quarta-feira, 29 de junho de 2011

Acupuntura se transforma em arma contra obesidade

Técnica da medicina chinesa, a acupuntura atua em problemas de ansiedade, insônia, prisão de ventre e compulsão alimentar

Enquanto várias pessoas enfrentam regimes desumanos para emagrecer a qualquer custo, a fisioterapeuta Karla Chebel revela que a acupuntura se transformou na arte de perder peso e restabelecer o equilíbrio da saúde sem passar fome. Quando se fala em alimentação, é sempre bom ressaltar que comemos não só por necessidade, mas também por prazer e em busca de qualidade de vida. O problema é que a falta dessa moderação gera a obesidade, vilã no surgimento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, AVC e outras doenças cardiovasculares. A boa notícia é que tudo isso tem tratamento através da acupuntura.

A fisioterapeuta explica que é raro pessoas que estão acima do peso confessarem que não têm controle e abusam da comida. “Pessoas obesas que dizem comer quantias absurdas de comida aceitam mais facilmente o tratamento contra a obesidade justamente por reconhecer que possuem um distúrbio. Na verdade, o obeso não come por fome excessiva, e sim para saciar uma vontade que vem ‘da alma’”, afirma.

Karla Chebel esclarece que essa sensação de fome, difícil de ser saciada, funciona como se algum mecanismo de troca estivesse alterado em seu cérebro, ou seja, a pessoa tenta escapar dos problemas comuns do seu cotidiano com a ingestão de comida. “Todos já sentimos, pelo menos uma vez na vida, a sensação de plenitude estomacal, aquela sensação de que não cabe nem mais um grão de arroz no estômago. Porém, grande parte das pessoas com dificuldade para se alimentar tem a necessidade de sentir essa sensação diariamente, por isso exageram sempre que comem”, explica a fisioterapeuta.

O fato é que nosso estômago leva cerca de 20 minutos, depois que nos alimentamos, para nos dar o aviso de que “não quer mais comer”, explica Karla. O problema é que, por ansiedade, estresse e falta de tempo, a população mundial está se alimentando da forma errada, ou seja, com o hábito de comer rapidamente. “Tudo que for ingerido antes de o “alarme” soar e que for além da real necessidade acabará virando gordura.

O organismo humano entende que é uma forma de armazenamento energético, pois, sem freios, não tem como assimilar adequadamente o que ingere, e a consequência disso é o acúmulo”, completa a especialista.

O tratamento disso tudo não inclui fazer regimes de fome ou o uso de pesados medicamentos para combater a ansiedade. “Com a aplicação de sessões de acupuntura, é possível quebrar o ciclo de aumento de peso. A técnica atua onde medicamento nenhum consegue chegar. A medicina chinesa trata a obesidade ou o excesso de peso não como uma doença, mas como distúrbio com um conjunto de sintomas que devem ser verificados caso a caso, visando não só ao emagrecimento, mas também à melhora na qualidade de vida.

Fonte: http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,7,SA%DADE,47071

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Acupuntura na fibromialgia

A fibromialgia é uma doença que acomete mais as mulheres do que os homens. É de difícil diagnóstico e nem sempre correto, porém existem alguns testes que minimizam os erros. A característica principal está relacionada à dor persistente na musculatura, que piora após algum evento traumático (psícoafetivo). Outras características importantes são a fadiga, distúrbios no sono e depressão.

Em vista disso, é importante a consulta com um psiquiatra, que deverá ser o médico responsável, a fim de identificar os possíveis mecanismos que iniciaram o efeito cascata dos sintomas. Por ser uma doença ou síndrome psicossomática, devem-se realizar diversos tratamentos combinados. Muitas vezes, é necessária, inicialmente, a utilização de medicamentos alopáticos, porém estes devem ser retirados assim que possível.

Muitas pesquisas são realizadas com acupuntura para o tratamento dos sintomas causados pela fibromialgia, porém o conceito oriental não tem como objetivo apenas o tratamento do sintoma e sim, da verdadeira causa ou origem. Novamente, a proposta de união entre corpo e mente, devem ser levados em consideração e este fluxo energético deve estar em equilíbrio, onde o corpo deve obedecer à mente e a mente deve satisfazer o corpo. Esse desequilíbrio gera alterações bioquímicas e funcionais que levam a dor e a debilidade.

A acupuntura irá utilizar agulhas em pontos específicos pelo corpo, no intuito de fortalecer a base energética e faze-la fluir por todo corpo, melhorando a nutrição celular e potencializar a ação muscular. Não existem pontos específicos para cada sintoma, mas sim para a raiz do problema, o que irá promover a melhora não só das dores, mas como da fadiga, distúrbios do sono e da depressão.

Fonte: http://www.conteudosaude.com.br/conteudoExtra.aspx?id=7210

domingo, 26 de junho de 2011

Acupuntura na saúde da mulher

O tratamento através da acupuntura apresenta excelentes resultados em um variado número de disfunções que acometem a saúde da mulher moderna. Entre elas destacam-se: a depressão, ansiedade, tensão pré-menstrual, cefaléia menstrual, infertilidade e cistites de repetição. Entre as disfunções citadas, as que mais levam as mulheres aos consultórios de acupuntura são a cefaléia (dor de cabeça), depressão, ansiedade e tensão pré-menstrual.

Quando uma agulha de acupuntura é inserida em um ponto específico do corpo, para exercer seu efeito, deve ultrapassar a pele, a gordura e em nível de músculo, estimular as chamadas terminações nervosas livres, que são estruturas especializadas em captar os estímulos e enviá-los ao cérebro. Quando o estímulo desencadeado pela agulha de acupuntura atinge áreas específicas do sistema nervoso central, ele desencadeia uma série de reações neuro-químicas, que terão como resposta a produção de um variado número de substâncias, de extrema importância na manutenção do equilíbrio orgânico - os neurotrasmissores: serotonina, noradrenalina, dopamina, beta endorfina, cortisol.

Segundo especialistas do CMBA-Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, órgão oficial da acupuntura médica do país, quando uma pessoa está depressiva e ansiosa, ela sofre uma desarmonia na oferta de neurotrasmissores como serotonina e noradrenalina. Quando o paciente faz uso de um antidepressivo, este vai agir regularizando esta oferta. A acupuntura, por sua vez, faz exatamente a mesma coisa, só que sem os indesejáveis efeitos colaterais desses medicamentos. As cefaléias crônicas, como as enxaquecas por exemplo, também se devem a uma disfunção nos neurotransmissores e através da acupuntura pode-se obter excelentes resultados no tratamento desse mal. Porém, nesses casos, outras substâncias produzidas pela ação da acupuntura também são acionadas: a beta endorfina, que tem grande ação analgésica e o cortisol que é um excelente anti-inflamatório. No caso da tensão pré-menstrual, que alia sintomas dolorosos e emocionais, como nervosismo, agitação, agressividade e tristeza, a acupuntura agirá através das substâncias já citadas, minimizando a dor, causando relaxamento uterino e acalmando a paciente.

Fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=163029

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Osteoartrite – A acupuntura, um excelente tratamento

Importante estudo sobre o efeito da acupuntura no tratamento da osteoartrite de joelho mostra que pode aliviar a dor e melhorar a circulação.

O Instituto Nacional de Estudo da Saúde dos EUA, conclui que a acupuntura é um complemento eficaz ao tratamento padrão da osteoartrite. Pacientes tratados pela acupuntura mostraram uma diminuição de 40% na dor, e uma melhoria de quase 40% na função do joelho. Detalhes do estudo, que envolveu 570 pacientes, estão publicados na revista Annals of Internal Medicine. Este tratamento segundo Dr. Devey Madeleine é muito menos prejudicial do que os realizados com antiinflamatórios não esteróides. Os pacientes que participaram do estudo receberam a acupuntura e placebo, ou orientação sobre auto-ajuda, juntamente com o tratamento padrão da droga.

O pesquisador Stephen Strauss, diretor do Centro Nacional dos EUA para Medicina Complementar e Alternativa, disse: "Pela primeira vez, um ensaio clínico com rigor suficiente, tamanho e duração mostrou que a acupuntura reduz a dor e comprometimento funcional de osteoartrite do joelho.

"Esses resultados também indicam que a acupuntura pode servir como um complemento eficaz para o regime padrão de atendimento e melhorar a qualidade de vida para pessoas que sofrem de osteoartrite de joelho."

Por oito semanas de estudo, os pacientes de acupuntura foram mostrando uma melhora significativa na função do joelho, e por 14 semanas seu nível de dor havia caído acentuadamente em comparação com o placebo e grupos de auto-ajuda.
Dr. Madeleine Devey, da Arthritis Research Campaign, disse: "É extremamente encorajador

ver um ensaio clínico bem conduzido em uma terapia complementar para a OA que demonstra um efeito positivo.

"É claro que essas terapias, que parecem aliviar a dor e, assim, melhorar a mobilidade e função, não curam ou previnem a OA, mas ainda assim eles são um complemento muito útil a outras terapias e, provavelmente, muito menos prejudicial do que antiinflamatórios" não esteróides.

Fonte: http://tinyurl.com/3g4ghy5

sábado, 11 de junho de 2011

Acupuntura muda percepção e processamento da dor no cérebro

Acupuntura no cérebro

Em mais um estudo que procura determinar a eficácia da acupuntura, pesquisadores alemães usaram exames de ressonância magnética funcional (fMRI) para monitorar o cérebro dos pacientes durante o tratamento.

Foram capturadas imagens do cérebro enquanto os voluntários recebiam estímulos dolorosos - uma parte deles recebendo o tratamento de acupuntura e outra parte não.

Os resultados indicam a eficácia da acupuntura contra a dor, não apenas de um ponto de vista psicológico, mediante relatos, mas detectando diretamente as sensações de dor registradas no cérebro.

Ressonância magnética funcional

"Até agora, o papel da acupuntura na percepção e no processamento da dor tem sido controverso," diz a pesquisadora Nina Theysohn, do Hospital Universitário de Essen.

"A ressonância magnética funcional nos deu a oportunidade de observar diretamente as áreas do cérebro que são ativadas durante a percepção da dor e ver as variações que ocorrem com a acupuntura," explica.

A ressonância magnética funcional mede as minúsculas mudanças metabólicas que ocorrem em uma parte ativa do cérebro, enquanto o paciente realiza uma tarefa ou é exposto a um estímulo externo específico.

No estudo, 18 voluntários saudáveis foram submetidos à fMRI enquanto um estímulo elétrico doloroso era-lhes aplicado ao tornozelo esquerdo.

As agulhas da acupuntura foram colocadas em três pontos no lado direito, incluindo entre os dedos, abaixo do joelho, e perto do polegar.

Processamento da dor no cérebro

Os pesquisadores então compararam as imagens e os dados obtidos com as sessões de fMRI sem acupuntura com os dados das sessões de fMRI com a acupuntura.

"A ativação das áreas do cérebro envolvidas na percepção da dor foi significativamente reduzida ou modulada sob a acupuntura," disse a Dra. Theysohn.

Durante a estimulação sem acupuntura, a fMRI revelou ativação significativa na área motora suplementar contralateral, no córtex somatossensorial, na ínsula bilateral precuneus e no córtex somatomotor ipsilateral.

Durante a acupuntura, a ativação na maioria dessas áreas de processamento da dor no cérebro foi reduzida significativamente.

Dor e expectativa de dor

Segundo a Dra. Theysohn, além dos efeitos específicos na sinalização da dor, a acupuntura também afetou a ativação cerebral em áreas que regem as expectativas de dor dos pacientes, semelhante a uma resposta analgésica de placebo.

"Acredita-se que a acupuntura aja por meio de pelo menos dois mecanismos não-específicos baseados na expectativa e na modulação específica da sinalização da dor," explica a pesquisadora.

"Nossas descobertas sustentam que esses dois mecanismos inespecíficos e o mecanismo específico de fato existem, sugerindo que a acupuntura pode ajudar a aliviar a dor," conclui.

Outro grupo de pesquisadores já havia demonstrado a eficácia da acupuntura observando mecanismos bioquímicos no cérebro (texto abaixo).

Fonte: http://tinyurl.com/5rsul87

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Acupuntura alivia a dor alterando mecanismos bioquímicos no cérebro

Como a acupuntura funciona?

A acupuntura tem sido usada pela medicina oriental por milhares de anos, sobretudo no tratamento da dor. Os efeitos benéficos levaram até a Força Aérea dos Estados Unidos a adotarem a acupuntura no tratamento de seus soldados nos campos de batalha.

Mas como a acupuntura funciona em nível celular, ou seja, qual é o mecanismo que faz com que a acupuntura de fato alivie a dor, é uma pergunta para a qual os cientistas ainda não têm uma resposta.

Capacidade do cérebro de regular a dor

Agora, usando imagens captadas do cérebro, pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA), conseguiram as primeiras evidências de que a acupuntura tradicional chinesa afeta a capacidade de longo prazo do cérebro para regular a dor.

Os resultados serão publicados no exemplar de Setembro da revista médica Journal of NeuroImage.

Mu-opioides

No estudo, os pesquisadores demonstraram que a acupuntura aumentou a disponibilidade de ligação dos receptores mu-opioides (MOR) em regiões do cérebro que processam e amortecem os sinais de dor - especificamente no cingulato, ínsula, caudato, tálamo e amígdala.

Acredita-se que os opioides que agem contra a dor, como a morfina, codeína e outros medicamentos, funcionam ao se ligar a esses receptores opioides no cérebro e na medula espinhal.

"A maior disponibilidade de ligação desses receptores está associada com uma redução na dor," explica Richard E. Harris, que é anestesiologista e coordenador da pesquisa.

Uma implicação desta pesquisa é que os pacientes com dores crônicas tratados com acupuntura poderão passar a reagir mais positivamente aos medicamentos opioides, uma vez que os receptores parecem ter maior disponibilidade de ligação," diz Harris.

Mesmos resultados, explicações diferentes

Esta descoberta também dá um novo estímulo ao campo da pesquisa em acupuntura, seguindo uma grande controvérsia recente sobre estudos que argumentam que a acupuntura simulada seria tão efetiva quanto a acupuntura real na redução das dores crônicas.

"É interessante que tanto os grupos que receberam acupuntura real quanto acupuntura simulada tenham apresentado reduções similares da dor. Mas os mecanismos que levaram à redução da dor em cada um dos casos são radicalmente diferentes," diz Harris.

Fonte: http://tinyurl.com/6j2o9t5

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Acupuntura contra doenças respiratórias

O tratamento com acupuntura apresenta ótimos resultados para prevenir e combater as alergias respiratórias

Quando frio começa a se manifestar, junto vem elemento incômodo –principalmente para quem sofre de alergias como a rinite – o ar seco. A rinite é uma irritação e inflamação crônica ou aguda da mucosa nasal. É uma doença que pode ser causada tanto por vírus como por bactérias, embora seja manifestada com mais frequência em decorrência de alergia, ou por reações ao pó, fumaça e outros agentes ambientais, como frio e ar seco.

A inflamação decorrente da rinite resulta na produção excessiva de muco, gerado pelo acúmulo da histamina, o que ocasiona o escorrimento nasal, sintoma mais típico da doença. A rinite pode ser não-alérgica ou alérgica. A não-alérgica é causada por inflamação, que não deriva de alergia ou por problemas na própria anatomia das vias nasais. Já a rinite alérgica, forma mais comum de rinite, é causada, na maioria dos casos, por alérgenos presentes no ar, como o pólen, ácaro e a própria descamação da pele de animais, mas também pode ser provocada devida reação à coceira, produtos químicos, cigarros e remédios.

A patologia é muito frequente, e atinge cerca de quatro a cada dez pessoas, tanto adultos quanto crianças. Os sintomas mais comuns incluem: rinorréia (nariz escorrendo), obstrução nasal (nariz entupido), espirros, prurido (coceira), coriza, e/ou secreção pós- nasal e dores de cabeças. Porém, um tratamento tem se destacado e mostrado eficácia contra os principais sintomas da rinite: a acupuntura. O uso da acupuntura em quadro de rinite alérgica pode se apresentar como excelente opção terapêutica, em que a substituição da medicação diminui o risco de efeitos colaterais causados pelo uso dessas substâncias, que podem não ser eficazes no controle das crises.

A dor forte, muitas vezes, é o motivo de queixa dos pacientes com rinite, levando ao consumo frequente e intenso de medicações. Felizmente, a acupuntura oferece resultados maravilhosos, diminuindo ou até mesmo cessando essas dores intensas. Isto ocorre graças ao poder de produzir endorfinas. O paciente experimenta o alívio já entre os 15 ou 20 minutos após o início da sessão.

TRATAMENTO - O tratamento com acupuntura apresenta ótimos resultados para prevenir e combater as alergias respiratórias, diminuindo a intensidade das crises, espaçando as ocorrências e até mesmo livrando o paciente definitivamente do problema. A acupuntura estimula pontos que ativam os canais energéticos do organismo, ajudando a comandar funções, incitando a produção de analgésicos naturais e fortalecendo o sistema imunológico.

Existem várias técnicas que podem ser usadas para o tratamento da rinite: as agulhas punturadas em pontos específicos, a moxabustão, a auriculoterapia e os magnetos. As sessões de acupuntura duram em média 1 hora, sendo que neste tempo o paciente é avaliado e, em seguida, são puncionadas as agulhas, permanecendo por 20 minutos.

RESULTADO - No tratamento da rinite com acupuntura é possível sentir efeito já no primeiro dia, como a redução da secreção e o descongestionamento das vias aéreas minutos após a aplicação. Para a rinite e a sinusite juntas, em três ou quatro sessões – sendo uma por semana – é possível perceber uma grande melhora.

Como são doenças crônicas, a reincidência pode ocorrer, por isso é indicado prolongar o tratamento conforme orientação do acupunturista. Com o decorrer do tratamento, o tempo entre as crises aumenta muito e, na maioria dos casos, no final do tratamento, o paciente fica livre definitivamente do problema, proporcionando uma melhora significativa na qualidade de vida.

Fonte: http://tinyurl.com/6lyl5kk

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Acupuntura é opção para tratamentos emocionais, como a depressão

Problema de saúde ou de distúrbios emocionais como ansiedade, pânico, estresse, enxaqueca, hipertensão, irritabilidade ou insônia são muito comuns hoje em dia. A falta de tempo, o excesso de informação e o ritmo acelerado de trabalho fazem com que as pessoas fiquem doentes e não tenham qualidade de vida.

Dentre tantos problemas, um dos que mais tem chamado atenção devido ao número cada vez mais crescente de pessoas sofrendo é a depressão. Atualmente, a depressão afeta de 5% a 15% da população mundial, o que representa algo em torno de 9 a 28 milhões de brasileiros.

Tudo começa, muitas vezes, com crises de choro constante, tristeza profunda, baixa auto-estima e pessimismo com relação à vida. Além disso, em alguns casos a pessoa sente falta de energia, a perda de interesse e prazer nas atividades cotidianas, dificuldade de conviver em ambientes sociais e até insônia.

Esse distúrbio emocional muitas vezes acaba sendo confundido com tristeza, com a reação triste diante de uma perda concreta. Na verdade, a depressão é uma reação aparentemente inexplicável de desânimo e de tristeza, em que a pessoa se considera sem valor, que não é compreensível pelo que se passa a volta dela. Ela está tendo uma reação exagerada de tristeza em relação aos problemas reais que ela tem.

Está comprovado que a acupuntura é um tratamento de grande eficácia, pois estimula a produção dos hormônios da alegria (adrenalina), da dor (endorfina), do sono (melatonina).

A acupuntura é uma técnica baseada em métodos da medicina tradicional chinesa, que surgiu há cerca de 5.000 a.C. Além de visar o equilíbrio, pode ajudar a solucionar diversos problemas de saúde e emocionais.

O tratamento se dá na inserção de agulhas de aço inox descartáveis nos meridianos do corpo. O principal objetivo da técnica é tratar o ser humano como um todo. Como conseqüência existe uma melhora significativa nos problemas que o indivíduo possui.

Os pontos são escolhidos a partir de uma avaliação detalhada para conhecer o histórico e evolução da doença e, assim, determinar o melhor tratamento, tempo e pontos a serem escolhidos. O pulso do paciente informa sobre o estado energético dos meridianos principais do corpo, evidenciando bloqueios ou deficiências. Além disso, a avaliação da língua (cor, forma e saburra), por exemplo, possibilita identificar a condição energética (Yin e Yang), dos órgãos e das vísceras.

Cada sessão dura em torno de 50 minutos e é recomendada uma por semana durante três meses. Após este período é feita a reavaliação para estabelecer em que periodicidade se fará o controle. A acupuntura tem se mostrado muito eficiente para tratar distúrbios como insônia, ansiedade, falta de libido, dores, e até doenças mais complexas como síndrome do pânico, Mal de Alzheimer, entre outros.

Aparecida Enomoto, especialista em acupuntura, afirma que a técnica é uma excelente forma de relaxar, pois dispersa a ansiedade e as tensões, através do equilíbrio de Yin e Yang, aumentando os hormônios da alegria e do bem estar (serotonina e endorfina) sem agredir o corpo e a mente.

— A acupuntura não trata a doença e, sim, o doente, já que o princípio da técnica está no Sistema Nervoso Central, que tem a função de defender o corpo humano de agressões.

Muitas pessoas ainda desconhecem os benefícios da técnica ou têm preconceito. As agulhas não provocam efeitos colaterais. Mas, para evitar que as agulhas sejam colocadas em locais contraindicados, é importante procurar por um profissional qualificado, que tenha boas indicações e que conheça muito bem anatomia.

Fonte: http://tinyurl.com/3cuarza