cama), falta de apetite, resfriados, dor de cabeça, sinusite, asma, entre outros. A acupuntura pode ser feita até em recém-nascidos. As agulhas podem ser utilizadas a partir dos 5 anos.

Quais os benefícios?

A acupuntura tem grande efeito no estado emocional dos pequenos. Além de combater as doenças, é comum os pais observarem melhorias na qualidade de sono e comportamento escolar, entre outros.

Há contraindicação?

O tratamento não tem contraindicação, mas é necessário que seja feito com um profissional habilitado, com experência em atendimento infantil.

Quanto tempo demora?

As sessões demoram, em média, 50 minutos e são feitas uma vez por semana.Já o tempo de tratamento varia de acordo com a gravidade do distúrbio que a criança apresenta.

Vale salientar que a acupuntura é só um dos recursos da Medicina Tradicional Chinesa. Para potencializar os resultados, podem ser adotados a alimentação bioenergética (equilíbrio através dos alimentos), florais, homeopatia e fitoterapia. É importante que desde cedo ensinemos nossos pequenos a conhecer e observar seu corpo e como o meio ambiente pode interferir em nossa saúde.

Fonte: CETN

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Fibromialgia e a Medicina Tradicional Chinesa

A fibromialgia caracteriza-se como uma condição reumática não deformante, na qual estão presentes dores musculares difusas do tipo crônico, principalmente no pescoço, ombros, região interescapular e lombar. Além disso, no quadro estão presentes alterações no padrão de sono, cefaléia, síndrome do cólon irritável, rigidez matinal, fadiga crônica, depressão, etc.

A frequência da fibromialgia é de 1 a 5% da população em geral, sendo mais frequente em pacientes do sexo feminino (73 a 88%) com idade entre 40 e 60 anos. Estudos constataram que a prevalência da fibromialgia é significativamente maior em mulheres da mesma família; ainda, por mais que as manifestações da doença tendam a surgir apenas na idade adulta, 25% dos pacientes referem apresentar sintomas dolorosos desde a infância.

De acordo com as pesquisas e com a literatura da área, as causas da fibromilagia são múltiplas e variadas, envolvendo desde distúrbios neuroendócrinos (hormônios tireoidianos e crescimento exagerado da hipófise), até mesmo desordens de sono que levam à redução da produção de serotonina. Muitos estudiosos vêm se dedicando ao estudo da fibromialgia, mas até agora não se fala em causa única e nem em cura: os cuidados são apenas paliativos, o que significa que se destinam apenas a diminuir o desconforto de quem sofre deste mal.

Manifestações Clínicas

Além da dor de difícil localização, os pacientes relatam distúrbios de sono e fatiga em 75% dos casos. A fadiga logo ao despertar que desaparece em média após uma hora e ressurge no meio da tarde também é bastante comum. O sono não é sentido como reparador e, muitas vezes, ocorre o despertar precoce. Os exames laboratoriais e radiográficos são normais, o que não explica a origem e causa da sensação dolorosa. A figura 1 mostra as zonas do corpo mais afetadas pela fibromialgia; os pontos dolorosos são chamados de pontos gatilho.

Outros sintomas que podem estar presentes na fibromialgia envolvem cefaléia tensional, depressão, vertigem, boca e olhos secos, palpitação, sensibilidade a alguns alimentos e medicações, rigidez no corpo e disfunção da articulação têmporomandibular (ATM). Além disso a síndrome do cólon irritável pode estar presente, acarretando sintomas como dor abdominal, diarréia ou constipação, inchaço e distensão abdominal. O estresse está presente em muitos dos casos.

O aspecto psicológico na fibromialgia é muito importante e não deve ser desprezado pelo clínico na condução dos casos. A depressão está presente em 25% dos casos e 50% dos pacientes relatam antecedentes depressivos. A experiência clínica denota que o uso de antidepressivos pode ser benéfico para os pacientes de fibromialgia. 30 a 40% dos pacientes apresentam desordens psicológicas quando submetidos a avaliações específicas, a ansiedade e o estresse influenciam negativamente a evolução do caso e a maioria dos pacientes contam histórias de eventos emocionais perturbadores antes do início dos sintomas.

Outros fatores curiosos sobre a fibromialgia: muitos pacientes relatam intolerância a alimentos como trigo, derivados do leite, açúcar, cafeína, álcool e chocolate. Ainda, pacientes com histórico de artrite reumatóide e osteoartrose desenvolvem com maior frequência a fibromialgia. Além disso, a grande maioria dos pacientes sente aversão ao frio e relatam piora significativa dos sintomas em climas frios e úmidos, e melhora significativa quando é feito o uso do calor.

Diagnóstico Diferencial

É importante que, no momento do diagnóstico ocidental, outros transtornos com sintomatologia semelhante sejam descartados. Existem, em especial, quatro quadros patológicos bastante semelhantes à fribromialgia e que deverão ser analisados previamente ao estabelecimento de um diagnóstico.

A dor por tensão muscular, causada por problemas emocionais somatizados ou pelo uso excessivo dos músculos deve ser descartada. A síndrome da Fadiga Crônica, caracterizada por um cansaço crônico e com intercorrência de febre, cefaléia, faringite, dor cervical, axilar, muscular e articular de início súbito após um resfriado também deve ser analisada e descartada.

A síndrome Miofacial, lesão muscular causada por trauma ou microtraumas repetidos na massa do músculo também deve ser levada em consideração. Por fim, o Reumatismo Psicogênico deverá ser descartado. Suas características principais são dor de origem psicológica, dor por todo o corpo, ausência de influência climática na intensidade da dor e fatores emocionais bastante significativos levando à somatização muscular.

Tratamento na Medicina Ocidental

Devido a ausência de uma única causa para a etiologia da doença, o tratamento na Medicina Ocidental é diversificado e envolve o uso de antidepressivos, analgésicos, relaxantes musculares, fisioterapia, exercícios físicos, massagens e dieta. Cada vez mais médicos ocidentais vêm recomendado a Acupuntura como uma eficiente terapêutica para o alívio da dor.

Fibromialgia e Medicina Tradicional Chinesa

Entre os estudiosos não há consenso sobre a real eficácia da Acupuntura na condução de casos de fibromialgia, mas a grande maioria dos pacientes experimenta grande alívio dos sintomas depois que iniciam o tratamento. A Acupuntura pode auxiliar no alívio da dor e dos sintomas de desordens de sono, além da constipação ou diarréia ocasional que pode derivar da síndrome do cólon irritável.

De acordo com a MTC, três fatores principais estão envolvidos nos quadros de fibromialgia e deverão ser fortalecidos durante o tratamento. São eles Qi – nome dado pelos chineses para descrever a energia vital do ser humano – Sangue e o Fígado.

Para a MTC, a dor é um sinal importante do prejuízo da circulação de Qi pelo corpo. Se o Qi não circula pelos canais e meridianos adequadamente, a circulação de Sangue também é prejudicada. Como o Fígado é, na MTC, o órgão responsável pelo livre fluxo de Qi e Sangue pelo corpo, este sistema também estará envolvido nos casos de fibromialgia. Vale lembrar que, ainda, o Fígado também é o sistema responsável pela regulação das emoções; isto pode explicar o porque da vida psicológica ser merecedora de grande importância na condução destes casos.

Outras manifestações típicas da estagnação de Qi são: dor migratória e em distensão nos hipocôndrios (região das costelas) e no baixo vente, sensação de opressão torácica, tendência a suspirar, depressão ou crises de irritabilidade, sensação de corpo estranho na garganta, massas abdominais (como os miomas, por exemplo), dor em distensão nas mamas, dismenorréia (cólicas) e/ou menstruação irregular ou amenorréia (ausência de menstruação).

Já a deficiência de Sangue pode ser causada por uma perda pronunciada de sangue (hemorragia) ou pela falha na produção ou circulação de Sangue pelo corpo. Os sistemas responsáveis pela produção de Sangue são Estômago e Baço, representantes do elemento Terra estruturador do organismo; estes sistemas também deverão ser trabalhados na ocorrência de sintomas típicos de deficiência de Sangue, tais como: face e lábios pálidos, vertigem, visão borrada, palpitação, insônia, dormência nos membros, atraso menstrual ou amenorréia e língua pálida.

Princípios de Tratamento

O tratamento vai se destinar, basicamente, a promover o livre fluxo de Qi pelo corpo, nutrir Sangue e Qi e promover e regular a função do Fígado. Para tal serão selecionados pontos dos meridianos do Fígado e de seu acoplado Vesícula Biliar, além de Baço, Estômago e, eventualmente, Coração, caso os distúrbios do sono sejam muito intensos e incômodos para o paciente.

Para promover o livre fluxo do Qi do Fígado, podem ser selecionados pontos tais como IG4, F3 e VB34. Já no que se refere a tonificar Qi e Sangue, podem ser trabalhados pontos como E36, BP3, VC12, B20 e B21. Para os casos severos de insônia, a combinação C7 + PC6 mostra-se benéfica.

Além destes pontos, podem ser inseridas agulhas nos denominados pontos Ache (pontos dolorosos), a serem selecionados a partir do inquérito acerca dos pontos dolorosos do corpo. Pontos Shu dorsais e Mo frontais também podem ser utilizados de acordo com os sintomas, pois aumentarão a perfusão sanguínea dos referidos órgãos envolvidos na etiologia da doença.

A Fitoterapia Chinesa também apresenta resultados bastante satisfatórios na condução dos casos de fibromialgia. Tônicos como Ba Jen Tang ou Gui Pi Tang (no caso de distúrbios pronunciados relacionados ao Baço) e potencializadores circulatórios como Du Huo Ji Shen Tang ou Jia Wei Xia Yao San (na presença de sintomas emocionais mais fortes) podem ser utilizados. Entretanto, é de extrema importância que as fórmulas fitoterápicas sejam indicadas por um profissional habilitado e treinado na técnica, pois a prescrição depende do diagnóstico em MTC que apenas um médico chinês poderá elaborar. A auto-medicação pode ser perigosa e trazer consequências negativas ao doente.

Fonte: http://tinyurl.com/3zaqfle

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Acupuntura ajuda nos casos de suor noturno excessivo

Uma das principais teorias base da Medicina Tradicional Chinesa é a inter-relação entre duas forças opostas e complementares que existem em tudo o que há na natureza: Yin e Yang. O Yin pode ser compreendido como uma força mais feminina, densa, descendente, escura e fria; já o Yang é mais masculino, sutil, ascendente, claro e quente. Assim como a luz precisa da escuridão para ser luz, Yin precisa de Yang para ser Yin, e vice-versa, o que significa que nada na natureza é absolutamente Yin ou Yang. Desta forma podemos dizer que o frio é mais Yin do que Yang, e o calor é mais Yang do que Yin, mas absolutamente tudo possui estas duas naturezas. Inclusive o corpo humano.

A saúde, de acordo com a Escola do Yin Yang, depende da harmonia e equilíbrio entre estas duas forças. Caso um seja excessivo provocará danos no outro, pois como já foi dito anteriormente, eles se complementam. Caso Yin esteja aumentado Yang será lesado. Da mesma forma, caso Yin esteja deficiente, Yang se destacará, e toda uma sintomatologia Yang poderá surgir. A vida depende da inter-relação de complementariedade e geração mútua entre Yin e Yang; a morte é compreendida como a separação definitiva destes dois aspectos.

Outro preceito básico no que se refere à interdependência de Yin e Yang roga que o Yang, cuja natureza é diurna, reina no exterior quando é dia, e Yin no interior, descansando. Já quando anoitece, Yin reina no exterior, enquanto Yang repousa no interior. Caso Yang esteja deficiente, uma pessoa poderá sentir frio intenso, mesmo durante dias quentes – Yang diminuído não é capaz de conter o Yin em repouso no interior do corpo durante o dia, e a pessoa apresentará sintomatologia Yin, como por exemplo sonolência, frio excessivo, fezes amolecidas, etc. O mesmo ocorrerá caso Yin esteja insuficiente: durante a noite, quando Yang deve estar recluso no interior do corpo e Yin protegendo este repouso enquanto reina no exterior, por uma insuficiência de Yin o Yang não consegue ficar contido no interior do corpo, agitando-se e caminhando para o exterior do corpo.

Um dos principais sintomas de Yin em deficiência é justamente o suor noturno. Neste caso, como Yin está enfraquecido, Yang não repousa durante a noite e começa a queimar os fluidos corpóreos – o aumento de temperatura interna causando a sudorese, que nada mais é do que uma tentativa de controlar e regular a temperatura do corpo. Outros sintomas que podem surgir através deste mecanismo de regulação interna entre Yin e Yang são: constipação intestinal ou fezes secas, ansiedade, língua avermelhada com eventuais rachaduras (a chamada “língua geográfica”), rubor malar, inquietação motora, dentre outros.

A Acupuntura sempre buscará o equilíbrio do corpo (a homeostase orgânica), o que, em outras palavras, pode ser traduzido como a procura pela harmonia entre as forças Yin e Yang que regem nosso corpo, saúde e vida. Além da Acupuntura, outras ferramentas da Medicina Chinesa podem ser empregadas, como exercícios de Wu Qin Xi (modalidade de Qi Gong que busca o fortalecimento de órgãos específicos) e também a Fitoterapia Chinesa que, utilizando-se de fórmulas simples ou compostas, irá “repor” o Yin deficiente, caso o organismo não possua substrato para equilibrar esta força por si só.

A desarmonia entre Yin e Yang tende a se instalar em um ou mais de um órgãos do corpo, e dependendo de onde este desequilíbrio se manifestar uma série de outros sintomas podem aparecer. Por isto, é muito importante que o diagnóstico adequado seja feito de modo ao tratamento se dirigir a fortalecer o Yin especificamente onde ele deve se fortalecido.

Outros fatores costumam interferir no diagnóstico, como por exemplo a idade, o eventual uso de drogas ou algum medicamentos, doenças pré-existentes, dentre outros. Assim, apenas um profissional capacitado poderá entender o caso de maneira adequada e conduzir o tratamento necessário.

Fonte: http://tinyurl.com/3rjt3dl