quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Acupuntura na Constipação Intestinal

Constipação Intestinal é a classificação clínica dada para a “prisão de vente” ou “obstipação intestinal”; o diagnóstico pode ser dado na presença de sintomas como frequência de evacuação inferior a 3 vezes por semana, fezes ressecadas e de dificil expulsão, além do desconforto durante ou após a evacuação e a sensação de que esta não se deu de maneira completa. De acordo com as pesquisas médicas na área, é mais comum em mulheres e em idosos.

A Constipação pode ser classificada como aguda, de início recente e súbito, ou crônica, quando os sintomas já persistem há algum tempo. Na Constipação crônica, na maioria das vezes há questões dietéticas envolvidas como o consumo insuficiente de líquidos e fibras, falta de atividades físicas, o hábito de não ir ao banheiro assim que sente vontade de fazê-lo, o uso de determinadas drogas ou abuso de susbtâncias laxativas. Além disso, a Constipação também aparece associada a outras patologias como Depressão, Hipotireoidismo e Câncer de Intestino. Ainda, a Constipação costuma ser um quadro comum no período gestacional, posto que durante a gravidez o organismo da mulher produz hormônios que lentificam os movimentos intestinais, o que dá origem ao quadro.

No momento do diagnóstico, o médico deve inquirir o paciente acerca de seus hábitos alimentares e intestinais, ingestão de líquidos e medicamentos. Outras perguntas a respeito da qualidade das fezes também são muito importantes, como por exemplo se elas são ressecadas, qual o aspecto da coloração, se saem em “bolinhas”, se são acompanhadas de sangramento ou pus, etc. Na grande maioria das vezes, ajustes na alimentação e recomendação de treinos intestinais e de atividade física são suficientes para o tratamento bem sucedido. Entretanto, na suspeita de alguma outra condição patológica associada à Constipação, o médico poderá solicitar exames como Hemograma Completo, Hormônios Tireoidianos, Colonoscopia e de Trânsito Intestinal. Alguns quadros emocionais relacionados à ansiedade e à depressão também podem causar a Constipação e, por isso, também é muito importante que o médico investigue a condição emocional de seu paciente.

De acordo com a Medicina Chinesa, a Constipação é geralmente causada por um distúrbio na função de transmissão do Intestino Grosso, e é também relacionada a desordens envolvendo o Baço, o Estômago, o Fígado e os Rins. Existem basicamente três tipos de Constipação e a diferenciação pode ser feita a partir da observação da qualidade das fezes: quando elas são em “bolinhas”, ressequidas e de difícil expulsão, podendo até mesmo a acarretar em sangamentos esporádicos, ela é considerada Contipação por Calor. Já quando a constipação se dá principalmente no início da evacuação, com fezes ressequidas que se tornam amolecidas conforme a evacuação continua, fala-se em Constipação por Deficiência de Qi e Sangue (o indivíduo não tem energia suficiente para realizar os movimentos peristálticos intestinais e fica muito cansado após tentar evacuar). Se além destas últimas manifestações o paciente apresentar dor lombar e extremidades frias, além de aversão ao frio, classifica-se a Constipação como Constipação por Frio. Cada uma destas classificações será compreendida de uma forma distinta e receberá tratamento específico, razão pela qual se torna tão importante buscar um profissional qualificado para diagnosticar e conduzir o tratamento.

A Constipação por Calor geralmente ocorre nos casos em que faltam líquidos no organismo. A pessoa poderá sentir ainda bastante sede e outros sintomas como por exemplo sudorese noturna. Na Medicina Chinesa os líquidos corpóreos são Yin, e por isso o tratamento vai se destinar a nutrir estes líquidos no organismo através de ajustes na alimentação e uso da Acupuntura Sistêmica. Pontos como IG11, E36, E25, TA6, BP6 e R7 poderão ser selecionados levando em consideração o princípio de nutrir o Yin do organismo. No caso de intensa sudorese noturna, a combinação IG4 + R7 mostra-se bastante eficaz. Estas pessoas naturalmente se sentirão melhor sob temperaturas mais frescas e passarão muito mal no calor intenso, motivo pelo qual devem abusar do consumo diário de frutas e vegetais frescos e evitar frituras, gorduras e bebidas alcoólicas que poderão intensificar o quadro de secura interna. Uma excelente fórmula fitoterápica para nutrir o Yin do corpo é Liu Wei Di Huang Wan.

Já nos casos em que a Deficiência de Qi e Sangue é a causa para a lentificação dos movimentos intestinais, tônicos de Qi e Sangue poderão ser prescritos através da Fitoterapia Chinesa, como por exemplo Ba Jen Tang ou Gui Pi Tang. Estas pessoas também poderão apresentar outros sintomas como cansaço, tontura, lábios, unhas e pele pálida, queda de cabelo e tremores. Nas mulleres a menstruação pode ser escassa ou até mesmo estar em suspensão. Pontos ligados ao sistema digestivo serão selecionados na Acupuntura Sistêmica, como por exemplo E36, BP6, E37, VC12, VC4 e E25. A alimentação também deverá ser reforçada com alimentos que fabriquem sangue como por exemplo Fígado, Nozes, Grãos em geral, verduras de cor verde escura (ricos em ferro) e mel. O Da Zao (Fructus Zizipi Jujubae), a Tâmara Chinesa, é um excelente tônico de Qi e Sangue, podendo ser consumido puro ou cozido junto ao arroz ou a caldos e sopas.

Quando existem também sintomas de frio presentes, o Yang estará em deficiência. Reforçar o Yang é fundamental, e para isso a fórmula fitoterápica mais indicada é a Bu Zhong Yi Qi Tang. Ajustes alimentares como preferir alimentos cozidos ou grelhados aos crus, mastigar bem os alimentos para poupar ainda mais o Yang do corpo no processo digestivo e consumir diariamente caldos e sopas ralos são bastante eficientes para provocar uma melhora considerável no quadro. No que se refere a Acupuntura Sistêmica, pode-se selecionar pontos utilizando-se a técnica de Moxibustão, que irá estimular o organismo através do aquecimento dos pontos. Moxibustão aplicada a pontos da região abdominal e lombar vai apresentar um resultado bastante positivo.

Em todos os casos, criar uma rotina intestinal é muito importante; este treino pode ser feito através do ato de se sentar ao vaso e tentar evacuar todos os dias no mesmo horário, na tentativa de imprimir um hábito aos intestinos. Ficar sentado na posição “de cócoras” por cinco minutos antes de se sentar ao vaso também pode ajudar bastante, uma vez que esta posição, por ser a natural de evacuação do ser-humano, vai estimular os movimentos peristálticos.

Resolver a Constipação Intestinal é muito importante, uma vez que é através da evacuação que os dejetos alimentares são expelidos do organismo. Caso as fezes permaneçam nos intestinos por mais tempo do que devem, sintomas como mau-humor (“enfezamento”) irão refletir o início de uma intoxicação pelo acúmulo de fezes. No caso das gestantes esta intoxicação pode vir até mesmo a causar danos ao feto, devendo o médico ser consultado assim que os primeiros sintomas surgirem.

Fonte: http://tinyurl.com/4vgzfn5

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Acupuntura devolve mobilidade para idosos

A acupuntura tem ajudado os idosos a viver com mais qualidade. A técnica milenar facilita os movimentos e diminui as dores musculares e nos ossos. As agulhas podem, por exemplo, combater inflamações, o que dá mais mobilidade para que os mais velhos consigam voltar a realizar tarefas simples do dia a dia.

Veja a reportagem do programa Hoje em Dia e aprenda mais sobre a acupuntura.



Fonte: http://tinyurl.com/68zkv67

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Sobre a Ventosaterapia

Ventosaterapia é o nome dado à prática clínica que utiliza a aplicação de ventosas – “copos” feitos de vidro, plástico ou bambu – como uma forma de estimular o tecido cutâneo e aumentar o fluxo sanguíneo nas regiões onde as mesmas são aplicadas.

O uso das ventosas data de mais de cinco mil anos; civilizações egípcias, africanas, chinesas e indígenas já utilizavam a Ventosaterapia como uma forma de tratar praticamente todas as doenças. A variedade de Ventosas existente hoje em dia se deu em função dos recursos que cada uma destas civilizações possuía em sua vida diária: os índios desenvolveram a técnica utilizando chifre de animais, os chineses usavam bambus e, mais tarde, vindos da Europa, surgiram os primeiros copos de vidro. Atualmente, as ventosas mais utilizadas são feitas de plástico e são acopladas no corpo através da fixação de uma “bomba” de pressão que esvazia o ar de dentro dos copos após sua colocação sobre a pele nos pontos desejados. Nas outras ventosas é utilizado o fogo, que cria uma pressão negativa no interior do copo que permite que ele fica preso à pele.

A teoria do uso das ventosas se baseia na ação de sucção que ela provoca quando em contato com a pele: o vácuo formado puxa pele e músculos para dentro do copo, causando uma congestão local que estimula a circulação sanguínea na superfície do corpo. Este aumento do aporte sanguíneo favorece a nutrição de músculos, dissolvendo tensões e aplacando dores musculares e articulares. Além disso, a ventosaterapia atua diretamente na desintoxicação do sangue, melhorando sua qualidade assim como a qualidade do próprio Qi do organismo; o uso de ventosas atua diretamente no interior do corpo, estimulando o próprio metabolismo a separar as toxicinas presentes no sangue e os resíduos metabólicos do sangue puro e de boa qualidade.

A Ventosaterapia pode ser realizada de várias formas e modalidades diferentes. As ventosas podem ser posicionadas diretamente em pontos dolorosos do corpo, como por exemplo durante o tratamento de lombalgias ou cervicalgias. Podem ser posicionadas diretamente sobre os pontos de acupuntura localizados principalmente nas costas – os chamados pontos Shu dorsais, que se relacionam diretamente com os órgãos do corpo – aumentando a perfusão sanguínea nos referidos órgaõs e a qualidade de funcionamento dos mesmos em geral. Podem, também, ser utilizadas como instrumentos para a massagem de determinadas partes do corpo; para tal, utiliza-se cremes viscosos que permitem o deslizamento dos copos após sua aplicação, o que gera sensação de alívio bastante grande logo após o atendimento. Em crianças as ventosas podem agir estimulando o desenvolvimento do sistema nervoso central, quando aplicadas e removidas logo em seguida em pontos localizados ao longo da coluna vertebral. Em determinados diagnósticos as ventosas também podem ser utilizadas como instrumentos para provocar a sangria de determinados pontos; nesta técnica deixa-se a ventosa agir durante alguns minutos, até provocar vermelhidão no local, para logo depois de retiradas a zona ser estimulada com uma agulha especial (Agulha Sete Estrelas) que irá causar um pequeno sangramento que será intensificado após nova aplicação dos copos sob a área desejada. A aplicação da Ventosaterapia será determinada a partir do estabelecimento de um diagnóstico específico para cada caso.

Após a aplicação das ventosas, a pele do corpo – que, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, se relaciona diretamente com o sistema imunológico – se encontra livre de resíduos, o que aumenta sua capacidade microcirculatória periférica e a captação de oxigênio, o que ajuda o organismo a combater porríveis agentes patogênicos externos, que provocam doenças. Este fenômeno ocorre em função da criação da pressão negativa (o que faz com que o copo fique preso à pele), que atua na dilatação no diâmetro das arteríolas e veias em índices de 200 a 250% vezes o diâmetro inicial antes da aplicação das mesmas. Esta dilatação favorece a difusão de oxigênio nos capilares sanguíneos, que será distribuído pelo corpo através do bombeamento cardíaco. Desta forma, fica clara a ação benéfica da Ventosaterapia especialmente nos quadros patológicos que envolvem distúrbios circulatórios.

Após a utilização das ventosas observa-se uma reação pigmentar na pele que, para muitas pessoas, pode ser bastante assustadora e amedrontadora, apesar da dor não estar presente durante o atendimento. Manchas avermelhadas ou arroxeadas que surgem no local onde o copo foi aplicado se devem as dilatações capilares e vasculares que ocorrem, extravasando os fluidos dos tecidos localizados mais profundamente no corpo para sua superfície. A reação pigmentar significa que o corpo está eliminando os resíduos metabólicos, toxinas e outras substãncias desfuncionais das profundezas do corpo em direção à superfície.

Segundo algumas correntes da Ventosaterapia, estas manchas arroxeadas ou vermelhas são, inclusive, utilizadas como método diagnóstico auxiliar acerca da condição do paciente. Se as manchas forem muito escuras, podem indicar existência de doenças crônicas no interior do organismo, o que demandará um tratamento mais longo e demorado. Se a cor for mais avermelhada do que roxa, é indicativo de doença mais simples e aguda, indicando restabelecimento mais rápido. Já se a cor for bastante clara, revela pouca circulação sanguínea periférica, o que necessitará de tratamento adequado. Em alguns pacientes com doenças internas mais graves (como cânceres e tumores), é bastante comum de as manchas serem mais claras ou até mesmo inexistentes; isso revela que todo o sangue e energia do corpo se encontra no interior, combatendo a doença.

O tempo de permanência das ventosas sobre a superfície da pele varia de acordo com os objetivos do tratamento e também em função das características inidividuais. Nos atendimentos desenvolvidos na China costuma-se utilizar as ventosas localizadas nos pontos Shu dorsais por 5 minutos após a retirada das agulhas como método preventivo em relação a doenças e como estimulação do sistema imunológico. Em crianças as ventosas são aplicadas e retiradas logo em seguida. Nas pessoas idosas ou com pouca saúde o tempo de aplicação nunca deve ser excedido e deve ser de, no máximo, 3 minutos. Quando utilizadas como método de tratamento principal (em pessoas que, por exemplo, não toleram agulhas), as ventosas devem ser retiradas após um período de tempo de 20 a 25 minutos, nunca excedendo os 30 minutos.

O uso combinado da Ventosaterapia e Moxibustão facilita desintoxicação do organismo, além de produzir uma sensação agradável de calor que relaxa ainda mais a musculatura. Para tal, basta aplicar Moxibustão após o uso das ventosas nas manchas obtidas com a reação pigmentar, o que irá otimizar o efeito terapêutico do tratamento.

A Ventosaterapia obtém resultados bastante satisfatórios em quadros como Hipertensão Arterial e problemas circulatórios em geral, distúrbios menstruais, Lombalgia, Ciatalgia e Cervicalgia, além de tosse, gripes e resfriados comuns.

Fonte: http://tinyurl.com/4eetz7a

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Tui Na - A Mão que Busca a Harmonia

Tui Na melhora a capacidade natural do corpo curar a si próprio em todos os níveis do ser.

A Massagem Tui-Na teve a sua origem na China, sendo parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa, juntamente com a Acupuntura, e a Fitoterapia.

A Massagem Tui-Na é utilizada na prática clínica há cerca de 2.000 anos com um elevado grau de sucesso.

Tui, significa "empurrar, pôr em movimento, apertar, comprimir, estimular, afastar, separar e dissipar". Na, significa "pegar, segurar, puxar, amassar e massagear".

Este termo é representado por Dois Caracteres sobrepostos: o de baixo significa "Mão" e o de cima significa "União, Harmonia". Tui-Na significa assim, "a Mão que busca a Harmonia, comprimindo, estimulando, pondo em movimento.

A Massagem Tui Na é composta por várias técnicas, onde cada uma delas tem uma aplicação específica.

Assim, cada técnica é aplicada consoante a natureza da patologia apresentada, a constituição do paciente e a parte do corpo a massagear.

A Massagem Tui Na está muito longe de se limitar à aplicação de pressão, com os dedos, mãos ou mesmo os cotovelos. É um leque muito vasto de técnicas que se aplicam a pontos e Meridianos de Acupuntura, grupos musculares e estruturas anatômicas em geral, utilizando o contacto corporal próprio da massagem.

A Massagem Tui-Na é indicada para qualquer pessoa, desde que não apresente qualquer contra-indicação para a massagem.

Principais benefícios da Massagem Tui-Na:

  • Reequilíbrio energético e sanguíneo;
  • Maior rapidez na resolução de patologias do foro osteo-tendino-muscular;
  • Melhoria de funcionamento dos órgãos internos;
  • Tratamento de rupturas musculares recentes;
  • Relaxamento.

Contra-indicações: a massagem Tui Na não é recomendada a pessoas com problemas cardíacos ou cancro, especialmente o de pele e o do sistema linfático; osteoporose; pele inflamada ou eczema, psoríase ou herpes-zoster.

Fonte: http://tinyurl.com/4nq6ys8

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Acupuntura ajuda aliviar dores da fibromialgia

O tratamento da dor é uma das aplicações mais conhecidas da acupuntura no Ocidente. A técnica pode tratar os mais diversos tipos de dor, a partir de um diagnóstico preciso que identifique sua causa e garanta mais qualidade de vida às pessoas.

Nos últimos anos, explica Dirceu de Lavor Sales, presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, a prática tem se mostrado muito eficaz para amenizar as dores e as limitações de pacientes que sofrem com a fibromialgia, dor crônica generalizada por todo o corpo, que atinge 2% da população, sendo oito mulheres para cada homem. "A idade do aparecimento da fibromialgia é geralmente entre 30 e 60 anos, porém há casos em pessoas mais velhas, crianças e adolescentes".

A fibromialgia já é conhecida há mais de 100 anos, mas se davam nomes diferentes para ela e não havia um consenso de como fazer o diagnóstico da doença. Hoje já possui características essenciais para o seu diagnóstico. "Dor, por mais de três meses, em todo o corpo e presença de pontos dolorosos na musculatura (11 pontos, de 18, que estão pré-estabelecidos) já indicam a doença.

A depressão está presente em 50% dos pacientes com fibromialgia, que por si só, piora o sono, aumenta a fadiga, diminui a disposição para o exercício e aumenta a sensibilidade do corpo.

Ainda como sintomas da fibromialgia identifica-se a rigidez matinal, dor abdominal, cefaléias, tonturas, amortecimentos, dor toráxica atípica, palpitação, sensação de aumento do volume articular, tensão pré-menstrual, incômodo psicológico como depressão e ansiedade, queixas cognitivas como problemas de memória e dificuldade de concentração. Em alguns pacientes, são encontrados pontos de intensa contração muscular, semelhantes a pequenos caroços: são os chamados "pontos-gatilho".

Tratamento constante

O tratamento para quem sofre de fibromialgia é constante, pois a doença ainda não tem cura, o mais importante é um tratamento eficaz para controlar os sintomas. Em um estado de dor crônica, os medicamentos utilizados com mais eficácia são os analgésicos e antidepressivos. Vários tipos de tratamento já foram testados para a fibromialgia, e muitos deles não ajudaram. Porém, com o melhor entendimento do problema, novas medidas estão por vir. Atividade física regular é o tratamento capaz de restaurar a pessoa para uma vida normal. A acupuntura também é um método que pode ajudar em casos de dor localizada e resistente, e é recomendada com certa frequência. Porém, a acupuntura funciona somente enquanto o paciente está sob tratamento, e não tem efeito duradouro.

Para Lavor Sales, a técnica além de exercer um potente efeito analgésico, tem ação anti-inflamatória e relaxante muscular. A sensação de alívio das dores e o desconforto têm feito com que cada vez mais pessoas busquem a técnica, pois sua ação terapêutica age diretamente nos músculos afetados.

Fonte: http://tinyurl.com/4zu2esw